Tipos de tintas para paredes: Guia completo

Brenda Bressan Thomé

Escrito por Brenda Bressan Thomé

15 de maio 2023| 17 min. de leitura

Compartilhe
Tipos de tintas para paredes: Guia completo

Escolher o produto certo em um universo tão grande de tipos de tinta para paredes é um desafio para quem está construindo ou reformando. É fundamental conhecer as características de cada tipo de tinta e suas indicações de uso, para que você possa fazer escolhas assertivas e garantir uma pintura de qualidade e durabilidade.

No Brasil, as construções apresentam uma grande variedade de tipos de paredes e superfícies, cada um com suas próprias características técnicas. Paredes de alvenaria revestidas com argamassa, paredes de concreto, paredes de drywall e outros materiais requerem diferentes tipos de tinta para garantir um acabamento adequado e duradouro.

Entre os tipos mais comuns de tinta para paredes, podemos citar a tinta látex, a tinta acrílica e a artesanal tinta a cal. Cada uma dessas tintas apresenta características específicas e indicações de uso mais adequadas, dependendo do acabamento desejado, da exposição a àgua e a raios solares e a micro-organismos.

Além disso, é importante considerar outras características das tintas, como a sua durabilidade, resistência a manchas e desbotamento, secagem rápida, entre outros fatores que podem influenciar na escolha do produto ideal para cada ambiente.

Neste texto, exploraremos os principais tipos de tintas disponíveis no mercado e suas aplicações mais indicadas.

Tipos de tinta látex para paredes internas e externas

As tintas látex são classificadas pela norma NBR 11.702:2021 – Tintas para construção civil – Tintas, vernizes, texturas e complementos para edificações não industriais – Classificação e requisitos. A publicação é editada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e as divide em quatro categorias, conforme seu rendimento: Econômica, Standard, Premium e Super Premium.

Tinta látex econômica

As tintas da categoria Econômica são uma opção acessível para quem deseja economizar na pintura, no entanto, sua utilização é limitada e os resultados podem ser menos satisfatórios. Essas tintas são indicadas apenas para áreas internas, possuem menor resistência à limpeza e apresentam poucas opções de cores.

Tinta látex standard

As tintas da categoria Standard oferecem uma relação custo-benefício interessante, sendo mais versáteis do que as tintas Econômicas. São indicadas para uso em áreas internas e externas, apresentam 29% mais rendimento do que as tintas Econômicas e moderada resistência à limpeza, além de possuir uma ampla variedade de cores disponíveis.

Tinta látex premium

As tintas da categoria Premium oferecem uma performance muito satisfatória em todas as áreas, sendo indicadas para uso em áreas internas e externas. Essas tintas apresentam um rendimento 57% maior do que as tintas Econômicas, além de serem 2,5 vezes mais resistentes à ação do sol e da chuva. As tintas Premium possuem uma ampla variedade de cores disponíveis.

Tinta látex super premium

Já as tintas da categoria Super Premium oferecem resultados ainda mais expressivos. Elas são ideais para áreas internas e externas e possuem resistência superior à limpeza, resistência e durabilidade. Com um rendimento de no mínimo 114% a mais do que as tintas Econômicas, as tintas Super Premium são 5 vezes mais resistentes à limpeza do que as tintas Standard e apresentam uma grande variedade de cores disponíveis.

Tabela – Tintas látex

ProdutoAcabamentoTipoSe você quer…
Tinta látexFoscoEconômico¹Pintar superfícies de alvenaria em geral, proporcionando acabamento indicado pelo fabricante
Standard
Premium
Super Premium
SemibrilhoStandard
Premium
Super Premium
Acetinado ou semiacetinadoPremium
Super Premium
Tinta látex lavávelIndicado pelo fabricante

 

Tinta látex para gesso¹Pintar superfícies de gesso corrido, placas de gesso e gesso acartonado, sem a necessidade de um fundo específico
Tinta látex para pisoPintar e demarcar pisos cimentícios
Tinta látex para azulejoPintar azulejos e superfícies vitrificadas
Tinta Látex flexível contra fissura para alvenaria interior e exteriorPintar e acompanhar a dilatação de até 0,3 mm, e retração de superfícies de alvenaria em geral
Látex para ambientes críticos à contaminação por fungosPintar superfícies previamente contaminadas e/ou altamente suscetíveis à contaminação por fungos

¹ Indicada somente para ambientes internos

Fonte: NBR 11.702:2021 – Tintas para construção civil – Tintas, vernizes, texturas e complementos para edificações não industriais – Classificação e requisitos. Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2021.

Tipos de tinta acrílica para ambientes internos e externos

As tintas acrílicas são outra opção popular no mercado para pintura de paredes, tanto em ambientes internos quanto externos. Assim como as tintas látex, as tintas acrílicas também são classificadas em categorias de acordo com o seu rendimento e qualidade.

Tinta acrílica econômica

É a categoria mais acessível, mas apresenta um rendimento menor do que as outras categorias, exigindo mais demãos para um acabamento satisfatório. Ela é mais indicada para áreas internas com baixo nível de circulação de pessoas, como quartos e salas de estar.

