O fim de todo ciclo saudável da construção deve trazer lucros para a construtora. E para chegar a tais resultados, muito além da excelência na execução de cada serviço, deve-se ter o compromisso em compor orçamentos precisos, detalhados e adequados aos valores de mercado. É essa previsibilidade que trará competitividade à construtora, permitindo uma atuação mais sustentável e lucrativa para seu desenvolvimento. 

O cálculo do BDI na Construção Civil – do Inglês Budget Difference Income ou Benefícios e Despesas Indiretas em Português – surge como importante elemento para definir um valor de venda mais assertivo no momento da entrega de empreendimento. Ele leva em conta os custos não relacionados a materiais e mão de obra, tornando ainda mais abrangente e completa a definição de margens para lidar com imprevistos e a precificação do ciclo de construção como um todo.

Com a Planilha de Cálculo do BDI 2.0, você não apenas desfruta de todas as praticidades que já estavam disponíveis, como agora também conta com a possibilidade de análise gráfica e visual dos dados e informações do BDI de suas obras. É precisão para construir com economia de recursos, redução de desperdícios e maior margem de lucro!

Baixe agora mesmo e ganhe eficiência para compor seus orçamentos. Estime com mais assertividade os custos diretos e indiretos de suas obras e componha orçamentos ainda mais competitivos e sustentáveis para os resultados que sua construtora demanda. 

Como usar o cálculo do BDI no orçamento

O cálculo de BDI é a ferramenta ideal para fechar o preço final dos serviços considerando a realidade econômica do momento e os diferenciais da obra. Depois de usar a Planilha de Cálculo de BDI para obter o índice, aplique-o no seu orçamento utilizando a fórmula abaixo:

Preço de venda = custo direto x (1 + BDI/100)

 

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O Sienge é a solução líder do Grupo Softplan para a Indústria da Construção e está no mercado desde 1990, sempre em contínua evolução. É a plataforma de gestão SaaS com a maior cobertura do país, atuando como uma espinha dorsal tecnológica que permite uma operação em ecossistema e integra a cadeia de ponta a ponta.

A plataforma otimiza a gestão de todas as etapas da cadeia da construção e seu ecossistema possui mais de 6 mil clientes, R$ 50 bilhões em insumos transacionados e R$ 350 bilhões em VGV – Valor Geral de Vendas ao ano.

O Sienge é a base da estratégia de integração da cadeia da construção, que conta também com as outras soluções especialistas do Grupo Softplan: CV CRM, Prevision, Collabo e eCustos.

Conheça o Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção

 

Nascemos em 2019 como uma ferramenta de gestão para micro e pequenas construtoras, parte do Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção da Softplan, uma das maiores empresas de software do Brasil,  gerando economia de tempo, dando suporte à tomada de decisão e otimizando o dia a dia dos gestores de obras.

Desde então, compartilhamos e aprendemos muito com nossos mais de 500 clientes, que através do nosso software economizam cerca de 14 horas de trabalho por semana, reduzem em média 6% nos custos em compras de materiais e possuem uma maior integração dos principais pilares de gestão de uma construtora: engenharia, financeiro e suprimentos.

Fomos premiados com o 1º lugar internacional no IBM Beacon Awards (2019) pelo funcionário digital, recurso de inteligência artificial que mantém nossos clientes sempre informados do que é essencial na sua obra.

Agora iniciamos uma nova fase. Com foco em continuar ajudando nossos clientes, o Sienge GO! evolui e se transforma no GO Gestor Obras. Mas mantemos a nossa missão e, seguimos agregando tecnologia para transformar os processos de gestão na construção civil através de um software de baixo custo para nossos clientes, mas que entrega alto valor.

Acesse o site do GO GestorObras

Estoque é dinheiro, e quem vivencia uma obra sabe da importância de mantê-lo sempre abastecido e bem administrado. Por isso, desenvolvemos uma Planilha de Controle de Estoque de Material de Construção 2.0 que vai facilitar o seu trabalho. Ela foi feita para que você escolha trabalhar com um controle de estoque de obra simplificado ou detalhado, então é só fazer o download e começar a utilizar! 

Essa ferramenta evita dores de cabeça, já que ela ajuda a monitorar informações financeiras e físicas do seu estoque.

É com ela que você mantém o controle de matéria-prima, materiais e equipamentos que representam uma quantia significativa em valores monetários. E para além da gestão monetária, é com uma Planilha de Controle de Estoque de Obras que você garante a quantidade de materiais necessários para o trabalho de sua equipe na construção – evitando desperdícios ou atrasos pela falta de algum item. 

Uma empresa que quer eficiência nas suas obras precisa de um controle de estoque sob responsabilidade de um profissional qualificado para esta função, enquanto este, por sua vez, precisa contar com a ferramenta certa para essa tarefa. Assim, a nossa Planilha de Controle de Estoque de Material de Construção em Excel surge como solução ideal. 

 

O que é possível acompanhar com a Planilha de Controle de Estoque de Material de Construção?

 

Dashboard para controle visual do estoque:

A Planilha de Controle de Estoque de Material de Construção 2.0 traz como principal novidade um Dashboard com controle visual do estoque, que vai ajudar na análise diária dos itens que sua construtora tem à disposição. É mais visibilidade, transparência e clareza nas informações cruciais para um bom controle de estoque de obra.

