11 novos temas para DDS em sua obra

Está precisando de novos temas para falar em seu DDS? Confira 11 novos temas e como usá-los no canteiro, no escritório e no home-office!

Gustavo Prata

Escrito por Gustavo Prata

12 de abril 2021| 9 min. de leitura

Compartilhe
11 novos temas para DDS em sua obra

*Atualizado em 30/11/2023*

Já faz um tempo que nós publicamos aqui no blog um artigo com 11 temas para DDS que você poderia usar no dia a dia. Se você seguiu a sugestão, deve ter visto os bons resultados que o DDS (Diálogo Diário de Segurança) pode trazer para o canteiro.

Mas com a introdução de novas tecnologias, processos de trabalho e normas de segurança atualizadas, é preciso continuar se adaptando. Por isso, trago agora mais 11 temas novos que você pode usar nos diálogos diários de segurança.

Neste artigo, você vai encontrar uma lista de temas que servem não apenas para o canteiro de obras, mas também para o escritório (ou home-office), em que muitos trabalham.

11 novos temas de DDS para usar nas obras e no escritório

Um engano de quem trabalha na construção civil é atribuir risco de segurança apenas aos colaboradores que trabalham na ponta final, o canteiro de obras. Mas não é bem assim: todos na empresa correm riscos, quer físicos, quer emocionais.

Assim, veja abaixo uma lista prática com 11 novos temas para DDS que você pode usar na obra, no escritório ou com quem está trabalhando de casa:

1. Mapa de risco

O mapa de risco é uma ferramenta muito importante para evitar problemas de segurança na construção civil, mas pode ser fácil esquecer e ignorar a sua existência.

Por isso, é uma boa ideia falar dos mapas de risco em um DDS, e explicar por que eles são importantes, como seguir o mapa da maneira adequada e os benefícios disso.

Também é sempre bom relembrar as consequências possíveis caso alguém deixe o mapa de lado – ou qualquer instrumento de comunicação de segurança no trabalho – e decida seguir as próprias regras de segurança.

2. Manuseio correto de ferramentas

Além de manter as ferramentas bem organizadas no espaço disponível, como já citamos no outro artigo, é importante usar bem os equipamentos durante o trabalho em si. Isso inclui a forma de segurar, operar e até onde deixar o equipamento durante os períodos de descanso.

Assim, usar o DDS para explicar os cuidados necessários no manuseio de ferramentas vai garantir que todos tenham um conceito equilibrado sobre o assunto e evitem riscos. Como dica extra, vale a pena até mostrar exemplos do que seriam consideradas boas práticas e erros comuns a evitar.

3. Economia de água

A economia de água não é apenas uma questão de sustentabilidade ou mesmo de controle de custos, mas também um item de segurança. Qualquer desperdício representa um desequilíbrio no canteiro de obras.

Ou seja:

Desperdiçar água toma espaço, tempo, deixa locais úmidos e escorregadios por mais tempo e altera parte do fluxo de trabalho dos profissionais. Nessa alteração, qualquer detalhe pode contribuir para um acidente de trabalho.

Ilustrar bem o quanto o desperdício de água pode comprometer a segurança é muito melhor para o DDS do que apelar para a questão de consumo.

4. Importância do descanso

Outro ponto importante que você pode abordar nos DDS é a necessidade de cada colaborador descansar bem entre um dia de trabalho e outro. Afinal, a construção civil, em todas as suas funções, lidar com vidas.

Por isso, qualquer erro pode custar muito caro, e todos precisam trabalhar no nível máximo de concentração para não enfrentar surpresas ruins.

Assim, mostre o que os colaboradores podem fazer para descansar caso tenham dificuldades. Quanto mais práticos os DDS, mais fácil os temas serem aceitos.

5. Produtividade

A produtividade sempre foi e sempre será um tema relevante para qualquer empresa, e na construção civil isso por vezes representa um grande problema que todos querem resolver. Por isso, nada melhor que falar da produtividade em um DDS.

Aliás, vale a pena abordar o assunto de todos os ângulos, e aplicar as dicas apresentadas para:

  • os profissionais no canteiro de obras;
  • quem trabalha no escritório;
  • todos os que estiverem trabalhando home-office.

6. Saúde mental

O mercado tem se mostrado bastante volátil, e isso tem efeitos nas demandas do trabalho nos canteiros de obras, além de consequências para a saúde mental dos trabalhadores. Por isso, vale incluir um DDS voltado ao tema.

A abordagem, inclusive, pode ser positiva: há uma série de pequenas ações que, adotadas no ambiente de trabalho, ajudam a levantar a moral da equipe e criar engajamento do grupo. Reconhecimento de esforços, histórias de sobrevivência a acidentes de trabalho e conversas sobre como cuidar da segurança dos colegas ajudam a construir uma cultura de acolhimento e pertencimento.

Quer mais ideias sobre o assunto? Então veja nossa lista com 15 temas de DDS motivacional pra você fazer com sua equipe.

7. Boa comunicação

A boa comunicação sempre será essencial para o sucesso de qualquer empreendimento. Pensando nisso, inclua esse tema em uma de suas reuniões de DDS para alinhar todos na mesma sintonia.

Quanto melhor a comunicação entre todos na empresa, tanto dentro das equipes quanto de um setor para outro, mais forte o negócio fica. Assim, coloque metas e boas práticas que todos podem seguir de maneira simples e ajude quem tiver dificuldade com isso.

8. Ambiente colaborativo

Se todos aplicarem a dica do tema anterior, o ambiente já será mais propenso à colaboração. Mas por que falar nisso de novo?

Porque comunicação e colaboração são coisas diferentes, apesar de terem certa ligação. Uma equipe pode se comunicar bem enquanto todos os membros competem o tempo todo entre si. Porém, quanto mais unido for o time, e um setor com outro, melhor para o negócio de forma geral.

Use um DDS só para mostrar como o trabalho de um depende do outro e como é melhor para todos trabalhar juntos em vez de competir.

9. Proteção da cabeça

Agora vamos falar de um DDS muito importante para quem está todos os dias na obra: a cabeça. Uma pancada na cabeça pode desacordar na hora e deixar o trabalhador expostos a riscos ainda maiores.

Então, use a reunião para dar dicas além do tradicional uso do capacete, que já é obrigatório. Dicas como prestar atenção ao entorno são sempre úteis e servem para lembrar a todos o quanto é importante cuidar da cabeça.

10. Cuidados no trabalho em altura

O trabalho em altura é outra fonte de grande risco, e muitas vezes é necessário para vários trabalhos e atividades importantes de uma obra. Nesse caso, é muito útil reforçar o que dizem as normas de segurança, como a NR-35, sobre o assunto.

Além disso, reforçar o lembrete com um breve checklist de medidas de segurança a tomar antes de subir pode ser de grande ajuda.

11. Ergonomia

Por fim, mas não menos importante, é sempre bom lembrar o papel da boa ergonomia para quem trabalha no escritório. Afinal, muitas pessoas sofrem com lesões, não apenas nas costas, mas também nos braços, mãos e dedos por conta de baixa ergonomia.

Além do DDS, pode ser preciso garantir equipamentos de qualidade ou sessões de ginástica laboral, mas o lembrete já será um alerta bem-vindo aos colaboradores.

Conclusão

Agora você tem uma lista nova e atualizada com ótimos temas para explorar no seu DDS. E uma coisa é certa: nunca faltarão assuntos para falar quando se trata de segurança. Além disso, considere falar de cada tema mais de uma vez, para que fique bem gravado na mente de todos e tenha o efeito mais poderoso e preventivo possível.