Retrospectiva 2022 – Sienge Comunidade

Grasiele Hoffmann

Escrito por Grasiele Hoffmann

22 de dezembro 2022| 15 min. de leitura

Compartilhe
Grupo de mulheres engenheiras reunido em frente ao painel onde se lê: foto oficial, mulheres de ação na construção.
O primeiro grupo do Sienge Comunidade foi “Mulheres na Construção”

Em 2021, iniciamos o planejamento do que seria a Comunidade do Sienge. Estudamos bastante sobre o assunto, conversamos com empresas que já tinham comunidades consolidadas e com profissionais do setor para entender o que eles gostariam de encontrar neste local.

Desenhamos várias propostas interessantes. Então, acabamos percebendo que deveríamos entregar algo “relativamente simples” e ir construindo algo de valor real com os próprios membros da Comunidade!

Decidimos, então, lançar gradativamente os grupos na Comunidade. À medida que íamos aprendendo mais sobre as necessidades e interesses dos profissionais de diferentes áreas desta Indústria, novos espaços de discussão e troca seriam criados para conectar estas pessoas.

Grupos que conectam

E assim, em março de 2022, no Mês das Mulheres, decidimos lançar o primeiro grupo, o das “Mulheres da Construção”. Nosso objetivo com esse grupo é o de conectar todas as pessoas que apoiam o avanço DELAS no setor e estejam dispostas a contribuir na promoção de uma indústria de gênero neutro, que acolha esses talentos em todas as funções.

Realizamos ao longo do ano algumas ações para conectá-las, capacitá-las e aumentar a presença delas na Indústria da Construção. Dos 23 eventos online organizados na Comunidade do Sienge, tivemos em 14 deles a participação de pelo menos uma mulher nos painéis. Além disso, realizamos dois encontros presenciais onde ELAS estavam no centro das narrativas, mostrando seu talento e compartilhando com as demais um pouco do seu conhecimento. Foi incrível!

Mas isso foi só o começo! Podemos e precisamos fazer muito mais em 2023. Que tal se juntar a nós nesse movimento?

Grupo de dezesseis mulheres sentadas, em duas filas horizontais, posando para foto do evento presencial.
Nos encontros presenciais, as mulheres foram o centro da narrativa

Atendendo às demandas

Enquanto seguíamos compreendendo o funcionamento de uma comunidade voltada ao setor da construção civil, decidimos lançar em setembro, durante o Construsummit 2022, o segundo grupo: “Engenharia e Construção”. Criamos esse espaço na Comunidade para reunir entusiastas que estejam dispostos a compartilhar conteúdos relevantes que contribuam para aumentar a eficiência, a qualidade e a sustentabilidade dos projetos de construção.

Todos os membros são encorajados a compartilhar suas boas práticas e expor suas dúvidas para gerarmos discussões construtivas e significativas para o grupo. Nossa prioridade aqui é colocar o trabalho dos profissionais de engenharia no centro das conversas!

Contudo, queríamos ir além e envolver também os acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil nessas discussões. Assim, começamos a realizar ações para atraí-los para a Comunidade e aproximá-los do mercado.

Mulher sentada apontando para capacete de obras.

O grupo Acadêmicos de Engenharia conta atualmente com mais de 100 membros. Nesse espaço, eles podem obter ajuda de colegas de curso e de profissionais mais experientes, bem como divulgar seus trabalhos científicos com toda a Comunidade.

Outro espaço para troca criado este ano foi sugerido pelos próprios membros. Trata-se do grupo de Contabilidade. Ali, eles podem se conectar com outros profissionais da área que prestam serviço para o setor imobiliário e construção civil para compartilharem experiências e insights, trocar informações de qualidade, fazer perguntas e encontrar respostas sobre qualquer assunto relacionado à contabilidade e à tributação.

Aliás, esta prática de sugerir a criação de grupos é algo que apreciamos muito na Comunidade! Afinal, queremos fomentar cada vez mais a colaboração e o aprendizado social, conectando mais pessoas do ecossistema da construção civil.

Foto vista de cima mostra operários de uma obra, de uniforme e capacete, em frente a um barracão.

Colaboração na prática

Outra forma que encontramos para estimular essas trocas e conectar as pessoas é dando visibilidade e voz a elas. Assim, frequentemente convidamos os membros da Comunidade Sienge para participarem dos nossos eventos, falando sobre algum assunto que dominam. Também buscamos promover encontros presenciais e visitas a empresas para gerar conexões relevantes e trocas significativas.

Estamos verdadeiramente comprometidos em trazer as mais diversas vozes para o palco da Comunidade e amplificá-las para o mercado. Afinal, a diversidade de perspectivas e experiências compartilhadas leva ao desenvolvimento de um setor mais forte!

