CENÁRIO ATUAL

Acessibilidade na construção é um dos temas mais importantes no cenário atual. Criar construções com a possibilidade de todos se movimentarem não é somente uma questão legal, mas que também agrega valor social à sua construtora.

 

Estatísticas do IBGE apontam que 23,9% dos brasileiros apresentam algum tipo de deficiência. Além disso, com a população cada vez mais envelhecida, também é necessário pensar em adaptar os ambientes de uso comum e privado para pessoas com a mobilidade reduzida.

 

O impacto nos custos de fazer uma obra com acessibilidade não chega a 5%, em contrapartida o imóvel tende a valorizar cerca de 15%.

 

Ou seja, construções acessíveis são um investimento mais do que uma obrigação ou um custo extra.

 

Porém, para conseguir sucesso aplicando a acessibilidade na construção, é preciso prestar atenção nas normas da ABNT e nas diretrizes do CREA. São vários critérios para levar em conta.

 

Dependendo do tipo de construção, as regras para acessibilidade são diferentes. Prédios públicos, áreas de vegetação, áreas privadas e públicas, banheiros, rampas, são vários itens que precisam de cuidados. Por isso, nós fizemos este material: para ajudar a direcionar a sua atenção aos itens certos nas obras.

 

Pensando nisso, a proposta deste ebook é apresentar dicas valiosas que podem ajudar a sua construtora a contribuir para o bem-estar social se destacando no mercado com empreendimentos acessíveis e ganhando margem no preço final de venda. Alguns pontos abordados neste material:

 

  • Normas de acessibilidade;
  • Agregando valor social;
  • Elaborando um projeto acessível;
  • Como a tecnologia pode ajudar;

 

Baixe este ebook e veja como a acessibilidade na construção apresenta vantagens na hora da venda das unidades e pode ser o diferencial na hora de colocar o seu imóvel no mercado.

 

Faça com que a sua construtora seja lembrada por agregar valor social a seus empreendimentos: garanta agora mesmo o seu ebook gratuito!

 

Quer saber mais sobre acessibilidade na construção?
» Leia o nosso post sobre o assunto!

Como tornar pequenas empresas de construção mais competitivas?

Construtoras de todos os portes estão sentindo o reflexo da situação do cenário econômico atual. E, no meio de tudo isso, as pequenas empresas de construção, como as que estão enquadradas no regime Simples Nacional, estão entre as que mais sentem os impactos dessa realidade. Por conta disso, são as que inspiram maiores cuidados.

 

Panoramas como esse não deixam dúvidas de que está mais do que na hora de prestadoras de serviços de construção civil buscarem formas de profissionalizar seus processos para se tornarem mais competitivas e garantirem a sustentação de seus negócios no mercado.

 

A proposta deste e-book é justamente esta: apresentar seis valiosas dicas que podem – e devem! – ser aplicadas em pequenas empresas de construção para ajudá-las a serem mais fortes e prosperarem por muitos anos ainda. São dicas relacionadas a:

 

1- Gestão financeira eficiente;
2- Atenção ao processo de compras;
3- Comunicação integrada;
4- Responsabilidade social;
5- Inovação;
6- Contratos de prestação de serviços.

 

Não fique de braços cruzados esperando o período de recessão acabar: garanta agora mesmo seu e-book gratuito para começar a profissionalizar a gestão do seu pequeno negócio e aprender a driblar as dificuldades do mercado!

 

Faça diferente: veja nesse ebook como ter um canteiro de obra exemplar em segurança de trabalho!

 

Baixe gratuitamente o ebook feito pelo Sienge em parceria com o Construct!

 

A construção civil é, atualmente, o segundo setor econômico do Brasil que mais registra acidentes de trabalho fatais. Fica a pergunta: de que formas sua construtora está contribuindo para reduzir essa estatística e ajudar o segmento a conquistar uma posição mais favorável neste ranking?

 

As características das atividades realizadas no setor acabam tornando a atuação dos trabalhadores no canteiro de obra um tanto arriscada. Mas a boa notícia é que esses riscos podem ser amenizados – e, por que não, eliminados? – por meio de ações de segurança de trabalho adotadas pela construtora.

