Principais usos de pré-moldados na construção civil

Gustavo Prata

Escrito por Gustavo Prata

7 de abril 2022| 10 min. de leitura

Compartilhe
Principais usos de pré-moldados na construção civil

Mais rapidez na execução da obras, maior economia e menos desperdício de materiais. Estas são as principais vantagens do uso dos pré-moldados de concreto na construção civil. Nesse método construtivo, o material utilizado na obra é fabricado a partir da colocação de concreto em um molde.

Depois que o cimento é curado, o elemento estrutural recém-formado é retirado do molde e transportado para o “encaixe” definitivo em seu local previsto no projeto. Não é simples?

A opção pelos pré-moldados de concreto garante uma construção mais rápida porque há menos interferências meteorológicas e maior autonomia em relação ao ritmo da mão-de-obra. Na prática, esta combinação de eficiência e produtividade viabiliza o retorno do capital investido em menos tempo.

O potencial econômico de um empreendimento erguido com pré-moldados também é beneficiado pelo máximo aproveitamento do material de construção. Como cada peça é preparada com base em um planejamento prévio e padronizado, não há descarte de resíduos ou de materiais excedentes no canteiro de obras.

Se você quer entender como aproveitar esta técnica no seu projeto, leia este artigo até o fim e entenda os principais usos de pré-moldados na construção civil.

Pré-moldado x pré-fabricado

Caso você tenha encontrado referências similares em alguma pesquisa anterior, saiba que é normal confundir um elemento pré-moldado com um pré-fabricado. Isso porque ambos são moldados fora do local de sua utilização definitiva.

A definição de cada um, no entanto, é detalhada de forma bem objetiva pela NBR 9062. Trata-se da norma que estabelece diretrizes para o projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado.

Veja como o texto faz a diferenciação:

  • Elemento pré-moldado: “Moldado previamente e fora do local de utilização definitiva na estrutura”. Esse processo pode ocorrer em instalações temporárias no próprio canteiro de obras, mas em área monitorada e protegida que garanta o controle de qualidade da fabricação.
  • Elemento pré-fabricado: “Pré-moldado executado industrialmente, em instalações permanentes de empresa destinada para este fim”. Isso significa que a fabricação ocorre em instalações industriais, onde as peças são produzidas e armazenadas antes de serem transportadas para sua utilização final.

Outra normalização específica no campo dos pré-moldados é estabelecida pela NBR 16475, que trata dos requisitos e procedimentos para painéis de parede de concreto pré-moldado.

10 formas de usar pré-moldados na construção

Agora que você já sabe o que é um pré-moldado e as maiores vantagens deste método construtivo, é hora de entender na prática seus principais usos na construção civil.

1. Pórticos com elementos inclinados

Esta característica é amplamente observada nos galpões industriais de um único pavimento, com telhado duas águas, que contam com vigas de cobertura em grandes vãos. Sem dúvida, é o tipo de estrutura onde mais se utilizam elementos pré-moldados de concreto no Brasil.

2. Pórticos com elementos retos

Também é uma opção muito presente nos galpões industriais brasileiros de até um pavimento, mas sua composição ocorre com elementos retos. Nesse modelo, a cobertura do galpão normalmente recebe a chamada telha W.

3. Pórticos com dois a três pavimentos

Esse tipo de projeto mantém as características gerais dos galpões industriais, mas conta com pilares mais altos no pé-direito. Esta condição permite a formação de mezaninos em parte do galpão ou em todo o pavimento. A cobertura costuma ser feita em duas águas ou com telha W.

Embora seja uma alternativa típica na construção de galpões, os pórticos com dois a três pavimentos suportam inúmeras variações. Ocasionalmente estas estruturas abrigam edifícios residenciais, instituições de ensino e outros empreendimentos compatíveis com esse tipo de projeto, como shoppings centers.

4. Estrutura com quatro ou mais pavimentos

Essas edificações pré-moldadas também são caracterizadas pelo formato em pórtico e contam com ligações solidarizadas. Abrigam edifícios residenciais e comerciais. São muito aplicadas na construção de estacionamentos com rampas, por exemplo.

