Prazo de obra: como dominar esse pilar na sua gestão de canteiro

Gabriel Andrade

Escrito por Gabriel Andrade

30 de junho 2022| 8 min. de leitura

Compartilhe
Prazo de obra: como dominar esse pilar na sua gestão de canteiro

Que a metodologia de gestão é um ponto indispensável na hora de planejar a obra, vocês já estão cansados de saber, não é mesmo? Afinal, é através da metodologia que vamos conseguir orientar as rotinas de trabalho, em todos os níveis, seja ele institucional, tático ou operacional.

E, mais uma vez, não podemos falar em metodologia de gestão, sem tocar no assunto dos 4 pilares da gestão de obras, que são: custo, prazo, qualidade e segurança. 

São essas quatro palavrinhas que vão garantir um resultado satisfatório no seu empreendimento, fazendo com que você se enxergue como um verdadeiro gestor, capaz de liderar e tomar decisões assertivas, independentemente do tamanho, do tipo de obra ou do volume de colaboradores que você está lidando.

Essa metodologia surge a partir de experiências, ou seja, um conjunto de erros e acertos aplicados, na prática, nos mais diversos tipos de obras, seja ele de alto padrão, de gestão pública ou obras comerciais.

Esse compilado de vivências foi reunido dentro do que se traduz na metodologia dos 4 pilares da gestão de obras. E, hoje, vamos focar em um elemento extremamente importante no seu gerenciamento: o prazo de obra.

A importância de um cronograma

Primeiro de tudo, quando estamos falando de prazo, é preciso que você visualize tudo que está acontecendo e tudo o que precisa ser feito para que esse prazo seja cumprido. E essa consciência só é possível através do desenvolvimento de cronogramas e planejamento, que fazem parte da trilha de implementação para uma gestão de obras eficiente. 

O cronograma físico da obra é uma ferramenta importante e bem reconhecida no âmbito da construção civil. Afinal, é através dele que delimitamos as fases e etapas de um projeto, permitindo uma visão completa do empreendimento.

Através dele, você deverá organizar e mapear todas as atividades que deverão ser realizadas, bem como o tempo em que deverão ser desenvolvidas, priorizando o que for mais importante, a necessidade de recursos e outras informações primordiais.

Você pode dividir o seu cronograma em geral e específico, sendo o primeiro responsável por indicar prazos das etapas de produção mais importantes, como a execução de pavimentos, por exemplo, abrangendo, dessa forma, o tempo total da construção e servindo como o principal instrumento de controle de gerenciamento da execução, dentro do prazo.

E o específico traz prazos de execução de cada etapa, servindo como orientação e previsão do tempo de construção necessário, devendo, no entanto, ser alinhado aos prazos previstos no cronograma geral. 

Programação semanal das atividades e eliminação de restrições

Quando falamos de prazo de obra, outro ponto importante a ser ressaltado é a necessidade de uma organização com base na programação semanal das atividades a serem desenvolvidas. 

Essa programação deve estar diretamente alinhada ao cronograma que falamos anteriormente, sendo responsabilidade dos líderes responsáveis pelo serviço, ajustar, juntamente com a média liderança, os prazos desejáveis, trazendo previsibilidade para o processo.

Ademais, é indispensável que nessa programação estejam presentes: 

  • levantamento de eventuais problemas que possam surgir na produção; 
  • transmissão de instruções a serem seguidas naquela semana, para que o planejado, saia, de fato, do papel;
  • eliminação de restrições; 
  • delegação de funções, nomeando líderes para cada atividade.

Por meio desses elementos, ao distribuir a programação para todos da equipe, estabelecendo metas e um tempo específico para sua realização, será mais fácil estabelecer quais as prioridades dentro do projeto, e o que precisa ser feito para que os prazos sejam cumpridos.

Ressalta-se, mais uma vez, a importância de se identificar as restrições dentro da sua gestão de obras. Afinal, eliminar os obstáculos e identificar o que está atrapalhando o desenvolvimento máximo dentro do seu projeto, são fatores importantes. 

E lembre-se que: imprevistos, restrições e elementos fora do planejado sempre vão existir, mas a forma com que você lida com eles, é o que vai te diferenciar dentro do mercado! 

Reunião de alinhamento com a equipe

Por fim, a reunião semanal de alinhamento com toda a equipe deve estar inserida na rotina da sua empresa. Parece ser algo simples, mas são esses encontros semanais que fazem toda a diferença, garantindo a previsibilidade da sua obra.

A gestão de uma equipe é extremamente importante e deve ser realizada de forma planejada. Para isso, como já falamos outras vezes, é essencial que seja estabelecida uma rotina operacional com o objetivo de fazer planejamentos, controle da produção, estabelecimento de metas semanais, e discussões sobre os resultados.

E é aí que entram as reuniões com a equipe, tanto com a média liderança, quanto com a mão de obra direta. Ouvir o que a equipe tem a dizer é importante. Afinal, é o trabalho em conjunto que leva a um resultado satisfatório, atendendo ao prazo de obra. Também é importante que essas reuniões ocorram com linguagem clara e acessível a todos. 

Além disso, é importante que os líderes de cada setor usem palavras de motivação, pois são essas pequenas coisas que fazem toda a diferença, dentro de uma gestão de obras de alta performance. 

Falar em liderança é lembrar, também, da importância da descentralização planejada. Treinar outros líderes dentro do seu processo de gestão, através da delegação de funções, e fazendo com que esses líderes se sintam parte do processo, cria um senso de responsabilidade, propiciando um ambiente ideal para o alcance de metas e principalmente, de cumprimento de prazo de obra, que é o que estamos falando aqui hoje.

Conclusão

Podemos concluir que o prazo é um dos 4 pilares essenciais dentro de uma gestão de obras de alta performance. 

Sendo assim, para o cumprimento desse pilar tão importante, é necessário o cumprimento de alguns requisitos, como: 

  • a importância de um cronograma geral e específico, dentro da sua obra; 
  • o desenvolvimento de programações semanais das atividades a serem desenvolvidas, dando uma atenção especial a eliminação de restrições;
  • e, por fim, a implementação de reuniões semanais da equipe.

As reuniões com toda a equipe, desde os engenheiros, pedreiros, carregadores e mestre de obras, são oportunidades de compartilhamento de experiências, feedbacks e sugestões para o desenvolvimento das atividades e, sobretudo, o alcance satisfatório do prazo de obra!