 

Neste e-book gratuito você vai encontrar 6 itens que não podem faltar no checklist do seu planejamento de segurança de trabalho e podem ser colocados em prática no seu canteiro de obra agora mesmo! São eles:

 

Existe quem diga que a cada três prédios que são construídos um quarto prédio é desperdiçado, e temos certeza de que não é isso que as empresas querem! Sua empresa já passou por problemas como obra parada, perdas financeiras, desperdício de materiais ou dificuldades em ser sustentável? O desperdício oculto em seus processos pode ter influenciado!

 

1- Equipamentos de proteção
2- Comunicação na construção
3- Normas de segurança
4- Manutenção preventiva
5- Comportamento seguro
6- Tecnologia a serviço da segurança

 

Garanta seu manual de segurança de trabalho já e tenha um canteiro de obras melhor!

 

Confira neste ebook 7 dicas fundamentais para combater o desperdício nas suas obras e na sua empresa!

Não deixe o desperdício matar o lucro da sua empresa!
Você já fez um diagnóstico dentro da sua empresa? Já parou para identificar quais e onde estão as perdas e como evitá-las?

 

O desperdício, ou perda na construção civil, é um dos maiores problemas da indústria da construção, pois causa prejuízos financeiros e as perdas – de tempo e materiais – que caminham contra princípios de produtividade e sustentabilidade.

 

Jeff Sutherland, um dos criadores do método Scrum de trabalho, famoso por defender a cultura ágil, afirma em seu livro Scrum – a Arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo, que “não é exagero dizer que, em um período de crescimento lento, tal desperdício seja mais um crime contra a sociedade do que uma perda nos negócios. A eliminação do desperdício deve ser o principal objetivo de uma empresa.”

 

Existe quem diga que a cada três prédios que são construídos um quarto prédio é desperdiçado, e temos certeza de que não é isso que as empresas querem! Sua empresa já passou por problemas como obra parada, perdas financeiras, desperdício de materiais ou dificuldades em ser sustentável? O desperdício oculto em seus processos pode ter influenciado!

 

Atacar o desperdício é uma grande oportunidade de economizar dinheiro. Para ajudar nesse combate, focamos em três grandes problemas de desperdício que uma empresa pode enfrentar:
1- Tempo perdido
2- Processos ineficientes
3- Dificuldade de adotar ações sustentáveis

 

Para resolver esses problemas, apresentamos sete soluções:

  • Acompanhar seus processos;
  • Criar indicadores de desperdício;
  • Modelo atualizado em tempo real;
  • Investir em tecnologia;
  • Ter um bom planejamento;
  • Contratar mão de obra qualificada;
  • Investir na sustentabilidade.

 

Afinal, a ideia mais importante aqui é que separando tempo e esforço para analisar o desperdício nas obras da sua empresa, é possível economizar muito dinheiro no curto e longo prazo, não é mesmo?

 

Veja nesse material dicas sobre como identificar o desperdício na sua empresa e combatê-lo, afinal o desperdício está em praticamente todas as obras e é muito mais do que apenas acumular entulho!

 

Inicie a leitura agora mesmo e comece a colocar em prática, ou pelo menos planejar, as mudanças que vão diminuir o desperdício nas suas obras e na sua empresa!

Confira neste ebook tudo que você precisa saber sobre BIM e como adequar a sua empresa a essa nova forma de fazer projetos!

Quando se trata de projetos, hoje só se fala em BIM, ou Modelagem da Informação da Construção. Mas você sabe o que isso quer dizer? BIM é uma nova forma de projetar, baseada em modelos 3D ao invés de projetos planificados. Com essa nova técnica, é possível integrar e agregar informações, tornando um projeto visível em um único modelo. Isso tudo aumenta a comunicação e a integração entre profissionais, reduz e confronta erros de projeto e agiliza as etapas de um empreendimento. Com BIM, é inclusive possível alcançar novas dimensões e etapas de projeto, resultando no 4D e o 5D, passando por todas as etapas do projeto: desde o estudo de viabilidade até a pós-entrega.

