Cidades com Arquitetura incrível para passar o Carnaval

Gabriela Torres

Escrito por Gabriela Torres

8 de fevereiro 2023| 8 min. de leitura

Compartilhe
arquitetura carnaval

Que tal visitar cidades com arquitetura incrível e passar um carnaval diferente? Quem é fã de arquitetura e não deseja curtir a folia carnavalesca, pode aproveitar o período para viajar e conhecer novos cenários encantadores.

Além disso, algumas cidades são regiões onde arquitetura e carnaval agitado se misturam, portanto, o visitante tem a oportunidade de aproveitar o melhor dos dois mundos.

Nós vamos te apontar algumas dicas de cidades com arquitetura incrível, para que você possa programar sua próxima viagem. Fique de olho!

5 cidades com arquitetura incrível para curtir no carnaval

Nós listamos cidades brasileiras e opções internacionais para que você possa planejar sua viagem de carnaval, confira:

1.  Barcelona

Barcelona é muito conhecida no universo dos apaixonados por arquitetura urbana, uma vez que, toda a região teve um belo plano de urbanismo que ficou conhecido como plano Cerdá.

Dessa forma, todas as ruas, quarteirões, altura dos prédios e detalhes urbanísticos foram delimitados. O que faz com que a cidade seja referência no quesito planejamento urbano.

O Pavilhão Barcelona, projetado por Mies Van der Rohe, também é um ponto que atrai os apaixonados por arquitetura. Afinal, é um belíssimo local com texturas, materiais e divisões que encantam.

A cidade tem muitas construções modernas e ao mesmo tempo preserva arquitetura gótica na região. O que faz com que toda essa mistura encante os olhos mais atentos.

2.  Dubai nos Emirados Árabes

Quem é fã de arquitetura moderna e uma vida com padrão mais luxuoso, pode se apaixonar profundamente pela cidade.

A ilha Pal Jumeirah é um atrativo para fãs de obras engenhosas, afinal, é uma das maiores ilhas artificiais do mundo. E com o formato de uma palmeira, é lindo de observar de cima.

A arquitetura futurista é um dos pontos fortes de Dubai, fazendo com que os apaixonados por observar cada detalhe nas cidades possam ter férias inesquecíveis na região.

3.  Salvador, Bahia

Salvador foi a primeira capital do Brasil, tem uma arquitetura colonial única como herança daquela época, muito marcada pelo período barraco.

O Elevador Lacerda e o Pelourinho são ótimos pontos para visitar. Mas lembre-se que, no carnaval a cidade fica agitada e muitos blocos tomam conta das ruas.

Quem deseja fugir um pouco da rota mais turística pode aproveitar o bairro da Graça, que reúne atrações únicas para os olhos apaixonados por arquitetura.

O Palacete das Artes, por exemplo, é um dos pontos que deve ser incluído em sua lista de locais para visitar.

4.  Distrito Federal

O Distrito Federal não tem tradição de carnavais agitados, é um destino com passagens acessíveis durante esse período do ano e ótimo para quem quer ver as belíssimas obras de Oscar Niemeyer.

Afinal, a grandiosidade de Brasília se dá pela genialidade do arquiteto. E sem dúvidas, seu estilo se reflete em cada detalhe por ele projetado.

Muito embora ele tenha deixado parte de seu trabalho em diversas capitais do Brasil, foi em Brasília que sua genialidade se concretizou de forma primorosa, mostrando todas as curvas de sua arquitetura única em construções que tiram o fôlego.

5.  Minas Gerais

Quer um destino turístico que mistura carnaval agitado, paisagens únicas e comida boa. Por isso, se você quer um destino nacional para aproveitar uma arquitetura incrível, comida boa e folia, pode se programar para conhecer Minas Gerais.

Na região, a principal sugestão é alugar um carro e explorar Minas Gerais, visitando ao menos 2 cidades.

Dessa forma, é possível conhecer os encantos de Ouro Preto e Belo Horizonte, por exemplo. Aproveitar que o carnaval é um feriado prolongado com bastante tempo para curtir te dá mobilidade para visitar diferentes cidades dentro do Estado.

Sem dúvidas, será uma ótima experiência para aproveitar tudo que Minas Gerais tem para oferecer. Vivenciando um carnaval único e que vai te deixar com gostinho de quero mais.

Quais as cidades mais procuradas por turistas no Brasil?

No Brasil, as cidades que são líderes de procura e vigoram entre as cidades mais visitadas do Brasil 2022 são:

  • Gramado, Rio Grande do Sul;
  • São Paulo capital;
  • Mata de São João na Bahia;
  • Rio de Janeiro;
  • Maceió em Alagoas.

Esses são os destinos mais reservados no Brasil para viagens em 2022 segundo dados do 123Milhas. E não é de se espantar, afinal, Gramado é uma cidade interessante o ano inteiro.

São Paulo é visitada durante o ano não só para turismo focado em diversão, como também para negócios.

E ainda falando sobre a lista, o Rio de Janeiro é uma cidade com belíssimos pontos com arquitetura encantadora que retratam o passado do país. Além disso, é um dos destinos mais desejados por aqueles que amam as festas de carnaval.

Portanto, se você deseja um destino que tem o melhor do carnaval e belíssimas paisagens, aproveite o Rio de Janeiro. Afinal, a capital carioca é, sem dúvidas, um destino que encanta os olhos.

Qual a melhor cidade do Brasil para se conhecer?

Sem dúvidas, tudo depende de qual é o seu perfil como viajante! Se guiar somente pela arquitetura pode não ser suficiente para que se encontre o destino ideal.

Brasília, por exemplo, tem arquitetura belíssima, mas tem um custo elevado e clima desfavorável por causa do ar seco.

Além disso, Salvador é belíssima, mas tem toda a festa tradicional de carnaval que, para muitos, é um inconveniente nos festejos.

Portanto, é interessante ter o cuidado de pesquisar de acordo com suas preferências, para que encontre a cidade que tem as características ideais para atender suas expectativas.

De modo que, consiga ter uma viagem divertida, aproveitando intensamente o carnaval para curtir dias compatíveis com seu estilo de viagem.

Afinal, quando você sabe exatamente o que está procurando em suas próximas viagens, consegue definir muito bem o que deseja aproveitar e tem mais facilidade de encontrar o destino ideal.

Evitando que a sua viagem não seja tão divertida quanto o esperado e, com isso, acabe se sentindo frustrado.

Aproveite as dicas e tenha um carnaval especial com arquitetura, descanso, folia e o que mais combinar com as suas preferências!