Saiba como reduzir a poluição tecnológica com o TI Verde

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

18 de maio 2018| 10 min. de leitura

Compartilhe
Saiba como reduzir a poluição tecnológica com o TI Verde

Com tantas mudanças e preocupações ambientais, o aumento da população e do consumo de novas tecnologias, a área de computação precisou desenvolver uma solução sustentável para o seu lixo eletrônico: o TI Verde.

De acordo com dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) revelam que cerca de 50 milhões de equipamentos eletrônicos diversos são descartados e transformados em lixo eletrônico, anualmente.

Só no Brasil, um dos maiores consumidores de tecnologia do mundo, cerca de 60% do lixo inclui algum tipo de resíduo eletrônico, sendo que boa parte deste material acaba em lixões, sem nenhum tipo de tratamento.

Mas talvez você esteja se perguntando…

O que é TI Verde?

ti verde
Fonte: Smartech

Conhecido como Tecnologia da Informação Verde ou Green IT é um conjunto de ações que torna o processo de produção de equipamentos tecnológicos menos prejudicial ao meio ambiente.

O objetivo é produzir produtos que consomem menos energia, evitar a utilização de metais pesados e o uso de componentes químicos e tóxicos, além de aumentar a quantidade de materiais recicláveis na fabricação dos produtos.

O TI Verde engloba, entre outros aspectos, o cumprimento da legislação ambiental, diagnósticos dos aspectos e impactos ambientais de atividades relacionadas à área de Tecnologia da Informação (TI). Dessa forma, são desenvolvidos procedimentos e planos de ação com o objetivos de eliminação ou diminuição da agressão ambiental.

Dentre as preocupações do TI Verde, estão:

  • Computação com o uso eficiente da energia;
  • Gerenciamento de energia;
  • Projetos de Data Centers Verdes;
  • Virtualização de servidores e desktops;
  • Descarte responsável e reciclagem;
  • Utilização de fontes de energia renováveis;
  • Produtos de TI com selos ecológicos;
  • GED – Gestão de documentos eletrônicos;
  • VoIP e Videoconferência.

Mas afinal…

… qual a importância do TI Verde?

Nos últimos anos, questões ecológicas, uso racional de recursos naturais, de preservação e energéticos se tornaram extremamente importantes e estão sendo abordados amplamente em todos os setores. Incluindo a construção civil.

É extremamente importante que as empresas apostem em ações para conseguir suprir as necessidades de um negócio sustentável e atender aos Índices de Sustentabilidade Empresarial.

Talvez você esteja se perguntando: o que é isso?

Conhecido também como ISE, trata-se de uma iniciativa pioneira na América Latina que busca criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade.

Com isso, o ISE irá realizar análises comparativas entre as empresas sob os aspectos de sustentabilidade com base na eficiência econômica, estimulando a preocupação com o meio ambiente e a responsabilidade ética.

Outra prática importante é estar de acordo com o ISO 14001, criada para auxiliar o setor de TI a identificar, priorizar e gerenciar seus riscos ambientais como parte de suas práticas usuais.

A partir do momento que as empresas se preocupam em adotar ações sustentáveis, em todos os setores da empresa, incluindo o TI, garantem que estão adotando as melhores práticas para cumprir as normas regulamentatórias relacionadas à segurança e o desempenho ambiental.

Desta maneira, quando uma empresa atinge metas positivas e consegue divulgar bons resultados de seus esforços ambientais, conseguem melhorar, e muito, a visão da sua marca no mercado.

E você sabe o que isso pode gerar?

Vantagens para sua construtora

Há algum tempo, TI Verde era visto apenas como uma tendência. Mas graças a conscientização sobre questões ambientais, muitas empresas têm dado mais importância ao assunto.

Mas, além de pensar no meio ambiente, esta prática pode garantir outras vantagens para você. Tais como:

  • Redução no uso e otimização no preço da energia;
  • Aumento na eficiência, desempenho e vida útil de hardware, aplicações e outros ativos;
  • Redução da quantidade de hardware necessário;
  • Aumento na eficiência e o desempenho da força de trabalho;
  • Redução do espaço alocado em um datacenter;
  • Redução das necessidades de ar condicionado;
  • Redução das emissões de gases de carbono/do efeito estufa e poluição ambiental;
  • Redução da necessidade de instalações adicionais;
  • Redução do risco e responsabilidade;
  • Redução da exposição a toxinas mortais e materiais perigosos do e-lixo enfatizando a reutilização, a reciclagem e a biodegradabilidade;
  • Permite a colaboração e o aumento da produtividade;
  • Inspiração e motivação para seus colaboradores;
  • Melhora no equilíbrio entre o estresse do trabalho e a qualidade de vida.

