Projeto de construção de casas: veja agora como elaborar

8 de novembro de 2017

Você já pensou em quantas informações são necessárias para a produção de um projeto de construção de casas?

Um projeto de construção de casas não é algo complexo, ele é produzido com base em informações e etapas bem definidas.

Aqui você vai conhecer um pouco como ele é desenvolvido.

projeto de construção de casas

Figura 1- Planta baixa de um projeto de construção de casa

 

 

 

 

 


Antes de começar a falar de projetos de construção de casas é importante que você saiba:

  • Todo projeto de construção de casas é feito para proporcionar conforto ao usuário;

  • O projeto de construção de casas é uma forma planejada de executar uma obra com maior eficiência e menor desperdício;

  • O projeto de construção de casas deve ser desenvolvido e acompanhado por profissional habilitado.

Agora que você já conhece essas regrinhas básicas, vamos falar das principais etapas de um projeto de construção de casas. Neste caso, estamos trabalhando no desenvolvimento de um projeto de construção de casa particular.

O projeto de construção de casas de interesse social pode seguir uma metodologia diferenciada. No entanto, os pontos importantes do projeto citados acima serão os mesmos.   

Etapas de um projeto

O projeto é um planejamento gráfico visual feito com base no levantamento de diversas informações coletadas. Essas informações têm por objetivo refletir as necessidades e as condicionantes atuantes em uma determinada obra. Conheça as principais etapas:

Definindo o local

Antes de partir para o projeto em si, você deve considerar as condicionantes administrativas, ambientais e físicas do seu lote ou terreno.

Veja abaixo o que é cada uma delas.

  • Condicionantes administrativas – ao definir o seu terreno você deve verificar no plano diretor da sua cidade e no código de obras quais são as restrições para aquela área;

  • Condicionantes ambientais – observe como a insolação se projeta pelo seu terreno e como a circulação de ar age na área a ser construída. Observe também se existe sombreamento ocasionado pelas edificações vizinhas sobre o seu terreno;

  • Condicionante física – esse é um dos aspectos primordiais a serem observados, no projeto de construção de casas. Você deve considerar em seu projeto a declividade do terreno, a estabilidade do solo e o nível de umidade do solo, entre outros elementos.

Agora que você está munido dessas informações sobre o terreno e com a definição do local a ser construído, partiremos para o segundo estágio de um projeto. Trata-se do levantamento das necessidades e o desenvolvimento das ideias.

Levantamento das necessidades   

Juntamente com um profissional habilitado, você irá expor as suas necessidades e sonhos. Num projeto de construção de casas, é muito comum sonharmos com ambientes muito além das nossas necessidades.

O profissional da área tem o papel de auxiliá-lo na concretização dos seus sonhos conforme a realidade. Uma boa definição de necessidades está diretamente relacionada ao seu real orçamento para a execução de uma obra.

Para definir um programa de necessidades, você pode utilizar diversas estratégias para afunilar suas necessidades. Uma boa estratégia é listar exatamente tudo que você gostaria de inserir no seu projeto. Na sequência, defina o grau de importância de cada um dos itens e elimine os menos relevantes.

Você também pode utilizar a estratégia de desenhar o seu projeto e definir o será realmente útil para você.  Assim, os espaço menos importantes poderão ser substituídos por espaços realmente importantes.

Você já deve ter notado que muitas das suas ideias foram reformuladas a partir destas estratégias. Estamos no caminho certo para a construção de um projeto de sucesso.

Compondo um projeto de construção de casa

Nessa etapa, você e o arquiteto ou engenheiro farão a composição do projeto que atenda às suas necessidades e que lhe gere conforto. Aqui o profissional fará cálculos de cada área do seu projeto.

Existem diversas diretrizes na produção de um projeto de construção de casa que orientam os profissionais na produção de ambientes confortáveis e eficientes. Elas apresentam elementos que são obrigatórios no projeto.