 

Controle monetário do estoque da Construtora:

Cada material ou equipamento tem um valor, por isso esse controle considera custos permitindo acompanhar o valor unitário do item conforme a NF de compra e, consequentemente, o valor total em estoque. 

Sua empresa pode controlar os custos do estoque através do método PEPS – Primeiro que Entra, Primeiro que Sai – que considera o custo mais antigo da mercadoria nesta planilha, representado pelo custo de entrada do item quando criado o código de identificação. Vale destacar que o método PEPS e a Média Ponderada Móvel são os únicos permitidos no Brasil para fins de imposto de renda. 

 

Controle de entradas no estoque:

O controle de entradas é uma das funções mais básicas e a que exige maior detalhamento de informações sobre o item registrado. É nessa etapa que o item é conferido quanto à sua quantidade e qualidade, criado um código de rastreamento. Também se descreve detalhadamente a sua unidade de medida, categoria, marca, fornecedor, número da nota fiscal, centro de custos e responsável pelo recebimento. Aproveite mais praticidade em relação ao Controle de Entradas no estoque com nossa planilha de Controle de Estoque de Material de Construção em Excel. 

 

Controle de saídas e devoluções do estoque:

O registro de saídas permite acompanhar desde o detalhamento dos itens, através do código de rastreio, até a quantidade retirada, centro de custo de destino e acompanhamento de quem retirou e por quem foi autorizado. Além disso é possível controlar as devoluções, principalmente para o caso de equipamentos, e assim manter o acompanhamento por data e responsável. 

 

Alertas de estoque:

Para que sua obra não fique parada sem materiais, essa Planilha de Controle de Estoque de Obra permite que sejam definidas quantidades mínimas para cada item, o que resulta em dois alertas para que o responsável pelo estoque interaja com a equipe de suprimentos. Faltando 20% para o atingimento da quantidade mínima é dado o primeiro alerta, e ao atingir a quantidade mínima, o alerta é atualizado para ‘comprar urgente’.

Com isso, a Planilha de Controle de Estoque de Material de Construção ainda consegue ser simples, pois está configurada com as fórmulas necessárias para facilitar e dar a praticidade para o trabalho diário, além de permitir que você escolha por trabalhar em dois modelos: 

 

Ter um controle único, com registros diários da entrada e saída do almoxarifado com fórmulas que notificam com a cor vermelha quando determinado item está acabando; 

Trabalhar com controle detalhado, através de relatórios separados de entradas onde as principais informações do item são preenchidas, paralelo a um controle de saída com informações vinculadas a autorização de retirada que resulta em um controle detalhado. 

 

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O Sienge é a solução líder do Grupo Softplan para a Indústria da Construção e está no mercado desde 1990, sempre em contínua evolução. É a plataforma de gestão SaaS com a maior cobertura do país, atuando como uma espinha dorsal tecnológica que permite uma operação em ecossistema e integra a cadeia de ponta a ponta.

A plataforma otimiza a gestão de todas as etapas da cadeia da construção e seu ecossistema possui mais de 6 mil clientes, R$ 50 bilhões em insumos transacionados e R$ 350 bilhões em VGV – Valor Geral de Vendas ao ano.

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Nascemos em 2019 como uma ferramenta de gestão para micro e pequenas construtoras, parte do Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção da Softplan, uma das maiores empresas de software do Brasil,  gerando economia de tempo, dando suporte à tomada de decisão e otimizando o dia a dia dos gestores de obras.

Desde então, compartilhamos e aprendemos muito com nossos mais de 500 clientes, que através do nosso software economizam cerca de 14 horas de trabalho por semana, reduzem em média 6% nos custos em compras de materiais e possuem uma maior integração dos principais pilares de gestão de uma construtora: engenharia, financeiro e suprimentos.

Fomos premiados com o 1º lugar internacional no IBM Beacon Awards (2019) pelo funcionário digital, recurso de inteligência artificial que mantém nossos clientes sempre informados do que é essencial na sua obra.

Agora iniciamos uma nova fase. Com foco em continuar ajudando nossos clientes, o Sienge GO! evolui e se transforma no GO Gestor Obras. Mas mantemos a nossa missão e, seguimos agregando tecnologia para transformar os processos de gestão na construção civil através de um software de baixo custo para nossos clientes, mas que entrega alto valor.

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Excelência ao construir é garantir que cada material utilizado em suas obras atenda a um rigoroso padrão de qualidade, é rastrear cada entrega e identificar a localização exata em que cada lote de material foi utilizado, é cumprir com as regulamentações de órgãos que orientam e fiscalizam a construção civil. 

Para te ajudar a manter um registro organizado, padronizado e impecável de cada detalhe dos materiais utilizados em suas obras, Sienge, Construpoint e GO Gestor Obras uniram forças para disponibilizar gratuitamente um modelo de FVM – Ficha de Verificação de Materiais de obra. Ateste a qualidade dos materiais recebidos, anote informações sobre corpos de prova, data de entrega, fornecedor e nota fiscal, e acesse instruções de armazenagem, manuseio e padronização de como realizar as aferições. 