5 passos para aplicar o TI Verde na sua construtora

ti verde
Fonte: Accept

Ok, você talvez já esteja convencido sobre a importância do TI Verde na sua empresa. Mas, afinal, como você pode aplicar essas práticas todas na sua construtora?

Nós mostramos para você como começar, com apenas 5 passos:

1º Passo: tenha projetos sustentáveis

De nada adianta você aplicar na sua construtora práticas sustentáveis, como a coleta seletiva do lixo, se os projetos que você desenvolve não garantem ações voltadas para o bem do meio ambiente.

Por meio do TI Verde é possível identificar como a infraestrutura da empresa afeta essas questões. Por exemplo, como são distribuídos os espaços físicos, sistemas de segurança, aquecimento e ar condicionado. Além de avaliar os impactos de acordo com os tipos de dispositivos usados;

2º Passo: crie regras de controle de desperdícios de materiais e emissão de carbono

Nós já falamos em outros posts sobre a importância do descarte e da reutilização de materiais na construção civil. Isso também pode ser aplicado no TI. Práticas, como o descarte correto de computadores, CPUs ou até mesmo um mouse, já fazem toda a diferença.

Além disso, o setor de TI deve ser responsável por controlar os cortes de emissão de gases poluentes. Dessa maneira, poderá contribuir com outros departamentos para calcular, capturar e reportar as atividades de todos os setores.

Dentro do próprio setor de TI é possível avaliar quanto o desenvolvimento de uma aplicação vai emitir de carbono, a energia gasta com hardwares, entre outros;

3º Passo: adote políticas de gerenciamento de energia

Por meio de Data Centers, sistemas de monitoramento ou redes inteligentes de energia elétrica, podem ser utilizados no desenvolvimento de um plano adequado para o gasto de energia de toda a empresa e para acompanhar como os seus colaboradores utilizam dispositivos elétricos.

Além de poder controlar os usos excessivos, você ainda pode criar ações de incentivo ao uso e economia de energia.

4º Passo: adeque-se a regulamentações ligadas ao meio ambiente

Conforme mostramos acima, existem certificações e normas regulamentadoras relacionadas ao meio ambiente. O departamento de TI deve sempre estar atento as leis e regulamentações com tudo que produzem, compram e descartam.

Essas regulamentações seguidas por grandes empresas são parâmetros a serem seguidos, pois costumam ser rigorosas e podem impactar os seus negócios de maneira positiva.

5º Passo: conscientize seus colaboradores

Talvez esse seja um dos primeiros passos mais importantes que você deva cumprir ao aplicar o TI Verde na sua construtora. De nada adianta você adotar práticas sustentáveis, se seus colaboradores não abraçarem a causa também.

Isso pode ser feito por meio de comunicação interna, palestras, folders ou qualquer outro meio de comunicação que transmita a mensagem para o funcionário. O importante é que você identifique a melhor forma de influenciá-los para que se sintam motivados para construir uma empresa sustentável.

Conclusão

O conceito de TI Verde está em tudo. A sustentabilidade é um tema extremamente importante em toda a sociedade devido às preocupações ambientais. Investir na conscientização dos usuários é a forma mais eficiente de conquistar mudanças.

Além disso, aposte na reciclagem de equipamentos e evite a subutilização de sistemas. Isso irá, não apenas tornar a empresa sustentável, mas também otimizar toda a linha de produção e gerar grande economia financeira.

Nos conte o que acha sobre o tema e como você aplica o TI Verde na sua empresa. Caso o post tenha te ajudado de alguma forma, não deixe de curtir e compartilhar nas suas redes sociais.

E não se esqueça, você já pode praticar uma ação sustentável de TI Verde hoje. Quando terminar, desligue seu computador, inclusive o monitor 🙂

Quer saber mais sobre o TI Verde e quais são as melhores formas de descarte? Assista: