Logo Sienge
Ebook Gratuito

Ebook – Sustentabilidade na Construção Civil pelo Controle de Qualidade

Seta para Formulário
Faça o download grátis aqui!
Basta preencher o formulário abaixo

Baixe gratuitamente preenchendo nosso formulário!

BAIXAR
- Sustentabilidade na Construção - por que investir
- Beneficie sua empresa com uma boa gestão de resíduos
- Normas: Conheça as principais
- Entenda a importância do processo de certificação e controle da qualidade
Sobre o Material

Como tornar uma construção sustentável? É de responsabilidade da Gestão da Qualidade nortear os pontos cruciais para a sustentabilidade na Construção Civil.

A área da qualidade pode aplicar métodos de controle dos materiais, priorizar a economia e atuar na gestão ambiental, como por exemplo, no controle dos materiais e dos resíduos na Construção Civil, com destinação adequada das sobras do canteiro de obras.

 

Por meio de melhores práticas, normas e procedimentos amplamente conhecidos, como a ISO 14001, é possível trazer critérios de qualidade para que a empresa tenha um bom desempenho nos quesitos ambientais, contribuindo com a sustentabilidade na Construção Civil e colhendo bons frutos com isso!

 

No entanto, vale salientar que, essas ações não podem estar restritas apenas ao time de Gestão da Qualidade, mas sim que toda a empresa precisa ser conscientizada sobre a importância do tema, em prol dos mesmos objetivos de sustentabilidade na Construção Civil. Neste caso, é necessário trabalhar o engajamento para que todos os envolvidos estejam motivados a aplicar, utilizar e reforçar os conceitos internos de melhoria contínua. A construtora e seus gestores podem preparar planos adequados de programas de formação e conhecimento da qualidade, atuando como impulsionadores e contribuindo para redução dos impactos ambientais das obras.

 

Profissionais da indústria da construção precisam estar conscientes da importância da formação da qualidade. Parcerias; acordos no processo de construção que constitui um passo importante na obtenção de um produto de alta qualidade;  personificação no ambiente de trabalho com o uso da tecnologia; são detalhes importantes para o aprimoramento de uma equipe da qualidade e para garantir a sustentabilidade na Construção Civil.

 

#1 Por que investir na equipe de Gestão da Qualidade para aumentar a sustentabilidade na Construção Civil?

Contar com uma equipe de Gestão da Qualidade e com um excelente planejamento e organização é impulsionar sua construtora para ser referência em sustentabilidade na Construção Civil. Com as mudanças tecnológicas, sociais e ambientais, a equipe de qualidade tem se destacado como o fator principal de apoio à gestão ambiental nas empresas. Isso porque essa área possui estratégias de valorização da sustentabilidade e gestão de resíduos na Construção Civil.

 

Confira benefícios das empresas que investem na equipe de qualidade para melhorar o desempenho ambiental:

 

  • Monitoramento de seus processos, garantindo a eficácia;
  • Avaliação dos processos;
  • Correção de defeitos e problemas;
  • Garantia contínua da qualidade.

IMPORTANTE: criar engajamento no ambiente de trabalho, para o conceito de qualidade ser bem entendido e seguido por todos.

 

Os colaboradores precisam estar conscientizados a buscar o mesmo objetivo de sustentabilidade na Construção Civil e, muito mais que isso, precisam estar motivados a aplicar, utilizar e reforçar os conceitos internos de melhoria. Esse engajamento pode ser promovido pela valorização dos serviços do funcionário, como premiações para os colaboradores que geram menor quantidade de resíduos ou que contribuam com ideias inovadoras voltadas a gestão ambiental, por exemplo.

 

#2 De que forma o controle de qualidade influencia na sustentabilidade da Construção Civil?

A Gestão da Qualidade pode atuar em muitos aspectos para garantir a Sustentabilidade na Construção Civil, desde o planejamento, com as melhores práticas quanto aos materiais utilizados e forma de acomodação, até a compra desses insumos, com fornecedores que compartilhem da mesma consciência ambiental. E pode-se obter melhores práticas também no dia a dia administrativo da construtora. É possível, por exemplo, reduzir o consumo de papéis fazendo uso da tecnologia. O uso de blocos de folhas, como as ordens de compra, pode ser substituído por uma solução especializada que ofereça subsídios para todos os processos da construtora, do planejamento a pós-venda.

 

Outra forma de utilizar a tecnologia em favor da qualidade e da sustentabilidade na Construção Civil é a implantação de dispositivos móveis no canteiro de obras. O acesso à internet é um recurso que possibilita essa ação e está diretamente ligada com o conceito de qualidade baseado na tecnologia. Com a mobilidade é possível realizar análises durante o planejamento e execução da obra, certificar-se do uso adequado dos materiais e de seu descarte, aplicando práticas sustentáveis de gerenciamento de resíduos na Construção Civil.

 

#3 Gestão da Qualidade na busca pela sustentabilidade na Construção Civil: Normas

A ISO 14001, que orienta a implementação de sistemas de gestão ambiental, e a Lei 12.305 de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS),  servem como apoio à área da qualidade para envolvimento da sustentabilidade na Construção Civil no seu processo de trabalho. Baseada nessas normas, a Gestão da Qualidade pode aplicar métodos, na escolha dos produtos, nos serviços e nos locais de trabalho para cumprir com as demandas sócio-ambientais.

 

Resíduos e poluição ocasionados pelo processo de trabalho na construção são vistos como uma ineficiência e, além de resultar em mau desempenho ambiental, podem trazer uma imagem de negligência para a construtora perante a sociedade. Por isso, ao seguir essas normas, a empresa se compromete a manter a melhoria contínua em toda sua operação, buscando sempre formas de aumentar seu desempenho na gestão ambiental.

O sistema de gestão ambiental possui requisitos que devem ser levados em consideração na sustentabilidade da Construção Civil e é de responsabilidade da organização estabelecer, documentar e melhorar os processos e determinar de que forma eles deverão funcionar. Para isso, a equipe da qualidade pode aplicar o método PDCA (Plan, Do, Check, Act)  para:

  • Planejar as mudanças e novas formas de trabalho;
  • Executar as novas formas de trabalho determinadas;
  • Verificar se a execução no novo formato e com as novas orientações trouxe os resultados de melhoria esperados;
  • Agir em relação a necessidade de novas orientações, caso os resultados planejados não tenham sido alcançados.

Essa prática busca a melhoria contínua na organização e seu uso permite, além da prevenção do desperdício e danos ao meio ambiente, a redução de custos com materiais.

Logo Sienge
Logo Rede Social Sienge Logo Rede Social Sienge Logo Rede Social Sienge Logo Rede Social Sienge Logo Rede Social Sienge
Logo Softplan
Quero Baixar!