Esta é uma planilha indispensável para quem sabe que é importante evitar perdas com materiais inadequados ou de baixa qualidade. Esta é uma ferramenta imprescindível para quem busca reduzir erros, retrabalhos e até acidentes após a entrega das obras. 

Acesse agora a Ficha de Verificação de Materiais de Obra para manter registro de tudo o que foi utilizado em seus projetos e comprovar a qualidade do empreendimento. Construa com excelência chancelada!

 

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A plataforma otimiza a gestão de todas as etapas da cadeia da construção e seu ecossistema possui mais de 6 mil clientes, R$ 50 bilhões em insumos transacionados e R$ 350 bilhões em VGV – Valor Geral de Vendas ao ano.

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O Construpoint é ideal para gerenciar qualidade, engenharia e planejamento de obras em uma única plataforma. É um produto da Construmarket, empresa com mais de 20 anos no mercado e que se tornou o hub mais completo de plataformas digitais, conteúdo e inteligência de mercado para construção civil, facilities e manutenção industrial!

Acesse o site do Construpoint

 

Nascemos em 2019 como uma ferramenta de gestão para micro e pequenas construtoras, parte do Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção da Softplan, uma das maiores empresas de software do Brasil,  gerando economia de tempo, dando suporte à tomada de decisão e otimizando o dia a dia dos gestores de obras.

Desde então, compartilhamos e aprendemos muito com nossos mais de 500 clientes, que através do nosso software economizam cerca de 14 horas de trabalho por semana, reduzem em média 6% nos custos em compras de materiais e possuem uma maior integração dos principais pilares de gestão de uma construtora: engenharia, financeiro e suprimentos.

Fomos premiados com o 1º lugar internacional no IBM Beacon Awards (2019) pelo funcionário digital, recurso de inteligência artificial que mantém nossos clientes sempre informados do que é essencial na sua obra.

Agora iniciamos uma nova fase. Com foco em continuar ajudando nossos clientes, o Sienge GO! evolui e se transforma no GO Gestor Obras. Mas mantemos a nossa missão e, seguimos agregando tecnologia para transformar os processos de gestão na construção civil através de um software de baixo custo para nossos clientes, mas que entrega alto valor.

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A Planilha de Orçamento de Obra 4.0 é indicada para: 

  • Orçamentistas; 
  • Engenheiros;  
  • Gestores. 

Já utilizada em mais de 100.000 orçamentos de obra, a planilha ganhou ainda mais novidades. 

O orçamento de obra é fundamental para o controle e gestão de gastos. É por isso que nós, do Sienge, lançamos a planilha de orçamento de obra gratuita com ainda mais recursos. Com ela, você terá assertividade no planejamento e gestão de cada empreendimento de sua construtora. 

Agora, além de todas as funcionalidades da melhor Planilha de Orçamento de Obra gratuita da internet, você também pode calcular a composição detalhada do BDI, ter uma análise ainda mais visual dos resultados com o Dashboard e ainda navegar de forma fluída, com menus intuitivos.

A planilha possui as informações da Tabela Sinapi cadastradas e você pode atualizar sempre que sair atualizações da Caixa: é só colocar o código correspondente da tabela que a planilha puxa todas as informações do insumo. 

A Planilha de Orçamento de Obra 4.0 está disponível em formato .xlsx, que você pode utilizar em seu Excel ou outra ferramenta de planilhas como o Google Sheets. Aproveite e baixe grátis!  

O orçamento de obras 

Imagine que você precisa comprar alimentos para fazer um jantar. Antes mesmo de sair de casa, é necessário fazer uma lista de compras, com todos os itens que você precisa para cozinhar os pratos escolhidos.  

Chegando no supermercado e com a lista em mãos, é pouco provável que você coloque no carrinho a primeira opção de cada item da lista que apareça na sua frente. É necessário analisar preços, marcas, tamanhos, especificações e a quantidade necessária – caso contrário, o gasto pode ser maior do que o previsto e a qualidade do jantar preparado pode ser duvidosa. 

O exemplo acima parece distante, mas o orçamento de obras funciona de maneira similar nos projetos de construção civil. Segundo uma pesquisa da consultoria Delloite, a diferença entre o que foi orçado e o custo real de uma obra é de, em média, 21,7%.  

Este índice mostra que, em uma rotina cheia de imprevistos e detalhes que definem a qualidade e os custos de um projeto, o orçamento é a diferença entre negócios bem ou mal sucedidos. 

De maneira geral, o orçamento funciona como um memorial quantitativo dos serviços, materiais e etapas de cada obra. O engenheiro civil, professor e consultor Aldo Dórea Mattos define o orçamento como um “exercício de previsão”, capaz de delimitar a lucratividade e o sucesso da construtora em seus empreendimentos. 

Apesar de ser umas das etapas mais importantes para a realização de um projeto construtivo, o orçamento de obras é extremamente negligenciado dentro das empresas de construção civil. 

Por depender de uma série de elementos, cálculos e variáveis, muitos profissionais e gestores competentes acabam não realizando um orçamento funcional e adequado ao projeto a ser executado. Exemplo disso são os projetos superfaturados ou paralisados no Brasil por extrapolarem o orçamento inicial das construtoras. 

