Sistema contábil para construtoras: principais benefícios do uso

Lúcius Reis

Escrito por Lúcius Reis

26 de agosto 2021| 7 min. de leitura

Compartilhe
Sistema contábil para construtoras: principais benefícios do uso

Um sistema contábil para construtoras é o primeiro passo para conferir agilidade e precisão na gestão contábil, consolidando informações e facilitando a comunicação entre a equipe.

A agenda apertada e a quantidade de tarefas a serem executadas são obstáculos na vida dos gestores de obras. Com tantas atividades para supervisionar, decisões para tomar e visitas a fornecedores, clientes e canteiros, não é incomum que a análise dos números seja deixada de lado.

No entanto, a contabilidade na construção civil pode ser feita com  mais agilidade e facilidade do que você imagina. Isso se tornou possível graças às evoluções tecnológicas que permitiram o desenvolvimento de ferramentas digitais que automatizam e otimizam os processos.

O principal deles é o sistema contábil. E, neste texto, separamos algumas informações para mostrar as vantagens que ele oferece e os primeiros sinais de que você deveria contratar um para a sua construtora. Se interessou? Continue lendo!

O que é um sistema contábil?

Um sistema contábil, ou sistema de contabilidade, é o termo usado para designar softwares que oferecem a possibilidade de automatizar e otimizar tarefas repetitivas que fazem parte da gestão contábil.

Além disso, bons sistemas contábeis também oferecem a possibilidade de visualizar dados através de dashboards e geram relatórios completos e de fácil compreensão, proporcionando mais agilidade e estratégia para as tomadas de decisão. Algo fundamental na construção civil, onde todos os dias decidimos coisas que interferem diretamente no andamento e qualidade das obras executadas.

Um sistema contábil para construtora é uma ferramenta digital de gestão 100% focada na contabilidade. Ela também pode ser utilizada de forma independente ou como parte de módulos de um software ERP (Enterprise Resource Planning).

Como contratar um bom sistema contábil para construtoras?

Com um mercado tão diversificado, como saber qual sistema contábil atende às necessidades da construtora? Essa é uma dúvida muito comum. Afinal, a construção civil conta com muitos processos e necessidades específicas. E garantir que a ferramenta contratada atenda a todos os requisitos é uma preocupação válida.

Para isso, seu primeiro passo deve ser mapear as necessidades internas da sua empresa. Quais são as principais dificuldades? Consolidar as demonstrações contábeis de todas as obras? Mapear e uniformizar a apresentação do balanço patrimonial? Converse com as áreas envolvidas e faça uma lista, utilizando-a como guia durante suas buscas por um sistema contábil para construtoras.

Leia também: Contabilidade digital: como se preparar para essa realidade

Principais benefícios do uso de sistema contábil para construtoras

1. Não trava nem te deixa na mão

Planilhas podem até nos passar uma falsa sensação de praticidade no começo. Mas conforme as tarefas ficam mais complexas e o volume de informações maior, elas travam, ficam difíceis de manusear e podem até ser corrompidas, fazendo você perder todo o trabalho já realizado.

Um sistema contábil, no entanto, já está preparado para lidar com as tarefas relacionadas à contabilidade. Por isso, continua ágil e preciso independentemente da quantidade de tarefas e dados que você manuseia diariamente.

2. Integra informações

Quantas obras sua construtora realiza simultaneamente? Dependendo do número, tomar conta dos indicadores de desempenho das obras e da empresa pode se mostrar um desafio. Um que fica ainda maior quando as informações que você precisa monitorar estão espalhadas em planilhas, documentos e anotações.

Um sistema contábil integra todas as informações da contabilidade das obras e da sua empresa. Ou seja, você nunca mais vai ter dor de cabeça procurando dados soltos por aí porque eles estarão organizadinhos em uma única plataforma.

3. Agiliza a tomada de decisão estratégica

Uma decisão equivocada pode prejudicar o resultado final de uma obra. Ainda assim, com uma rotina tão corrida, você e sua equipe precisam ser capazes de tomar boas decisões com agilidade.

Sistemas contábeis possuem ferramentas estratégicas com funções para relatórios e dashboards que facilitam a sua gestão de indicadores. E, por consequência, facilitam a visualização das informações, algo fundamental para uma boa tomada de decisão.

4. Segurança

Se você manipula diariamente informações contábeis, sabe a importância da segurança e proteção desses dados. E esse é um dos benefícios do uso de um sistema contábil para construtora.

Uma boa ferramenta vai oferecer proteção contra roubo de dados ou acidentes do tipo. Além de oferecer a segurança do armazenamento em nuvem e proteções contra hackers, vírus e quebra de sigilo.

Conheça o Analize, software de gestão contábil com integração ao Sienge

O Sienge é um software de gestão de obras capaz de fazer integração com diferentes ferramentas para facilitar a sua vida. E uma delas é o Analize, o software de gestão contábil mais completo disponível no mercado.

O Analize oferece um panorama completo das suas demonstrações através de dashboards intuitivos para indicadores de performance financeira, integrado com as demonstrações individuais, consolidadas, contábeis ou gerenciais.

Com ele, tarefas como realizar a consolidação contábil de várias empresas em questão de minutos deixam de ser um sonho e passam a ser realidade.

Além disso, ele elimina a necessidade de ajustes manuais, permite que você cadastre modelos de apresentações contábeis personalizados, uniformize a apresentação de balanço patrimonial e muito mais!

Ou seja, é tudo o que você precisa para simplificar seus processos de análise de resultados, poupando tempo e oferecendo resultados mais precisos. Pronto pra dar adeus às planilhas complicadas e tarefas repetitivas? Clique aqui e converse com a equipe Analize para saber como o software se encaixa às necessidades da sua construtora.