Cada cômodo de um projeto de construção de casa possui detalhes técnicos que devem ser respeitados. Isso proporciona uma maior eficiência na construção, diminuindo o retrabalho e o desperdício.

Para você que está planejando a construção de uma obra, leia o artigo “Como economizar na construção civil – Dicas e práticas” . Lá você encontrará informações valiosas para o seu projeto.

Os projetos apresentam, além das especificações técnicas construtivas, os tipos de materiais e acabamentos e os elementos estruturais de cada edificação.

Dê prioridade em seu projeto para materiais com garantia de qualidade, pois o insucesso de obra está diretamente relacionado à qualidade dos materiais utilizados.

Resumidamente, podemos dizer que o projeto é a guia de construção de uma obra. Ele deve ser o balizador na tomada de decisões, e qualquer alteração deverá ser executada pelo profissional responsável.    

Executando um projeto

Agora que você já tem materializado o documento guia para a construção da obra, vamos aos próximos passos.

Veja abaixo:

  • Aprovação do seu projeto nos órgãos competentes: todo projeto de construção de casa deve passar pela aprovação das instituições fiscalizadoras. Na maioria dos casos, é a prefeitura da sua cidade. Nesse momento, você deverá apresentar o projeto executivo da obra, o projeto hidrossanitário e o projeto de bombeiros. Além disso, os projetos devem estar alinhados com a ABNT 5090, que trata de acessibilidade nas edificações.  
  • Com o projeto aprovado, vamos para a etapa de orçamentação de materiais e mão de obra. Para auxiliá-lo neste processo, temos algumas planilhas disponíveis. Veja em nosso site!

  • Busque informações dos profissionais que irão executar a sua obra. Quanto mais experiência os profissionais possuem na área, melhor será a execução da sua obra.  

  • Mantenha seu orçamento controlado. É muito comum, durante a execução de um projeto de construção de casa, aportes complementares financeiros. Isso é resultado de um mau dimensionamento do projeto, visto que o projeto é um planejamento e deve ser fiel ao que será executado.

Por fim, respeite as informações e especificações contidas no seu projeto de construção de casa. Todas a informações ali disponibilizadas foram planejadas para atender às necessidades identificadas na etapa inicial. Dessa forma, você terá uma construção eficiente e econômica.   

Para se ter um projeto de construção de casas de sucesso

Hoje falamos um pouco sobre o projeto de construção de casas. Você viu neste artigo que isso envolve uma quantidade grande informações e etapas.  

Você viu que o ponto de partida de um projeto vem bem antes da colocação das ideias no papel.  O projeto é definido considerando as diversas condicionantes e as suas necessidades sem deixar de considerar também o seu orçamento previsto.

Na etapa de execução de um projeto, o mesmo deve respeitar:

  • Os processos de aprovação dos órgãos fiscalizadores e as suas exigências;

  • A orçamentação prevista e a escolha de materiais adequados, com a qualidade conforme a especificação proposta no projeto;

  • A escolha de profissionais experientes na área;

  • O controle rígido do orçamento do seu projeto de construção de casa.

Além disso, é imprescindível que o projeto seja seguido e qualquer tipo de alteração seja executada e validada com o profissional responsável.

Espero que este artigo tenha sido útil para você e ajude neste grande desafio que é a produção de um projeto de construção de casa. Não deixe de navegar em nosso site e conhecer um pouco mais sobre o universo da construção.

Não esqueça de deixar seu comentário sobre o que você gostou e também curtir e compartilhar com seus amigos.

    

Juliano Souza

  • Geógrafo formado pela Universidade Federal do Paraná
  • Estudante de Arquitetura e Urbanismo na Faculdade Florianópolis
  • Atua como analista educacional na UNGP/Softplan
 

Receba Novidades do Blog
Coloque o seu email acima para receber gratuitamente as atualizações do blog!
banner sobre ebook gerenciamento de obra do inicio ao fim
Saiba como o Sienge pode ajudar a sua empresa