O orçamento, que também podemos chamar de composição de custos, deve ser capaz de retratar a realidade do projeto e estar intimamente atrelado ao planejamento da obra.  

Dessa maneira, o documento produzido pelo engenheiro responsável (sim, o orçamento é um documento!) possui valor prático e pode efetivamente orientar a empresa em relação aos seus gastos, lucros e deveres relacionados à construção de um projeto. 

O que compõe um orçamento de obra?  

De maneira geral, um orçamento de obras é constituído pelos custos com a mão de obra aplicada, materiais utilizados, equipamentos e subempreiteiros contratados (se houver).  

Por isso, os menores dos itens devem ser indicados, juntamente com suas respectivas quantidades: caminhões, sacos de cimento e areia, número de pedreiros, carpinteiros e ajudantes que deverão ser contratados, por quanto tempo e por qual salário, o valor do aluguel ou compra de equipamentos e por aí vai. 

O orçamento vai além de preços, custos e cálculos. Ele possui uma abrangência maior, servindo como base para tarefas como: 

  •  Planejamento de compras; 
  •  Parcerias com fornecedores; 
  •  Índices de acompanhamento; 
  •  Metas de desempenho ao longo das obras; 
  •  Definição do tamanho das equipes alocadas para cada fase; 
  •  Cronograma físico-financeiro projeto. 

A quantificação dos materiais necessários para cada serviço deve ser feita com base nos desenhos fornecidos pelo projetista, considerando-se as dimensões e suas especificações técnicas. Por exemplo: ao medir a área de piso de um apartamento, deve-se separá-la por tipo de revestimento a ser utilizado. 

Principalmente no caso dos materiais – necessários para a fundação, estruturação, acabamento, cobertura ou outras fases da obra – o orçamentista também precisa levar em conta as perdas e desperdícios que naturalmente acontecem. 

Atributos de uma orçamentação de obras  

O orçamento de obra não pode ser pensado como uma simples planilha com números, listas e fórmulas. Todo o processo deve ser regido por princípios de orçamentação – ou seja, métodos de obtenção do orçamento final – já que, por se tratar de previsão, acaba englobando uma margem de defasagem e diferenças entre o valor obtido para cada item e o valor real na execução do projeto. 

Aldo Dórea Mattos define três principais atributos do orçamento de obras: aproximação, especificidade e temporalidade. Entenda a seguir o que cada um desses atributos significa: 

Aproximação 

Por se basear em previsões de custo, todo orçamento é aproximado e há uma estimativa associada a cada item necessário durante as obras. No entanto, é preciso ter cautela: o orçamento não precisa ser exato, mas deve ser preciso. 

A prática da orçamentação de obra, aliada aos cálculos e métodos adequados, deve fornecer um valor próximo ao custo real de um projeto. Quanto mais apurada e criteriosa for a orçamentação, menor será a margem de erro e as chances de desastres financeiros no decorrer das obras. 

A aproximação de um orçamento está presente em praticamente todos os itens, como mão de obra, materiais (incluindo perdas e impostos) e na produtividade dos equipamentos utilizados. 

Especificidade 

O orçamento deve ser sempre visto como um documento personalizado e único, sem validade aplicável para outro projeto. Mesmo que o orçamentista se baseie em obras anteriores para elaborar um orçamento, sempre é necessário fazer adaptações. 

Fatores como a cidade onde o projeto será construído, as condições de relevo do terreno, e as próprias políticas internas e o padrão de qualidade da construtora alteram efetivamente o orçamento de uma obra para outra. 

Temporalidade 

Orçamentos acompanham tendências de mercado e perdem a validade com uma certa rapidez. Por isso, um orçamento realizado há um ano ou mais, por exemplo, já não é mais válido atualmente. 

Isso acontece porque o custo dos insumos pode aumentar ou diminuir ao longo do tempo, de acordo com a inflação e o próprio nível de atividade do setor no país.  

Além disso, encargos trabalhistas e impostos também sofrem modificações constantes – como o aumento anual do salário mínimo ou a criação de tributações específicas para determinados setores. 

De maneira geral, todo o cenário financeiro e gerencial do país e da própria empresa fazem com que os orçamentos elaborados possuam um prazo de validade. 

Agora que você já compreendeu a importância e os desafios do Orçamento de Obra, baixe nossa planilha para facilitar seu trabalho de orçamentação e ganhar assertividade no planejamento de custos! 

* A Planilha de Orçamento de Obra é gratuita e aberta a edições, portanto não nos responsabilizamos pelos conteúdos da mesma e os resultados apresentados. 

 

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A plataforma otimiza a gestão de todas as etapas da cadeia da construção e seu ecossistema possui mais de 6 mil clientes, R$ 50 bilhões em insumos transacionados e R$ 350 bilhões em VGV – Valor Geral de Vendas ao ano.

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A Prevision é a plataforma líder na aplicação de Lean Construction para gerar eficiência na Indústria da Construção. É especialista em Planejamento Lean, feito em Linha de Balanço, que gera conexão entre canteiro de obra e escritório, garantindo previsibilidade e possibilitando a visão do melhor cenário de evolução de todas as obras em uma única tela. Atua no mercado há mais de 5 anos, atende mais de 250 clientes presentes em 110 cidades brasileiras e já otimizou mais de 2.600 obras. A Prevision faz parte do portfólio de empresas do Grupo Softplan, o maior player de tecnologia para a Indústria da Construção.

