Vergas e Contravergas: O que são e qual sua função nas obras?

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

18 de outubro 2018| 12 min. de leitura

Compartilhe
Vergas e Contravergas: O que são e qual sua função nas obras?

*Atualizado em 21/08/2023*

Você sabe o que são vergas e contravergas? Esses elementos construtivos são incorporados às paredes de alvenaria e são fundamentais para evitar o aparecimento de fissuras em torno dos vãos de portas e janelas. Em casos mais graves, essas falhas podem evoluir com o tempo, afetando não apenas a estética, mas também o desempenho do imóvel, provocando sua desvalorizaçãoElas são uma das principais patologias da construção civil e causam muitos transtornos e gastos na sua correção. Dessa forma, a ausência ou a execução inadequada desses elementos de proteção podem implicar em grandes prejuízos no pós-obra.

Neste artigo você vai conhecer o que são vergas, contravergas e cintas de amarração, quais as suas funções em uma construção e verá as melhores práticas de como executá-las em suas obras.

Antes de começar a ler, o Sienge disponibiliza gratuitamente o Checklist Gerenciamento Remoto de Projetos na Construção Civil. Faça o download clicando aqui, é bem rápido!

O que são vergas e contravergas?

Ambas são peças estruturais parecidas com as vigas, feitas de aço e concreto, mas em tamanho menor. Elas têm funções específicas relacionadas à redistribuição dos esforços e à prevenção de fissuras na alvenaria, nas regiões dos vãos, onde ocorre uma descontinuidade no fluxo de distribuição das cargas da construção. O uso correto de vergas e contravergas é fundamental para garantir a estabilidade e durabilidade das estruturas de alvenaria que possuem aberturas.

O que são vergas e onde são empregadas em uma construção?

Vergas são elementos estruturais empregados acima das aberturas de paredes, como janelas e portas, em construções de alvenaria. Elas têm a função principal de redistribuir as cargas superiores, evitando o surgimento de fissuras e rachaduras devido à concentração de esforços nessas regiões. Em termos práticos, a verga age como um suporte, distribuindo as cargas ao redor da abertura para as regiões laterais da alvenaria.

Principais características:

  • Posicionada na parte superior da abertura (seja ela uma porta ou janela).
  • Sua principal função é receber e redistribuir as cargas da alvenaria acima da abertura, de forma a evitar o surgimento de fissuras e rachaduras devido ao peso da parede sobre a abertura.
  • Geralmente é feita de concreto armado, moldado in loco ou pré-moldado, mas outros materiais também podem ser utilizados, dependendo do projeto.

O que são contravergas?

Diferentemente das vergas, que são posicionadas na parte superior das aberturas, as contravergas são localizadas na parte inferior, abaixo da janela ou da abertura. Dependendo do projeto, elas devem ser detalhadas para que sua face superior tenha inclinação adequada e contribua para o escoamento da água na região dos peitoris, evitando infiltrações na interface com as esquadrias.

Comprimento e altura de vergas e contravergas

Para que tenham o desempenho esperado, é fundamental que o comprimento das vergas e contravergas ultrapasse o vão da janela ou porta, em ambos os lados, na proporção de 20% em relação ao tamanho do vão. Por exemplo, se for um vão de dois metros, devem ultrapassar em 40 cm as laterais para os dois lados. Se for de 1,5 metro, precisa ultrapassar 30 centímetros.

Em relação à altura, aplica-se a regra dos 10%, ou seja,  para uma verga ou contraverga de dois metros, a altura deve ser de 20 centímetros; com um metro, 10 centímetros. Mas há quem prefira fazer todas as vergas e contravergas com 20 centímetros de altura, para ficarem niveladas com o bloco ou tijolo.

Mas vale lembrar que esses valores são apenas uma referência, e que o cálculo estrutural deve ser feito por profissional habilitado. Também é fundamental que tanto as vergas, quanto as contravergas, sejam colocadas nas janelas. Se tiverem apenas a verga, aparecerão as temidas fissuras, mais dia menos dia. Não corra esse risco.

Cinta de amarração

As cintas de amarração são muito semelhantes às vergas e contravergas, mas têm função complementar. Elas ficam apoiadas sobre as paredes, com  a função de distribuir e uniformizar as cargas atuantes sobre elas. São aplicadas onde há duas ou mais aberturas, funcionando como se fosse uma verga contínua.

vergas contravergas cinta de amarração
    (Imagem: Cimento.org)

Também servem para prevenir os recalques diferenciais, que são a principal causa de trincas e fissuras. Eles acontecem quando uma parte da obra rebaixa mais que outra, gerando esforços estruturais não previstos podendo até levar a obra à ruína.

Podem ser executadas com concreto armado ou com blocos canaleta. A cinta deve ser construída em toda a extensão da construção, acima da alvenaria. Nas edificações térreas, geralmente usam-se duas cintas de amarração, uma na altura de 1,10m e outra na altura de 2,20m. Sem a cinta de amarração, embora a parede pareça sólida e bem feita, com o tempo vai ter problemas graves, por isso também não pode faltar nunca.

Como executar vergas e contravergas

vergas contravergas e cinta de amarração
 Verga e contraverga em janela e porta (Imagem: Construindo Decor)

As vergas e contravergas de concreto podem ser executadas no próprio vão, apoiadas na alvenaria (moldadas in loco). Neste caso, serão necessárias fôrmas e escoramento (este último, para as vergas) para a realização do serviço, que demanda alguns dias de espera para a cura total do concreto.