Nós explicamos para você todas as vantagens de se usar BIM na sua empresa, os conceitos que esse tipo de modelagem introduz, como por exemplo, o nível de detalhamento, ou LOD, na sigla em Inglês. Também falamos sobre o Gerente de BIM, ou BIM Manager, o profissional que é capaz de integrar e coordenar todas as informações que o BIM proporciona.

Nosso eBook mostra também os motivos e vantagens de usar BIM na sua empresa e recomenda os softwares mais utilizados para que isso se torne realidade. Confira algumas das vantagens de usar BIM:

  • Ajuda no cumprimento das datas estipuladas no cronograma de obra;
  • Oportunidade de testar soluções previamente;
  • Modelo atualizado em tempo real;
  • Intercâmbio de informações entre profissionais;
  • Um único arquivo reúne todas as etapas de uma construção em um só modelo;
  • Diminuição de erros de dados;
  • Compatibilização de projetos: evita erros de projeto.

Confira ainda a Integração Sienge BIM, que permite às empresas que já trabalham com BIM fazer orçamentos de forma mais rápida e prática.

Inicie a leitura agora mesmo e comece a colocar em prática, ou pelo menos planejar, as mudanças pequenas na forma de fazer e gerenciar projetos na sua empresa!

Redução de custos na construtora com sustentabilidade e tecnologia

A construção civil se despediu de 2015 com ressentimentos, mas 2016 já iniciou com a perspectiva de ser um ano melhor do que o anterior, principalmente com o anúncio de projetos do governo federal que prometem aplicar uma injeção de recursos para reaquecer o setor. Ou seja, este ano vai ser de oportunidades! Sua empresa está preparada para abraçá-las e colher ótimos resultados?

Pensando nisso, elaboramos um ebook para ajudar você a ter uma gestão de custos da construtora mais eficiente por meio da sustentabilidade e tecnologia, duas frentes que, em um primeiro momento, podem representar investimentos um pouco maiores, mas não se engane: elas trazem ganhos de economia e eficiência bastante significativos e, junto com eles, a longevidade da sua marca no mercado.

Nele você encontra dicas para reduzir os custos na sua empresa:

  • Apostando na sustentabilidade;
  • Fazendo melhor gestão de resíduos e entulhos;
  • Usando tecnologia e a inovação;
  • Automatizando a gestão da construtora;

Existem várias razões pelas quais uma obra pode sofrer atrasos, como condições climáticas adversas, escassez de mão de obra e materiais, além de restrições orçamentárias. 

A maioria desses problemas podem ser solucionados com sucesso através do uso de ferramentas de planejamento, como o cronograma de obra. Este modelo organiza todas as atividades necessárias para transformar o projeto de um imóvel em realidade.  

Além disso, atualmente a legislação prevê um limite de até 180 dias de atraso de um projeto e após o prazo de tolerância, cabe o pedido de indenização por danos materiais e morais. 

Quando elaborado previamente, o cronograma se torna uma ferramenta de gestão essencial durante o processo de construção, permitindo antecipar e resolver potenciais adversidades de forma eficaz. 

O ebook oferece um guia detalhado em cinco etapas. Nele, você aprenderá a: 

  1. Listar atividades 
  2. Definir prazos 
  3. Relacionar atividades dependentes  
  4. Simular imprevistos e realizar um plano de ação 
  5. Executar e mensurar resultados 

Este material fornecerá insights valiosos para desenvolver cada etapa de maneira estratégica, alinhada aos objetivos de crescimento da sua construtora. Acesse agora! 

Produzido por:

O Sienge é a solução líder do Grupo Softplan para a Indústria da Construção e está no mercado desde 1990, sempre em contínua evolução. É a plataforma de gestão SaaS com a maior cobertura do país, atuando como uma espinha dorsal tecnológica que permite uma operação em ecossistema e integra a cadeia de ponta a ponta.

A plataforma otimiza a gestão de todas as etapas da cadeia da construção e seu ecossistema possui mais de 6 mil clientes, R$ 50 bilhões em insumos transacionados e R$ 350 bilhões em VGV – Valor Geral de Vendas ao ano.