Acesse o site da Prevision

 

Nascemos em 2019 como uma ferramenta de gestão para micro e pequenas construtoras, parte do Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção da Softplan, uma das maiores empresas de software do Brasil,  gerando economia de tempo, dando suporte à tomada de decisão e otimizando o dia a dia dos gestores de obras.

Desde então, compartilhamos e aprendemos muito com nossos mais de 500 clientes, que através do nosso software economizam cerca de 14 horas de trabalho por semana, reduzem em média 6% nos custos em compras de materiais e possuem uma maior integração dos principais pilares de gestão de uma construtora: engenharia, financeiro e suprimentos.

Fomos premiados com o 1º lugar internacional no IBM Beacon Awards (2019) pelo funcionário digital, recurso de inteligência artificial que mantém nossos clientes sempre informados do que é essencial na sua obra.

Agora iniciamos uma nova fase. Com foco em continuar ajudando nossos clientes, o Sienge GO! evolui e se transforma no GO Gestor Obras. Mas mantemos a nossa missão e, seguimos agregando tecnologia para transformar os processos de gestão na construção civil através de um software de baixo custo para nossos clientes, mas que entrega alto valor.

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A eCustos é uma construtech que desenvolve uma tecnologia altamente especializada para Engenharia de Custos. Nasceu a partir da atuação do maior blog especializado no tema do Brasil: o Engenheiros de Custos. A solução é especialista em gestão de orçamentos e análises de viabilidade, garantindo previsibilidade em todas as etapas da obra. Está no mercado desde 2018 e atende mais de 720 empresas. Faz parte do portfólio de empresas do Grupo Softplan, o maior player de tecnologia para a indústria da construção.  

Acesse o site da eCustos

 

Encontrar condições favoráveis de negociação na construção civil nem sempre é tarefa simples, porque muitas variáveis entram em jogo na hora de escolher o melhor fornecedor. E é aqui que todo comprador precisa da melhor ferramenta.

Com o Mapa de Cotação para a Construção Civil 2.0, desenvolvido em parceria pelo Sienge, Gestor Obras e o Construcompras, você dá adeus às informações desencontradas ou dispersas entre diferentes e-mails e mensagens de WhatsApp. Cada cotação fica centralizada em um único lugar, dando a você mais clareza e segurança na hora de fechar negócio.

Acesse agora mesmo e comece a economizar tempo e dinheiro em sua rotina. Mantenha seus canteiros de obras abastecidos com a certeza do melhor preço, prazo, qualidade e forma de pagamento. Atue com inteligência, eficiência e praticidade.

Como o Mapa de Cotação 2.0 vai ajudar?

✅ Compare todas as cotações à sua disposição para avaliar a mais vantajosa, com o novo Mapa Comparativo.

✅ Ganhe visibilidade em cada detalhe das cotações para fazer a melhor escolha.

✅ Coloque propostas de fornecedores lado a lado no Mapa de Cotação e ganhe poder de negociação.

✅ Otimize o tempo em sua rotina de trabalho e economize dinheiro nas compras.

 

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O Construcompras é um produto Construmarket by Softplan que há mais de 20 anos impulsiona o mercado da construção do Brasil, auxiliando construtoras e incorporadoras a manterem canteiros de obra abastecidos com economia, segurança e agilidade.

É a solução para gestão de compra e venda de materiais e serviços mais completa da Indústria da Construção, que conecta compradores e fornecedores em pouquíssimos cliques. São mais de 15 mil fornecedores avaliados e qualificados para cotações, ampliando o leque de oportunidades de bons negócios.

Com funcionalidades práticas e intuitivas para centralizar e organizar cotações, contribuiu para movimentar mais de R$ 2 bilhões em transações de sucesso em 2023.

Conheça o Construcompras

 

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Desde então, compartilhamos e aprendemos muito com nossos mais de 500 clientes, que através do nosso software economizam cerca de 14 horas de trabalho por semana, reduzem em média 6% nos custos em compras de materiais e possuem uma maior integração dos principais pilares de gestão de uma construtora: engenharia, financeiro e suprimentos.

Fomos premiados com o 1º lugar internacional no IBM Beacon Awards (2019) pelo funcionário digital, recurso de inteligência artificial que mantém nossos clientes sempre informados do que é essencial na sua obra.

Agora iniciamos uma nova fase. Com foco em continuar ajudando nossos clientes, o Sienge GO! evolui e se transforma no GO Gestor Obras. Mas mantemos a nossa missão e, seguimos agregando tecnologia para transformar os processos de gestão na construção civil através de um software de baixo custo para nossos clientes, mas que entrega alto valor.

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Com um mercado em constante transformação, acompanhar as flutuações no preço do saco de cimento no Brasil se torna um desafio. Essas variações refletem diretamente no fluxo de caixa das empresas e a elevação do preço pode desencadear um efeito cascata que se estende até o pós-obra, resultando em revisões financeiras, possíveis atrasos no cronograma, cortes de custos em outras áreas e limitações na flexibilidade financeira.