Um funcionário de costas, de pé, conversa com outros funcionários sentados dentro de um barracão de obra.

Também nos preocupamos em influenciar a adoção de boas práticas sociais nas empresas do setor, estimulando o trabalho voluntário das pessoas que trabalham nesta Indústria. Por isso, criamos um espaço para as pessoas compartilharem projetos e programas sociais que possam ser abraçados pelos profissionais da construção. O Sienge está empenhado em contribuir para um mundo melhor, e é por meio da Comunidade que conseguiremos conectar as pessoas que desejam fazer parte dessa transformação.

Importante lembrar que esse tipo de trabalho também muda a vida de quem o pratica, causando uma verdadeira festa nos neurotransmissores que geram sensações como alegria, recompensa e bem-estar! Leia mais sobre esse assunto no artigo Ciência da Felicidade.

 

Imagem mostra o print de uma tela, onde na parte de cima está a foto de uma família de quatro integrantes, e embaixo está um texto onde se lê que o time sienge - softplan é o patrocinador oficial da casa da dona Edelvina, e o texto continua descrevendo o projeto.

Conectando vagas e oportunidades

Mas é claro que não paramos por aí! Também estamos empenhados em ajudar as pessoas a conseguirem empregos na indústria da construção e a ajudar os empregadores a se conectarem com essas pessoas. Para tanto, criamos um espaço na Comunidade que ajuda na divulgação de vagas e na recolocação profissional dos nossos membros. Isso não é demais? Temos a chance de transformar a vida de milhares de profissionais e o futuro de milhares de empresas.

Como você pode ver, foi um ano bem intenso! Tivemos a oportunidade de fazer muita coisa com o apoio da Comunidade e, principalmente, de aprender muito com tudo isso!

Tempo

O tempo é mais valioso do que o dinheiro. Você pode obter mais dinheiro, mas não pode obter mais tempo. (Jim Rohn)

Estamos muito cientes do ritmo de vida acelerado das pessoas. O tempo parece não ser suficiente para darmos conta de nossas atividades profissionais e pessoais. Pior, quase não sobra tempo para ajudar uns aos outros, criar laços colaborativos, ser útil. O resultado? Um déficit no avanço do setor. Sim, é isso mesmo!

As pessoas são parte essencial de qualquer transformação e, assim, responsáveis por fazer essa mudança acontecer. Por isso, é essencial realizar trocas constantes, ainda mais dentro de um espaço com pessoas que compartilham os mesmos interesses e possuem as mesmas necessidades que você.

Fazer parte de uma comunidade dessas é uma experiência incomparável, que pode gerar insights valiosos para quem está disposto a se envolver, aprender, ensinar, ouvir.

Ilustração com duas pessoas sentadas ao lado de uma grande ampulheta e um texto escrito: doe tempo e compartilhe conhecimento.

Compartilhando conhecimento

A Comunidade propicia várias formas para você se envolver e contribuir. Basta doar um pouco do seu tempo para participar! Dez minutos diários já são o suficiente para compartilhar conteúdos relevantes e conhecimentos que possam ajudar outros profissionais a adquirir novas habilidades e a resolver seus problemas mais urgentes.

Você também pode falar sobre seus desafios e vitórias, responder as dúvidas dos colegas, e também pedir apoio quando necessitar. Não importa! Quando você se conecta, surge um mundo de oportunidades, cria-se a chance de conhecer pessoas muito interessantes, e experimentar formas novas, diferentes e melhores de fazer as coisas.

Quando genuína, essa generosidade também gera aspectos positivos para a imagem e eleva a reputação profissional de quem a pratica.

Queremos construir uma Comunidade forte, com pessoas engajadas, comprometidas em apoiar seus colegas de profissão e ajudar a desenvolver toda uma indústria! Você é essencial para alcançarmos isso!

Networking

Ao desenvolver um forte networking, pode-se obter um acesso inestimável a informações, expertise e influência. (Adam Grant)

Embora a grande maioria dos profissionais achem que o networking é vital para o sucesso de suas carreiras e do negócio, poucos são aqueles que praticam e sabem como fazer isso de maneira eficiente.

A Comunidade do Sienge é o lugar ideal para isso. Estamos constantemente promovendo eventos para que as pessoas possam se conhecer, construir conexões importantes, aprender coisas novas e gerar oportunidades de negócio. Lá, é possível interagir com colegas de profissão, especialistas do setor, fornecedores, concorrentes de negócios e clientes em potencial para construir relacionamentos mutuamente benéficos.

