Aquisição da Construmarket fortalece protagonismo do ecossistema Sienge na integração da cadeia da construção civil

Escrito por Redação Sienge

22 de agosto 2023| 6 min. de leitura

Compartilhe
Aquisição da Construmarket fortalece protagonismo do ecossistema Sienge na integração da cadeia da construção civil

O Grupo Softplan anunciou a aquisição da Construmarket, construtech de soluções digitais, conteúdo e inteligência voltados ao mercado da construção civil. Conectada ao Sienge, software que lidera a operação do Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção, composto também pelas demais soluções da vertical – CV CRM, Prevision, Refera, eCustos e Collabo – a empresa chega para impulsionar o processo de transformação digital do setor e a estratégia de integração da cadeia da incorporação, garantindo uma real conexão entre todas as etapas em um segmento historicamente fragmentado.

O movimento marca a estreia da Softplan nos mercados de autoconstrução, arquitetura e operações. A empresa já é referência nacional em engenharia e construção e agora passa a atuar de forma completa no ramo conhecido como “AECO” – arquitetura, engenharia, construção e operações. Com isso, a companhia espera expandir seus negócios também para empresas que possuem obras, mas não são obrigatoriamente construtoras e incorporadoras, como grandes varejistas.

Integração da cadeia: canteiro de obras mais conectado

A nova adquirida também realiza a gestão de compras e vendas de materiais, facilities e manutenção industrial. Seu ingresso ao Ecossistema da empresa de tecnologia catarinense aproximará ainda mais o Sienge dos canteiros de obras, ampliando a atividade da plataforma nas áreas de gestão e de operações. Assim, as companhias buscam oferecer uma experiência mais fluída para seus clientes, expandindo a capacidade de resolução de problemas que fazem parte do dia a dia dos profissionais do segmento.

As duas empresas acreditam que levar conhecimento para o segmento é importante e apostam na produção de conteúdo especializado para auxiliar no desenvolvimento dos profissionais. Ao somar a audiência do Blog do Sienge e do Portal AECWeb, os portais de conteúdo do grupo passam a ter cerca de 50% do tráfego da internet brasileira em conteúdos voltados para a indústria da construção.

Fundada em 2001 na cidade de São Paulo, a Construmarket registrou ano passado uma receita de R$ 32 milhões – para 2023, a receita estimada é de R$ 38 milhões. Entre seus principais produtos para obras está o trio Construpoint, solução para planejamento e acompanhamento; Construmanager, de gerenciamento e colaboração para projetos; e Construcompras, plataforma de compra de materiais.

A combinação da expertise do Construcompras e da Collabo – solução do Ecossistema da Softplan voltada para a gestão de suprimentos –, também facilitará ainda mais o processo de compra de insumos, ao reunir todos os produtos de forma simples e eficaz, proporcionar negociações diretas que geram preços mais competitivos e evitar que seus usuários precisem buscar diversos fornecedores.

Ecossistema Sienge reforça pioneirismo na integração da cadeia

“Nossa união chega como algo inédito ao mercado e ampliará a presença de nosso Ecossistema em todas as etapas de obra, ou seja, de seu planejamento até possíveis reparos e manutenções, cobrindo cerca de 80% das demandas presentes no ciclo da cadeia da construção civil. Unindo nossos esforços, atingiremos mais de 1,2 milhão de usuários diretamente conectados aos nossos produtos, além de cerca de 210 mil obras gerenciadas pelas nossas soluções” explica Ionan Fernandes, Diretor Executivo da Softplan para a Indústria da Construção. O impacto da colaboração entre as duas empresas também está no número de construtoras, incorporadoras e escritórios de projetos: de 6 mil, o número salta agora para 12 mil organizações atendidas.

Integração da cadeia garante saltos de produtividade

Trabalhando em sinergia, as soluções da vertical da Indústria da Construção do Grupo Softplan permitem economia de tempo e de custos, além de evitarem desperdícios. “Oferecemos agilidade reduzindo em até 21% o prazo das obras, orçamentos 10 vezes mais rápidos e assinatura de documentos de venda dos imóveis com 70% mais velocidade. Além disso, possibilitamos uma economia de até 20% no preço de insumos e de até 34% no custo do metro quadrado. Com a Construmarket, permitiremos que as construtoras, imobiliárias e incorporadores melhorem seu processo de gestão de projetos e dos canteiros de obra”, revela Fernandes.

Segundo o CEO da Construmarket, Jorge Alvarez, a união com a Softplan permitirá acelerar o desenvolvimento do segmento como um todo, além de impactar positivamente o crescimento dos profissionais da construção civil. “O trabalho que a Softplan está fazendo há mais de 30 anos no setor e sua ousadia em continuar se expandindo cada vez mais dialoga diretamente com nosso objetivo de ampliar a digitalização da construção para o Brasil todo. Juntos, nós conseguiremos uma maior capilaridade no mercado, promovendo eficiência, produtividade e previsibilidade para nossos clientes”, destaca.

A Construmarket é responsável pelo atendimento de mais de 750 mil usuários mensais em suas plataformas e portais, além de mais de 70 mil obras digitalizadas e mais de 800 mil equipamentos e locais monitorados.