O Sienge Trends, uma solução por assinatura que ajuda na tomada de decisões estratégicas da sua empresa, desenvolveu um relatório gratuito com a análise do histórico de flutuações e previsões futuras do preço de cimento no Brasil.

A análise foi realizada por especialistas da construção, a partir de mais de 2 milhões de Notas Fiscais Eletrônicas anonimizada de todos os estados brasileiros. Um levantamento que garante uma base sólida para planejar e adaptar suas estratégias de compra e precificação de forma eficaz. Baixe o gratuitamente e confira!

Confira alguns destaques do Relatório de Preço do Saco de Cimento no Brasil: 

✅ Queda de 0,5% no preço médio nacional do cimento nos últimos 12 meses, resultando em uma estabilidade praticamente total;

✅ Região Sudeste permanece como a região com os preços mais baixos do país;

✅ Espírito Santo e Maranhão foram os estados com as maiores quedas dos preços, com redução de 15% e 14%, respectivamente;

✅ Preços e histórico de variações por estado.

Acesse e veja os dados da sua região!

Entre os nomes que contribuíram para a elaboração deste material estão Gustavo Martins, CEO do eCustos e profissionais da Softplan para a Indústria da Construção: Gabriela Torres, Gerente de Inteligência Estratégica; Kleverton Saath, Especialista de dados; Nathalia Cordeiro, Analista de Inteligência e Guilherme Quandt, CSO.

 

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A plataforma otimiza a gestão de todas as etapas da cadeia da construção e seu ecossistema possui mais de 6 mil clientes, R$ 50 bilhões em insumos transacionados e R$ 350 bilhões em VGV – Valor Geral de Vendas ao ano.

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Nascemos em 2019 como uma ferramenta de gestão para micro e pequenas construtoras, parte do Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção da Softplan, uma das maiores empresas de software do Brasil,  gerando economia de tempo, dando suporte à tomada de decisão e otimizando o dia a dia dos gestores de obras.

Desde então, compartilhamos e aprendemos muito com nossos mais de 500 clientes, que através do nosso software economizam cerca de 14 horas de trabalho por semana, reduzem em média 6% nos custos em compras de materiais e possuem uma maior integração dos principais pilares de gestão de uma construtora: engenharia, financeiro e suprimentos.

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A eCustos é uma construtech que desenvolve uma tecnologia altamente especializada para Engenharia de Custos. Nasceu a partir da atuação do maior blog especializado no tema do Brasil: o Engenheiros de Custos. A solução é especialista em gestão de orçamentos e análises de viabilidade, garantindo previsibilidade em todas as etapas da obra. Está no mercado desde 2018 e atende mais de 720 empresas. Faz parte do portfólio de empresas do Grupo Softplan, o maior player de tecnologia para a indústria da construção.  

Acesse o site da eCustos

 

O Sienge e eCustos apresentam uma solução por assinatura que vai ajudar na tomada de decisões estratégicas, antecipando tendências e oferecendo informações mensais sobre valores de insumos no mercado. A análise é baseada em dados reais anonimizados. São mais de 2 milhões de Notas Fiscais Eletrônicas (NFe) recebidas por ano, incluindo cerca de 8 milhões de itens, que abrangem todos os estados brasileiros.

Assine agora o Sienge Trends!

Os relatórios de indicadores de obra são aliados importantes para prevenir e mitigar situações como atrasos e orçamentos extrapolados. Olhar para dados atualizados garante mais previsibilidade às suas obras, oferece maior confiabilidade ao criar planos de ação e ajuda a interpretar a realidade de maneira objetiva.  

Em parceria com a Prevision, plataforma líder em planejamento, preparamos um resumo de como preparar relatórios com indicadores de obra mais eficientes para identificar atrasos e estouro do orçamento. O guia ideal para profissionais da construção civil que buscam maximizar resultados com o uso de inteligência de dados. 

Preencha o formulário e aproveite!

Como o material vai ajudar os seus relatórios na prática?

Por meio deste ebook, você aprende os 5 indicadores de obra essenciais para ajudar a analisar dados da construção civil a curto, médio e longo prazo, bem como dicas para manter uma cultura data driven, com produção e automação sustentável de relatórios. 

 

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O Sienge é a solução líder do Grupo Softplan para a Indústria da Construção e está no mercado desde 1990, sempre em contínua evolução. É a plataforma de gestão SaaS com a maior cobertura do país, atuando como uma espinha dorsal tecnológica que permite uma operação em ecossistema e integra a cadeia de ponta a ponta.

A plataforma otimiza a gestão de todas as etapas da cadeia da construção e seu ecossistema possui mais de 6 mil clientes, R$ 50 bilhões em insumos transacionados e R$ 350 bilhões em VGV – Valor Geral de Vendas ao ano.

O Sienge é a base da estratégia de integração da cadeia da construção, que conta também com as outras soluções especialistas do Grupo Softplan: CV CRM, Prevision, Collabo e eCustos.

