Sienge no ENIC 2023: importância da integração da cadeia da construção civil e tendências tecnológicas

Escrito por Redação Sienge

9 de maio 2023| 6 min. de leitura

Compartilhe
Sienge no ENIC 2023: importância da integração da cadeia da construção civil e tendências tecnológicas

O Sienge – solução líder do Grupo Softplan para a gestão da Indústria da Construção – participou do 96º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC 2023), com debates sobre a importância da integração e da digitalização da cadeia produtiva da construção civil. Realizado neste ano como parte da FEICON, a principal feira de negócios do setor, o evento contou com discussões dos principais players do mercado e de importantes entidades da área, como representantes da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC).

Sienge no ENIC 2023: Tecnologia apoia na integração da cadeia da construção

O portfólio da Softplan para a Indústria da Construção conta ainda com outras quatro marcas especialistas no setor: CV CRM, Prevision, Collabo e eCustos, que juntos com o Sienge formam o ecossistema tecnológico com a maior cobertura da cadeia da construção no Brasil. Durante o evento, o grupo destacou os desafios do setor, que apresenta problemas estruturais e históricos de desintegração da cadeia produtiva, baixa digitalização e ciclo de incorporação complexo.

“É um segmento com uma grande complexidade e, na prática, fracionado em três seções: o orçamento, o canteiro de obra e o processo de venda. Essa fragmentação cria barreiras para o segmento, ocasionando uma falta de integração não apenas do canteiro de obras, mas de todo o fluxo construtivo”, explica Guilherme Quandt, Diretor de Estratégia da Unidade da Indústria da Construção da Softplan.

Guilherme Quandt, Diretor de Estratégia da Indústria da Construção da Softplan, palestra sobre integração da cadeia da construção no 96º ENIC - 2023.
Guilherme Quandt, Diretor de Estratégia da Unidade da Indústria da Construção da Softplan

Com uma cobertura do pré-obra ao pós-obra, a empresa destacou a criação de um ecossistema operante em todas as etapas da jornada do cliente. O Sienge, por exemplo, é uma plataforma que auxilia as construtoras e incorporadoras ao longo de todo o andamento da obra. Com apoio da tecnologia, o software possibilita que seus usuários economizem um custo de 25% a 34% por m² e acelerem de 40% a 50% o processo da construção.

Especialista em CRM no mercado imobiliário, o Construtor de Vendas atua na desburocratização da venda e compra de imóveis. Com o uso da tecnologia, o CV CRM possibilita que a venda de um imóvel, que demoraria cerca de um ou dois meses para ser efetuada, seja concluída em apenas cinco minutos.

Na esfera de gestão de orçamentos, a plataforma eCustos garante uma maior segurança orçamentária de todas as etapas da obra, permitindo orçamentos até 10 vezes mais rápidos e agilizando demandas e gerando insights importantes para as construtoras e incorporadoras.

Presente no estágio de planejamento da obra, o software Prevision, especialista em Lean Construction, opera diretamente nos cronogramas, gerando, em média, uma economia de 15% nos custos na obra, além de diminuir o tempo da construção do projeto em 30%.

Já com a solução Collabo, é possível conectar a indústria com o processo construtivo, de modo a facilitar a consulta, a especificação e a cotação de produtos.

“70% das compras das construtoras e incorporadoras são feitas no varejo, com informações sem padrão que resultam na falta de projeção real sobre a demanda do setor. Esse é mais um exemplo de que construção civil precisa de previsibilidade. E para a gente chamar o segmento de ‘indústria da construção’, precisamos pensar e agir como uma indústria integrada”, reforça Quandt.

Industrialização da construção civil

O ENIC também foi palco de discussões a respeito do processo de industrialização na área da construção civil – que possui uma movimentação anual de R$ 400 bilhões e espera movimentar US$ 14 trilhões até 2025. Entre os desafios do setor destacados na palestra “Industrialização e Integração da Cadeia Produtiva” estão a transformação digital, a integração produtiva e a capacitação, atração e retenção de mão-de-obra.

“Construção é mais dignidade, saúde, mais emprego, mais vida. E um tema que nos une é a industrialização do processo, um grande caminho que une alguns elos importantes, inclusive a sustentabilidade. Quando você faz o processo industrial, trabalha com profissionais adequados, diminui resíduos, alcança uma produtividade maior”, declarou José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Aproveite e saiba mais sobre o potencial de desenvolvimento do setor no material “O Cenário da Adoção de Tecnologia da Indústria da Construção em 2023”.