O Sienge é a base da estratégia de integração da cadeia da construção, que conta também com as outras soluções especialistas do Grupo Softplan: CV CRM, Prevision, Collabo e eCustos.

Conheça o Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção

 

Nascemos em 2019 como uma ferramenta de gestão para micro e pequenas construtoras, parte do Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção da Softplan, uma das maiores empresas de software do Brasil,  gerando economia de tempo, dando suporte à tomada de decisão e otimizando o dia a dia dos gestores de obras.

Desde então, compartilhamos e aprendemos muito com nossos mais de 500 clientes, que através do nosso software economizam cerca de 14 horas de trabalho por semana, reduzem em média 6% nos custos em compras de materiais e possuem uma maior integração dos principais pilares de gestão de uma construtora: engenharia, financeiro e suprimentos.

Fomos premiados com o 1º lugar internacional no IBM Beacon Awards (2019) pelo funcionário digital, recurso de inteligência artificial que mantém nossos clientes sempre informados do que é essencial na sua obra.

Agora iniciamos uma nova fase. Com foco em continuar ajudando nossos clientes, o Sienge GO! evolui e se transforma no GO Gestor Obras. Mas mantemos a nossa missão e, seguimos agregando tecnologia para transformar os processos de gestão na construção civil através de um software de baixo custo para nossos clientes, mas que entrega alto valor.

Acesse o site do GO GestorObras

 

Os transtornos causados por atrasos na entrega de obras são de tirar o sono de qualquer construtora, certo? A grande maioria dos motivos que levam a isso têm uma origem comum e bastante conhecida em todos os segmentos de atuação: a falta de planejamento.

Isso é o que normalmente acontece quando uma construtora resolve iniciar a construção de novo um empreendimento sem pensar em tudo que será necessário durante sua execução. Assim, acaba lembrando apenas quando já está em apuros, com prazos estourando e multas batendo à porta por conta da falta de regularizações necessárias à obra, por exemplo.

Pensando em ajudar você a evitar essas dores de cabeça e ter um processo de construção muito mais sustentável, este ebook traz itens para ajudar você a refletir antes de tirar um projeto do papel. Nele, você vai ler sobre:

  • Pesquisa de mercado;
  • Busca pelo terreno ideal;
  • Regularizações;
  • Elaboração do cronograma;
  • Elaboração do projeto;
  • Planejamento financeiro;
  • Busca de recursos;
  • Contratação de mão de obra e fornecedores;
  • Segurança no canteiro de obras.

Que tal seguir esses passos já no seu próximo empreendimento?

Reduzir custos não é uma tarefa fácil para as empresas de construção civil. Hoje, o melhor aproveitamento dos recursos tem se mostrado uma estratégia quase que essencial para manter a saúde financeira da construtora diante de um cenário econômico pouco favorável.

Pois saiba que essa redução de custos que parece ser tão difícil não é impossível. Existem várias iniciativas que você pode aplicar na sua empresa sem correr o risco de perder nos seus projetos e, diga-se de passagem, deixar a qualidade do seu trabalho ainda melhor.

Mas que ações são essas e de que forma podem ser aplicadas? Listamos sete delas neste e-book. As dicas dizem respeito a:

  • Elaboração assertiva de orçamentos e comparação entre previsto e realizado;
  • Engajamento de pessoas;
  • Revisão de processos, equipamentos e materiais utilizados;
  • Reaproveitamento de insumos;
  • Contribuições da tecnologia.

Inicie a leitura agora mesmo e comece a colocar em prática mudanças pequenas que podem resultar em grandes ganhos financeiros!

Saiba como este importante recurso ajuda a manter suas obras em equilíbrio e garantir a rentabilidade da sua empresa.

O sucesso de um empreendimento começa com um orçamento completo e preciso.

Neste e-book você vai encontrar dicas valiosas que lhe ajudarão a adotar estratégias para otimizar seus custos e aumentar sua rentabilidade.

Um bom orçamento, que considere todos os insumos e materiais, envolva outras áreas da empresa, faça um trabalho detalhado de preços e fique atento a questões fiscais e leis trabalhistas fará toda a diferença para seu sucesso!