Demonstrações contábeis na construção civil: por que e como fazer análises?

Lúcius Reis

Escrito por Lúcius Reis

13 de setembro 2021| 8 min. de leitura

Compartilhe
Demonstrações contábeis na construção civil: por que e como fazer análises?

Através da análise das demonstrações contábeis é possível traçar o cenário econômico e patrimonial de uma empresa ou entidade. Estas análises consistem no exame atento dos dados financeiros disponíveis para extrair informações que servirão para tomada de decisões.

Como você costuma tomar decisões no seu dia a dia?  Se você é um profissional preocupado com a gestão de obras, tenho certeza de que antes de tomar qualquer decisão para um projeto, você analisa os dados que tem disponíveis. Afinal, é apenas conhecendo os números da sua empresa que você consegue tomar decisões boas para o cliente e para o seu negócio.

Com as demonstrações contábeis é a mesma coisa. Não sabe o que são esses relatórios ou como eles impactam a lucratividade da sua empresa? Continue lendo!

O que são demonstrações contábeis?

A contabilidade é uma espécie de sistema de produção que documenta os eventos econômicos e financeiros da empresa, realiza o processamento dessas informações e, como resultado, apresenta os relatórios contábeis.

Também conhecidos como informes contábeis, esses documentos servem como fonte de informação. E é a partir deles que são tomadas as decisões estratégicas da empresa. Dentre eles, podemos dizer que os mais importantes são as demonstrações contábeis.

O objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações sobre a posição patrimonial da empresa, seu desempenho financeiro e seus fluxos de caixa.

É através das demonstrações contábeis que conseguimos visualizar os resultados da administração e da gestão dos recursos a ela confiados.

A partir das demonstrações contábeis você obtém informações dos seguintes itens de um negócio:

  • Ativos (bens e direitos);
  • Passivos (obrigações);
  • Patrimônio líquido (receitas e despesas);
  • Receitas e despesas;
  • Lucros obtidos;
  • Fluxos de caixa;

Dentre as principais demonstrações contábeis podemos citar:

No balanço patrimonial são listados os ativos, passivos e patrimônios líquidos existentes em uma data específica.

A Demonstração do resultado de exercício fornece um resumo das receitas, custos e despesas de um período específico. A partir dessas informações, ele permite ao gestor identificar se o resultado do exercício em determinado período foi de lucro ou de prejuízo.

  • Demonstração de lucros ou prejuízos acumulados

Através da demonstração de lucros ou prejuízos acumulados é possível identificar o valor final entre os lucros ou prejuízos acumulados pela empresa desde o início.

  • Demonstração dos fluxos de caixa

A demonstração dos fluxos de caixa mostra a movimentação do dinheiro. É um resumo dos recebimentos e pagamentos realizados pela empresa em um determinado espaço de tempo.

Nesse demonstrativo, você vai encontrar informações sobre atividades operacionais, atividades de investimento e atividades de financiamento.

  • Notas explicativas

Como o próprio nome dá a entender, as notas explicativas são informações adicionais elaboradas para esclarecer situações que não puderam ser mostradas em outras demonstrações contábeis, mas que ainda assim são importantes para o resultado das análises das demonstrações contábeis.

Normalmente, elas são inseridas após as demonstrações contábeis, e por isso também são conhecidas como notas de rodapé.

Precisa de ajuda para superar os desafios da consolidação contábil? Clique aqui.

Como realizar a análise das demonstrações contábeis no setor da construção civil?

A única certeza que temos em relação à construção civil é que é impossível ter certeza de tudo. Estamos sujeitos a muitas variáveis que nem sempre estão no nosso controle. No entanto, uma base histórica sólida e colaboradores experientes são o primeiro passo para o bom uso das demonstrações contábeis.

Para te ajudar nessa missão, separei algumas dicas para melhorar as análises realizadas em sua rotina contábil. Vamos a elas?

Compreenda o papel de cada demonstrativo

Seja você um adepto do outsourcing contábil ou da contabilidade, só vai conseguir se beneficiar dos demonstrativos contábeis quando souber qual é a finalidade de cada um deles.

É importante saber que, por mais que alguns relatórios contenham as mesmas informações, elas estão aplicadas a situações diferentes e portanto devem ser analisadas sob diferentes óticas.

Mantenha suas informações contábeis atualizadas

Não adianta ficar meses sem inserir seus dados e achar que as informações que você vai utilizar vão te ajudar nessa tomada de decisão.

Dados atualizados são fundamentais para uma análise correta dos cenários financeiros e contábeis da empresa. Um sistema de gestão contábil online pode ser fundamental aqui. Pois, além de automatizar processos manuais, eles permitem a atualização de desktops e dispositivos móveis. O que facilita o acesso e evita possíveis esquecimentos.

Estude os números para conseguir identificar padrões e exceções

Não basta apenas olhar para os números. Você deve estudá-los e compará-los. Só assim será possível identificar padrões sazonais e cenários de exceção. Tente ir além e enxergar a história por trás do número. Só assim você será capaz de oferecer uma análise completa para o seu negócio.

Como um software de gestão contábil pode ajudar?

Aposto que você deve ter percebido que elaborar e analisar demonstrações contábeis não é uma tarefa fácil. Ainda bem que você já conta com tecnologias que podem simplificar a sua rotina contábil!

O Analize é um software de gestão contábil que oferece as ferramentas que o seu time de contabilidade precisa para executar uma gestão financeira de alta performance.

Com ele, além de integrar seus processos e informações, você também automatiza processos manuais, gera relatórios complexos em apenas alguns cliques e consolida as demonstrações contábeis de várias empresas em apenas alguns minutos.

Quer mais? O Analize é 100% integrável ao Sienge. Ou seja, você pode analisar e acompanhar os resultados financeiros e contábeis das suas obras e empresas através do sistema que você já ama e confia.

Descubra todas as vantagens que o Analize oferece para você na análise de demonstrações contábeis! Conheça o Analize.

 

Leia mais!
Sistema contábil para construtoras: principais benefícios do uso
As principais demonstrações contábeis para a construção civil