Tinta acrílica standard

Oferece uma qualidade intermediária e é ideal para ambientes internos e externos. Ela apresenta boa cobertura, rendimento elevado e acabamento fosco. Além disso, sua durabilidade pode chegar até três anos, tornando-a uma boa escolha para superfícies que exigem maior resistência.

Tinta acrílica premium

é a mais resistente e durável entre as tintas acrílicas, com duração média de cinco anos. Ela é a mais indicada para áreas externas e superfícies que precisam de maior resistência, como paredes com maior circulação de pessoas e áreas de maior umidade. A tinta acrílica premium também apresenta excelente acabamento e é lavável, além de possuir ação antimofo e antiumidade.

Tipos de tinta esmalte para ambientes internos e externos

As tintas esmalte são uma ótima opção para pintura de superfícies de madeira, metal e alvenaria em ambientes internos e externos. Essas tintas oferecem alta resistência e durabilidade, além de proporcionarem um acabamento liso e brilhante.

As tintas esmalte para ambientes internos são geralmente à base de água, fáceis de aplicar e de limpar, e secam rapidamente. Já as tintas esmalte para ambientes externos, geralmente são à base de solvente, proporcionam maior resistência à intempéries, raios UV e maresia, e são indicadas para superfícies que ficam expostas ao sol, chuva e vento.

Além disso, as tintas esmalte podem ser encontradas em uma ampla variedade de cores e acabamentos, como brilhante, acetinado e fosco, atendendo às necessidades e preferências dos consumidores.

Tabela – Esmaltes

CategoriaTipos de acabamentoSe você quer…
Esmalte Premium ou standardBrilhantePintar superfícies de metais ferrosos, não ferrosos, madeira e PVC.¹ ² ³
Acetinado
Fosco
Tintas a óleo
Esmalte de dupla ação para superfícies metálicas não ferrosasBrilhantePintar superfícies de metais ferrosos, não ferrosos, madeira e PVC.¹ ³
Acetinado
Fosco
Esmalte de dupla ação para superfícies metálicas ferrosasBrilhantePintar superfícies de metais ferrosos, não ferrosos, madeira e PVC.² ³
Acetinado
Fosco
Esmalte bicomponenteBrilhantePintar superfícies de metais ferrosos, não ferrosos, madeira e PVC.¹ ² ³
Acetinado
Fosco
Esmalte de efeitoPintar superfícies de metais ferrosos, não ferrosos, madeira e PVC, com efeitos especiais, como alumínio, perolizado, aluminizado ¹ ² ³

¹ Para proteção contra corrosão em metais ferrosos, é necessário o uso de fundo anticorrosivo

² Para aderência em metais não ferrosos, é necessário o uso de fundo para aderência

³ Para uso em alvenaria, somente quando indicado pelo fabricante

Fonte: NBR 11.702:2021 – Tintas para construção civil – Tintas, vernizes, texturas e complementos para edificações não industriais – Classificação e requisitos. Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2021.

Tinta epóxi para paredes

A tinta epóxi para parede é recomendada para ambientes que exigem maior resistência, durabilidade e acabamento, especialmente em locais com maior circulação de pessoas e em ambientes que requerem higiene e limpeza constantes.

Por isso, é uma opção ideal para ser utilizada em hospitais, clínicas, cozinhas industriais, banheiros, áreas de serviços e indústrias alimentícias e farmacêuticas, por exemplo. Além disso, a tinta epóxi para parede é uma boa escolha para revestir paredes de garagens, lavanderias e outras áreas sujeitas a umidade e produtos químicos, já que a resina epóxi é resistente a essas substâncias.

No entanto, é importante avaliar as necessidades específicas de cada projeto e consultar um profissional para determinar se a tinta epóxi é a melhor opção para o ambiente em questão.

Tinta a cal para paredes externas e fachadas

A tinta a cal é uma opção de pintura artesanal que tem sido utilizada há séculos para revestir paredes de diversas construções ao redor do mundo. É uma mistura simples de água, cal e pigmento, que resulta em uma tinta com acabamento mate e textura suave, que pode ser aplicada tanto em ambientes internos quanto externos.

Uma das principais vantagens da tinta a cal é a sua capacidade de regular a umidade do ambiente, permitindo a respiração das paredes e reduzindo a proliferação de fungos e bactérias. Isso a torna uma escolha ideal para ambientes úmidos, como banheiros, cozinhas e áreas de serviço.

Outra característica interessante da tinta a cal é a sua durabilidade, já que ela pode durar muitos anos sem perder a sua qualidade ou cor. Além disso, ela é resistente ao fogo e pode ser aplicada em superfícies de alvenaria, gesso, madeira e até mesmo em tijolos aparentes, dando um toque rústico e charmoso ao ambiente.

