Startups: a essência da inovação no Construtalk Curitiba

Startups: a essência da inovação no Construtalk Curitiba

Tanto a McKinsey quanto o Fórum Econômico Mundial afirmam que o caminho para a reinvenção da construção passa pela inovação. E um dos caminhos mais curtos para isso é contratando empresas que promovam inovação em seus processos. Logo, tem tudo a ver com startups.

Assim, o Construtalk Curitiba não poderia deixar de contar com a presença dessas empresas de base tecnológica em sua programação. Afinal, o tema do evento remete ao necessário salto tecnológico para o setor alcançar níveis inéditos de produtividade.

Dessa maneira, o evento conta com quatro startups em sua grade de programação: DroneMapp, Mora, Prevision e Tecza. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma delas e ver como contribuem para a inovação na construção civil.

DroneMapp

startups

A DroneMapp é uma empresa de Curitiba especializada no processamento de imagens captadas por drones. Assim, a empresa se posiciona como uma plataforma que oferece dois benefícios principais.

Primeiro, uma interface para processamento. Depois, uma API que possibilita a integração com outras plataformas tecnológicas da indústria da construção.

Por meio dos serviços oferecidos pela DroneMapp é possível fazer cálculos volumétricos avançados em tempo real. Mas a DroneMapp é muito mais do que isso.

O intuito da DroneMapp é entregar uma solução de inteligência. Ou seja, auxiliar os clientes a extrair informações relevantes para o negócio  a partir de dados de sensoriamento remoto. Além disso, a startup propõe fazer o gerenciamento dos dados de maneira simples, eficiente e que gere valor real.

Mora

startups

A Mora é uma startup que está desenvolvendo uma nova proposta de moradia. A empresa tem como proposta descomplicar a vida das pessoas, facilitando relações e encurtando distâncias.

Para tanto, a empresa está apostando no desenvolvimento imobiliário de terrenos localizados em bairros centrais da cidade de São Paulo.

As edificações da Mora são modulares, com apartamentos de cerca de 20 m². As unidades serão alugadas pela Mora totalmente equipadas com mobiliários e eletrônicos. Todo o processo de locação é feito por meio de aplicativo. Como as unidades contam com muita tecnologia embarcada, a operação também é feita por meio de aplicativo.

O primeiro empreendimento da Mora está sendo construído no bairro da Vila Madalena, na Zona Oeste de São Paulo. Serão 18 módulos de 20 m² cada em um terreno de 500 m². Os módulos – contêineres – são feitos na fábrica da empresa, na Grande São Paulo, em aço estrutural reforçado.

A Mora estará presente no Construtalk Curitiba 2019. Na ocasião, Arthur Norgren, diretor da startup, vai falar sobre sua proposta de negócio e sobre esse empreendimento. Não perca.

Prevision

startups

A Prevision é uma plataforma de gestão visual e previsível de obras. A proposta da empresa é ajudar a desenvolver a obra a partir do melhor fluxo físico-financeiro do projeto. Com isso, a startup se preocupa em garantir a disponibilidade de recursos do empreendimento.

Isso porque a ferramenta procura otimizar a comunicação entre os departamentos da construtora. Mais especificamente, entre as áreas de planejamento e execução.

Todos os tipos de empreendimento podem ser atendidos pela Prevision, não importando o porte ou o padrão. De acordo com a CEO da empresa, Paula Lunardelli, o custo da ferramenta é de, aproximadamente, 0,06% do custo total do projeto.

Como benefício, a empresa afirma que o retorno financeiro é de cerca de 6%. Ou seja, um resultado 100 vezes superior ao montante investido.

Tecza

startups

A startup Tecza se define como uma plataforma de soluções para a construção civil. Isso porque a empresa se propõe a reunir diversas soluções em um mesmo local.

Dessa maneira, é possível adquirir os aplicativos necessários para as necessidades específicas do seu projeto. A plataforma da Tecza também permite que se faça o gerenciamento de projetos. Tudo por meio da integração entre aplicativos.

A Tecza lança mão da tecnologia BIM para otimizar processos e fazer previsões assertivas de cronograma. Estão por trás da Tecza os engenheiros civis Alexia Motter, Thiago Campestrini e Thiago Weingartner.

A empresa é uma das confirmadas na programação do Construtalk Curitiba 2019.

Startups no Construtalk Curitiba 2019

O Construtalk é o evento itinerante do Buildin que já foi realizado nos Estados de Santa Catarina, Pernambuco, Goiás e Minas Gerais. Agora, o Construtalk Curitiba convida a engenheiros de obra, empresários, empreendedores e fornecedores a participar de seus debates.

Durante o evento o participante estará em contato direto com palestrantes engajados na transformação digital do setor. São profissionais que têm projetos reais para mostrar. Além disso, com mais de 250 pessoas presentes na plateia, você terá inúmeras possibilidades de networking sobre inovação e tecnologia.

Além disso, o Construtalk Curitiba 2019 é apoiado por uma das maiores instituições de fomento ao Empreendedorismo no país, o Sebrae-PR, e terá apresentações de Startups promissoras e com DNA de inovação.

Por isso, aproveite os lotes promocionais e garanta agora mesmo a sua presença no Construtalk Curitiba 2019.