Conheça o Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção

 

Nascemos em 2019 como uma ferramenta de gestão para micro e pequenas construtoras, parte do Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção da Softplan, uma das maiores empresas de software do Brasil,  gerando economia de tempo, dando suporte à tomada de decisão e otimizando o dia a dia dos gestores de obras.

Desde então, compartilhamos e aprendemos muito com nossos mais de 500 clientes, que através do nosso software economizam cerca de 14 horas de trabalho por semana, reduzem em média 6% nos custos em compras de materiais e possuem uma maior integração dos principais pilares de gestão de uma construtora: engenharia, financeiro e suprimentos.

Fomos premiados com o 1º lugar internacional no IBM Beacon Awards (2019) pelo funcionário digital, recurso de inteligência artificial que mantém nossos clientes sempre informados do que é essencial na sua obra.

Agora iniciamos uma nova fase. Com foco em continuar ajudando nossos clientes, o Sienge GO! evolui e se transforma no GO Gestor Obras. Mas mantemos a nossa missão e, seguimos agregando tecnologia para transformar os processos de gestão na construção civil através de um software de baixo custo para nossos clientes, mas que entrega alto valor.

Acesse o site do GO GestorObras

 

A Prevision é a plataforma líder na aplicação de Lean Construction para gerar eficiência na Indústria da Construção. É especialista em Planejamento Lean, feito em Linha de Balanço, que gera conexão entre canteiro de obra e escritório, garantindo previsibilidade e possibilitando a visão do melhor cenário de evolução de todas as obras em uma única tela. Atua no mercado há mais de 5 anos, atende mais de 250 clientes presentes em 110 cidades brasileiras e já otimizou mais de 2.600 obras. A Prevision faz parte do portfólio de empresas do Grupo Softplan, o maior player de tecnologia para a Indústria da Construção.

Acesse o site da Prevision

 

Fazer o orçamento dos materiais e da mão de obra é um um dos passos mais importantes para começar qualquer empreendimento. Isso porque erros nos cálculos podem gerar enormes custos durante a construção.

Além disso, um orçamento bem feito ajuda a definir o lucro dos empreendimentos e influencia diretamente no sucesso da obra.

A Planilha de Orçamento de Materiais e Mão de Obra 2.0 é a nova versão de uma ótima ferramenta para gestores, orçamentistas, engenheiros e todos aqueles que precisam fazer orçamentos com mais agilidade e segurança!

Planilha de Orçamento de Materiais e Mão de Obra 2.0 é indicada para:

  • Gestores;
  • Orçamentistas;
  • Engenheiros.

 

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O Sienge é a solução líder do Grupo Softplan para a Indústria da Construção e está no mercado desde 1990, sempre em contínua evolução. É a plataforma de gestão SaaS com a maior cobertura do país, atuando como uma espinha dorsal tecnológica que permite uma operação em ecossistema e integra a cadeia de ponta a ponta.

A plataforma otimiza a gestão de todas as etapas da cadeia da construção e seu ecossistema possui mais de 6 mil clientes, R$ 50 bilhões em insumos transacionados e R$ 350 bilhões em VGV – Valor Geral de Vendas ao ano.

O Sienge é a base da estratégia de integração da cadeia da construção, que conta também com as outras soluções especialistas do Grupo Softplan: CV CRM, Prevision, Collabo e eCustos.

Conheça o Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção

 

Nascemos em 2019 como uma ferramenta de gestão para micro e pequenas construtoras, parte do Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção da Softplan, uma das maiores empresas de software do Brasil,  gerando economia de tempo, dando suporte à tomada de decisão e otimizando o dia a dia dos gestores de obras.

Desde então, compartilhamos e aprendemos muito com nossos mais de 500 clientes, que através do nosso software economizam cerca de 14 horas de trabalho por semana, reduzem em média 6% nos custos em compras de materiais e possuem uma maior integração dos principais pilares de gestão de uma construtora: engenharia, financeiro e suprimentos.

Fomos premiados com o 1º lugar internacional no IBM Beacon Awards (2019) pelo funcionário digital, recurso de inteligência artificial que mantém nossos clientes sempre informados do que é essencial na sua obra.

Agora iniciamos uma nova fase. Com foco em continuar ajudando nossos clientes, o Sienge GO! evolui e se transforma no GO Gestor Obras. Mas mantemos a nossa missão e, seguimos agregando tecnologia para transformar os processos de gestão na construção civil através de um software de baixo custo para nossos clientes, mas que entrega alto valor.

Acesse o site do GO GestorObras

 

Na indústria da Construção Civil, estar à frente de um negócio vai além do domínio técnico, é também tomar decisões sólidas em contratações. Este ebook oferece insights valiosos e atualizados para quem exerce a função de contratações.  

Através dele, você conhece quais são as modalidades de Contratação, como a do regime CLT, autônomo e pessoa jurídica (PJ), compreendendo assim suas nuances e benefícios.  

Hoje em dia, o risco de processos trabalhistas é uma preocupação constante. Pensando nisso, o material fornece orientações claras sobre como contratar de forma legal, reduzindo a exposição a litígios e protegendo sua empresa. 

Acesse agora mesmo o Manual de Contratação de Mão de Obra na Construção Civil 2.0 e esteja um passo à frente na construção de equipes sólidas e bem-sucedidas na indústria da Construção Civil.