Os quatro primeiros exemplos adotam sistemas em esqueleto. São estruturas constituídas de pilares, vigas e lajes. Muito comuns em edifícios residenciais, galpões industriais, escolas, hospitais, estacionamentos, shoppings centers.

5. Painéis estruturais

O uso de pré-moldados de concreto nesse sistema é amplamente utilizado em casas e apartamentos, como alternativa para substituir tijolos convencionais ou paredes em alvenaria. A superfície desses painéis é lisa e preparada para receber pintura. Esta opção pode ser escolhida apenas como um painel arquitetônico ou ter função estrutural.

Painéis pré-moldados de concreto
Imagem: jmalov

Por serem mais resistentes se comparadas com as de alvenaria, as paredes pré-moldadas permitem a construção de lajes com vãos maiores. Equipamentos modernos disponíveis no mercado garantem a elevação de painéis extremamente pesados, ampliando as possibilidades do projeto.

6. Pisos

Pavimentos pré-moldados são utilizados em praticamente todos os tipos de construção, como hospitais, escolas, shoppings centers, estádios de futebol. Podem ser combinados com outros materiais, como estruturas metálicas.

O sistema pré-moldado para pavimentos tem as vantagens de ser mais rápido na construção e de dispensar escoramento. As lajes alveolares predominam nos sistemas de piso pré-moldados.

7. Coberturas

Não faltam opções pré-moldadas no mercado de baixo custo e montagem rápida para coberturas. Como foi observado nos exemplos anteriores, são muito utilizadas em galpões industriais, armazéns e barracões comerciais. Para fugir do “estigma” da associação das telhas W e duas águas aos galpões, muitos projetistas buscam opções arquitetônicas mais sofisticadas aos empreendimentos.

8. Escadas

Também estão na relação de elementos pré-moldados que podem ser incluídos no seu projeto. Existe a possibilidade de fabricar a escada por inteiro, como um elemento único, ou de dividi-la em vários elementos menores para montá-la degrau por degrau. Ginásios de esportes são estruturas que normalmente recebem escadas pré-moldadas.

9. Construções mistas

A preferência pelo modelo pré-moldado não obriga a sua adoção em todo o empreendimento. Você pode considerar um projeto de construção mista com a combinação de diferentes materiais. Estas edificações recebem estruturas de concreto pré-moldado, como pilares, vigas e lajes, associadas a materiais de aço e madeira, por exemplo. O uso combinado pode ser observado em prédios comerciais, industriais, ginásios de esportes e estádios.

10. Obras de infraestrutura

Além do uso em edificações, você já deve ter observado que o poder público também recorre aos pré-moldados e pré-fabricados de concreto em larga escala nas obras de infraestrutura. Basta reparar nos projetos executados em pontes, viadutos, galerias e túneis, por exemplo

Elementos pré-moldados

Ficou confuso com algumas definições de elementos pré-moldados nos exemplos anteriores?

É só recapitular alguns conceitos para entender melhor como cada peça se aplica na construção.

  • Laje alveolar – Tem a característica de ser plana e uniforme em suas superfícies, o que facilita o processo de pintura. A definição “alveolar” se deve aos alvéolos/cavidades em seu interior que reduzem o peso da peça.
  • Painel Pi (laje duplo T) – Seu consumo de concreto é mais otimizado. Muito utilizado em estruturas com grandes vãos, como estacionamentos. É característico pelas nervuras em seu comprimento que formam um duplo T.
  • Telha W – São soldadas entre si e usadas nas coberturas pré-moldadas, oferecendo grande resistência aos esforços promovidos pelas cargas de vento.

Conclusão

A adoção de inovações tecnológicas e soluções em engenharia é fundamental para o aumento da produtividade e eficiência na construção civil. Pré-moldados de concreto se apresentam como opções econômicas, sustentáveis, de alta qualidade e versáteis para acelerar a execução da sua obra.

Ao considerar esta opção, lembre-se que os pré-moldados não atendem apenas aos modelos básicos de construção. Esse mercado está cada vez mais atento às exigências arquitetônicas e à autenticidade dos projetos.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais! Informe outras pessoas sobre como o método construtivo com pré-moldados pode ser a melhor opção na hora de executar um empreendimento.