Sabemos que muitas pessoas não se sentem confortáveis em interagir com estranhos, e às vezes até subestimam seu próprio conhecimento, achando que têm pouco a contribuir. Infelizmente não existe uma mágica para resolver isso. É preciso enfrentar o medo e partir para a ação.

Para essas pessoas, recomendamos que deem uma olhada na lista de membros da Comunidade e entrem em contato com eles pelo chat. Dê um “oi” àquelas pessoas que despertaram seu interesse, apresente-se e informe claramente seus objetivos profissionais com esta conexão!

Aos poucos, você vai se tornando mais confiante e começará a estabelecer uma rede profissional sólida, que aumentará suas chances de ser lembrado e acionado se surgir uma oportunidade que demande suas habilidades e experiência. O ponto é: participar, tornar-se visível, e ser notado pelos outros.

Ilustração do mapa do Brasil e um círculo vermelho ao redor, onde está escrito Sienge comunidade conectando quem constrói o Brasil

Valor e visibilidade

“Networking envolve a construção de um relacionamento forte. A primeira das três fases do networking é a visibilidade. Você e outros indivíduos tornam-se conscientes uns dos outros. Ao fazer networking, você se torna genuinamente interessado na outra pessoa à medida que se conhece. Esse interesse mútuo leva à credibilidade mútua. Essa credibilidade aumentará e criará oportunidades ao longo do tempo para fornecer referências. Essas referências levarão à lucratividade resultante de seus esforços de rede” – Dr. Ivan Misner

Portanto, procure criar valor para os outros membros da Comunidade. Acompanhe as conversas, lembre-se do nome deles e ofereça seu conhecimento e experiência sempre que possível. Construa sua reputação como um membro conhecedor, confiável e solidário de sua profissão, que oferece informações e dicas úteis para as pessoas que precisam.

Existem vários espaços na Comunidade do Sienge onde você pode estar promovendo essas conversas e tendo acesso a outros conteúdos novos e igualmente valiosos.

Lembre-se! Networking profissional ativo é vital para o crescimento de qualquer carreira e negócio. Contudo, os resultados não costumam ser imediatos. É preciso ser paciente e reservar um tempo para construir relacionamentos fortes primeiro, e então obter credibilidade para obter um retorno desse seu “investimento”.

Concorrência

Para o professor e executivo de produtos digitais, Paulo Fernando Silvestre Jr, “colaborar é melhor que competir, até entre concorrentes”.

Pode parecer meio contraintuitivo compartilhar saberes com concorrentes, mas os benefícios gerados por essa colaboração pode ser uma jogada muito inteligente.

A partir do momento em que o profissional compartilha o que sabe e faz isso de maneira coerente e consistente, fomentando as trocas, ele acaba sendo reconhecido pela rede e valorizado por ela. Essa reputação pode ser gerida para benefício próprio e da organização, aumentando assim a confiança do mercado na marca e gerando ótimas oportunidades de negócio e parcerias.

Além do mais, com o aumento dos custos de pesquisa e desenvolvimento, muitas vezes faz sentido que haja cooperação entre empresas e profissionais para encontrar soluções inovadoras e mutuamente benéficas para problemas comuns. O que irá diferenciá-los posteriormente será o refinamento que vai surgir a partir dessas interações.

Empresas concorrentes também costumam usar recursos e tecnologias semelhantes e possuem problemas e desafios muito parecidos. A partir do momento em que elas passam a interagir, colaborar e compartilhar experiências, elas podem corrigir erros e melhorar o que fazem, gerando economia de custos, reduzindo riscos e tornando seus processos mais ágeis.

Ilustração com diversas braços levantados e as palavras juntos faremos a diferença.

Cooperação + competição

Aqui na Comunidade do Sienge propomos adoção de uma nova estratégia de negócio, a Coopetição, a qual combina características da cooperação e da competição. É algo ao estilo “netcoworking”, no qual reunimos profissionais interessados em fazer parte de um ambiente inspirador de muita interação e troca de informações ou serviços que ajudarão a transformar um fluxo unidirecional de informações em inteligência coletiva, impactando toda a Industria da Construção.

Como dizia Sabrina Deweik: “Precisamos urgentemente deixar a narrativa competitiva do uni-verso para acessarmos multi-versos abundantes, colaborativos e plurais”.

Estamos só no início da nossa jornada. Hoje somos 2.000 pessoas conectadas na Comunidade. Amanhã seremos 20.000, depois 200.000 e assim sucessivamente. Juntos ganhamos mais força para tornar esta Indústria cada vez mais próspera.

Estamos muito orgulhosos do que estamos construindo com cada um de vocês.