 

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O Sienge é a solução líder do Grupo Softplan para a Indústria da Construção e está no mercado desde 1990, sempre em contínua evolução. É a plataforma de gestão SaaS com a maior cobertura do país, atuando como uma espinha dorsal tecnológica que permite uma operação em ecossistema e integra a cadeia de ponta a ponta.

A plataforma otimiza a gestão de todas as etapas da cadeia da construção e seu ecossistema possui mais de 6 mil clientes, R$ 50 bilhões em insumos transacionados e R$ 350 bilhões em VGV – Valor Geral de Vendas ao ano.

O Sienge é a base da estratégia de integração da cadeia da construção, que conta também com as outras soluções especialistas do Grupo Softplan: CV CRM, Prevision, Collabo e eCustos.

Conheça o Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção

 

Nascemos em 2019 como uma ferramenta de gestão para micro e pequenas construtoras, parte do Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção da Softplan, uma das maiores empresas de software do Brasil,  gerando economia de tempo, dando suporte à tomada de decisão e otimizando o dia a dia dos gestores de obras.

Desde então, compartilhamos e aprendemos muito com nossos mais de 500 clientes, que através do nosso software economizam cerca de 14 horas de trabalho por semana, reduzem em média 6% nos custos em compras de materiais e possuem uma maior integração dos principais pilares de gestão de uma construtora: engenharia, financeiro e suprimentos.

Fomos premiados com o 1º lugar internacional no IBM Beacon Awards (2019) pelo funcionário digital, recurso de inteligência artificial que mantém nossos clientes sempre informados do que é essencial na sua obra.

Agora iniciamos uma nova fase. Com foco em continuar ajudando nossos clientes, o Sienge GO! evolui e se transforma no GO Gestor Obras. Mas mantemos a nossa missão e, seguimos agregando tecnologia para transformar os processos de gestão na construção civil através de um software de baixo custo para nossos clientes, mas que entrega alto valor.

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A planilha de Histograma de Mão de Obra é uma ferramenta indispensável no planejamento e orçamento da obra. Com base em gráficos, é possível identificar picos de atividades na obra e fases de menor demanda. 

Por exemplo: se o histograma indica que a “Alvenaria” requer mais mão de obra do que o “Acabamento”, é possível planejar de forma precisa as contratações e a alocação de equipes para cada uma das etapas. 

Dessa forma, você toma decisões embasadas sobre distribuição de recursos, contratação ou demissão de pessoal, ajustes de cronograma e outras questões relacionadas à mão de obra. 

Baixe agora mesmo nossa Planilha de Histograma e planeje estrategicamente sua mão de obra para alcançar o máximo de eficiência e produtividade. 

 

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O Sienge é a solução líder do Grupo Softplan para a Indústria da Construção e está no mercado desde 1990, sempre em contínua evolução. É a plataforma de gestão SaaS com a maior cobertura do país, atuando como uma espinha dorsal tecnológica que permite uma operação em ecossistema e integra a cadeia de ponta a ponta.

A plataforma otimiza a gestão de todas as etapas da cadeia da construção e seu ecossistema possui mais de 6 mil clientes, R$ 50 bilhões em insumos transacionados e R$ 350 bilhões em VGV – Valor Geral de Vendas ao ano.

O Sienge é a base da estratégia de integração da cadeia da construção, que conta também com as outras soluções especialistas do Grupo Softplan: CV CRM, Prevision, Collabo e eCustos.

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Nascemos em 2019 como uma ferramenta de gestão para micro e pequenas construtoras, parte do Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção da Softplan, uma das maiores empresas de software do Brasil,  gerando economia de tempo, dando suporte à tomada de decisão e otimizando o dia a dia dos gestores de obras.

Desde então, compartilhamos e aprendemos muito com nossos mais de 500 clientes, que através do nosso software economizam cerca de 14 horas de trabalho por semana, reduzem em média 6% nos custos em compras de materiais e possuem uma maior integração dos principais pilares de gestão de uma construtora: engenharia, financeiro e suprimentos.

Fomos premiados com o 1º lugar internacional no IBM Beacon Awards (2019) pelo funcionário digital, recurso de inteligência artificial que mantém nossos clientes sempre informados do que é essencial na sua obra.

Agora iniciamos uma nova fase. Com foco em continuar ajudando nossos clientes, o Sienge GO! evolui e se transforma no GO Gestor Obras. Mas mantemos a nossa missão e, seguimos agregando tecnologia para transformar os processos de gestão na construção civil através de um software de baixo custo para nossos clientes, mas que entrega alto valor.

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A Prevision é a plataforma líder na aplicação de Lean Construction para gerar eficiência na Indústria da Construção. É especialista em Planejamento Lean, feito em Linha de Balanço, que gera conexão entre canteiro de obra e escritório, garantindo previsibilidade e possibilitando a visão do melhor cenário de evolução de todas as obras em uma única tela. Atua no mercado há mais de 5 anos, atende mais de 250 clientes presentes em 110 cidades brasileiras e já otimizou mais de 2.600 obras. A Prevision faz parte do portfólio de empresas do Grupo Softplan, o maior player de tecnologia para a Indústria da Construção.

Acesse o site da Prevision