Porém, é importante ressaltar que a aplicação da tinta a cal requer alguns cuidados especiais. A tinta deve ser preparada de forma adequada, com a mistura dos ingredientes feita em proporções corretas e em um recipiente que não reaja com a cal. Além disso, a superfície deve ser preparada adequadamente para receber a tinta, e a aplicação deve ser feita em camadas finas e uniformes, com a técnica correta para evitar o aparecimento de manchas.

Qual a diferença entre as tintas de parede?

Saber a diferença entre as tintas é fundamental para escolher o produto certo para cada ambiente e superfície. Veja algumas dúvidas comuns de quem quer pintar ambientes internos e externos.

Tinta base água ou base solvente?

Uma das principais diferenças entre as tintas de parede é a sua base, que pode ser à base de água ou à base de solvente.

As tintas à base de água, como as tintas látex e acrílicas, são mais populares, pois possuem baixo odor, são de fácil aplicação e secagem rápida. Além disso, são resistentes a manchas e desbotamento, além de serem laváveis.

As tintas à base de solvente, como as tintas esmalte e epóxi, são mais indicadas para superfícies que precisam de maior resistência, como portas, janelas e móveis.

Qual a diferença entre tinta fosca, acetinada e brilhante?

Outra diferença entre as tintas é a sua textura e acabamento. As tintas foscas possuem acabamento mais discreto e uniforme, além de disfarçar imperfeições na parede. Já as tintas acetinadas e brilhantes possuem um acabamento mais evidente, refletindo mais a luz e dando a sensação de amplitude no ambiente.

Tintas para ambientes internos e para ambientes externos

Outra questão importante é a indicação de uso de cada tipo de tinta. Algumas tintas são mais indicadas para ambientes internos, como as tintas látex e acrílicas, enquanto outras, como as tintas epóxi, são mais indicadas para ambientes externos e superfícies que precisam de maior resistência, como pisos e paredes externas.

Tintas inodoras e tintas antimofo: escolhas especiais

Além disso, existem também as tintas especiais, como as tintas antimofo e as tintas inodoras, que possuem características específicas e são indicadas para ambientes com necessidades especiais, como banheiros, cozinhas e quartos de crianças.

Qual a diferença entre tinta látex e tinta acrílica?

Duas opções bastante populares no mercado são as tintas látex e acrílica. Embora possam parecer semelhantes, há diferenças significativas entre elas que podem afetar a escolha do consumidor.

A principal diferença entre a tinta látex e a tinta acrílica é a sua base. A tinta látex é uma tinta à base de água que contém pigmentos, cargas e aditivos. Por ser uma tinta à base de água, a tinta látex é menos tóxica e tem um odor menos forte, o que a torna ideal para ambientes internos. Além disso, ela é de fácil aplicação e secagem rápida.

Por outro lado, a tinta acrílica é uma tinta à base de resina acrílica que também contém pigmentos, cargas e aditivos. Ela é mais resistente e durável do que a tinta látex, o que a torna ideal para ambientes externos e superfícies que precisam de maior resistência, como paredes com muita circulação de pessoas ou áreas de maior umidade.

Tabela – Comparação entre tinta látex PVA e tinta acrílica

Tinta LátexTinta Acrílica
BaseÁguaResina acrílica
OdorMenos forteMais forte
Ambiente indicadoAmbientes internos e externosAmbientes externos e superfícies com maior circulação de pessoas ou umidade
ResistênciaMenorMaior

Qual a melhor marca de tintas para paredes?

Desde 2002, o Programa Setorial da Qualidade (PSQ) Tintas Imobiliárias tem sido orientado pelas normas técnicas e analisa frequentemente a performance das tintas imobiliárias. Como referência para o Governo Federal, esse programa visa defender os interesses dos consumidores, garantindo que as tintas comercializadas no mercado atendam a critérios rigorosos de qualidade e segurança.

Atualmente, as marcas que estão em conformidade com as normas técnicas são:

  • Tintas Alessi
  • Tintas Anjo
  • Tintas Artcolor
  • Tintas Bautech
  • Tintas Ciacollor
  • Tintas Coral
  • Tintas Dacar
  • Tintas eucatex
  • Tintas Farben
  • Tintas Fortex
  • Futura Tintas
  • Tintas Grafftex
  • Tintas Hidracor
  • Tintas Hidrotintas
  • Tintas Hydronorth
  • Ibratin
  • Tintas Induscril
  • Tintas Iquine
  • Tintas irajá
  • Tintas Killing
  • Tintas Kokar
  • Tintas Leinertex
  • Tintas Lidertex
  • Tintas Lukscolor
  • Tintas Lux
  • Tintas Luztol
  • Tintas Maxvinil
  • Tintas Maza
  • Montana Química
  • Tintas Ourocolor
  • Tintas Qualyvinil
  • Tintas Renner
  • Tintas Resicolor
  • Tintas Revprol
  • Tintas Sayerlack
  • Tintas Sbras
  • Tintas Sherwin Williams
  • Tintas Sto
  • Tintas Suvinil
  • Tintas Bella
  • Tintas Universo
  • Tintas Veloz
  • Tintas Verbras
  • Tintas Vivacril