Também podem ser pré-fabricadas no canteiro da obra para serem deslocadas e instaladas na parede, posteriormente. neste caso, a logística deve ser bem planejada pela equipe de engenharia.

Muitas obras também usam blocos canaleta como fôrmas da viga, solução que costuma proporcionar mais rapidez e praticidade.

As vergas e contravergas de concreto armado devem ser reforçadas com vergalhões dimensionados conforme as cargas que incidem sobre cada vão, trabalho que também fica a cargo de um profissional técnico responsável.

Antes de prosseguir, deixe eu lhe apresentar esta sugestão muito interessante: o nosso Ebook que ensina a fazer um cronograma de obra eficiente, para que você consiga cumprir os prazos de seus empreendimentos:

cronograma de obras eficiente

Clique aqui e acesse o e-book

Classificação do Sinapi

Como você viu, as formas de produzir cada uma dessas estruturas são bastante variadas. Tanto que, nas composições de preços do SINAPI – Caixa Econômica Federal, elas são classificadas da seguinte maneira:

  • Vergas pré-moldadas para janelas e portas;
  • Vergas moldadas in loco, em concreto, para janelas e portas;
  • Vergas moldadas in loco, com utilização de blocos canaleta, para janelas e portas;
  • Contravergas pré-moldadas;
  • Contravergas moldadas in loco, em concreto;
  • Contravergas moldadas in loco, com utilização de blocos canaleta;
  • Cintas de amarração de alvenaria moldadas in loco, em concreto;
  • Cintas de amarração de alvenaria moldadas in loco, com utilização de blocos canaleta.
verga contraverga cinta de amarração
 (Imagem: Sua Obra)

Trincas e fissuras em portas e janelas

Você deve saber que muitos esforços e tensões agem sobre as estruturas e paredes de uma construção, em decorrência do seu próprio peso, dos ventos, variações de temperatura que dilatam ou contraem os materiais, umidade, trepidações, acomodações do terreno, entre outros fatores.

Bem, numa parede externa totalmente lisa as tensões ocorrem no sentido vertical, de cima para baixo, e se distribuem de maneira uniforme sobre toda a alvenaria. No entanto, numa parede com portas e janelas os esforços se redistribuem, concentrando-se com mais  intensidade sobre as quinas e o centro das aberturas.

vergas contravergas cinta de amarração
Trinca em janela (Imagem: Corsi Materiais de Construção)

Por esse motivo, normalmente você vê as famosas fissuras, que parecem rugas, saindo dos cantos das portas e janelas em ângulos de cerca de 45  graus e também do seu centro, em ângulos de 90 graus.

Essas fissuras ou trincas podem acontecer apenas superficialmente, no revestimento externo. Mas também podem atingir a própria argamassa de assentamento dos blocos ou tijolos ou até mesmo atingir o próprio bloco ou tijolo.

CONTEÚDO ESCOLHIDO A DEDO PARA VOCÊ:

» 4 Patologias na Construção Civil que você precisa conhecer

Diferença da fissura, trinca e rachadura

É importante você saber que, embora sejam tratadas como uma coisa só, fissura, trinca e rachadura não são exatamente a mesma coisa.

A diferença está, justamente, na espessura de cada uma, na extensão que alcançou o problema. Elas podem ser classificadas da seguinte maneira:

  • As microfissuras têm abertura inferior a 0,05 mm.
  • As fissuras têm aberturas com até 0,5 mm, estreitas e alongadas.
  • As trincas são mais profundas e mais evidentes, maiores de 0,5 mm e menores de 1,0 mm.

No primeiro caso, não provocam maiores danos que a má aparência, mas nas situações mais graves, quando se tornam maiores, podem absorver umidade, provocar mofo e a degradação do imóvel.

Já as rachaduras são bem maiores, aparecem em qualquer parte das paredes e  por elas podem passar água ou até mesmo vento.

Uma das opções para enfrentar o problema é abrir e preencher as fissuras com um material veda-trinca. Outra alternativa é remover o reboco, colocar uma tela metálica sobre a fissura e cobri-la novamente com o reboco.

O mais importante é jamais subestimar os danos de uma fissura, tome providências se isso aparecer no seu imóvel, antes que a situação piore.

Conclusão

Neste artigo abrangente, discutimos a importância crucial das vergas e contravergas na construção civil.

Estes componentes desempenham um papel vital na prevenção de fissuras e defeitos em torno de aberturas como portas e janelas, protegendo não apenas a estética, mas também a integridade estrutural dos edifícios. Em um setor onde pequenos erros podem levar a grandes despesas de reparo, a correta implementação desses elementos é primordial. Além disso, destacamos a relevância das cintas de amarração para conferir solidez à alvenaria.

Trincas, fissuras e rachaduras, embora possam parecer superficiais, têm potencial para causar danos significativos, desde problemas estéticos até desafios estruturais. Assim, ao construir ou reformar, é vital atentar-se à implementação e manutenção corretas desses elementos. A prevenção, no contexto da construção civil, não só economiza dinheiro, mas também garante a segurança e durabilidade das estruturas.