Trilha de implementação para uma gestão de obras eficiente

Vagner Cunha

Escrito por Vagner Cunha

9 de fevereiro 2022| 6 min. de leitura

Compartilhe
Trilha de implementação para uma gestão de obras eficiente

Muitas vezes nos deparamos observando grandes empreendedores, empresas superlucrativas, pessoas que realmente “chegaram lá”… e acabamos nos esquecendo de que, por trás disso, existe um caminho na maioria das vezes árduo a ser percorrido. E no âmbito da construção civil não é diferente.

Os resultados não chegam de uma hora pra outra, assim como a implementação de uma gestão de obras de alta performance não é feita da noite pro dia. 

Vamos imaginar a construção de um imóvel, por exemplo. Para que a casa fique pronta, do jeito que o cliente sonhou, são implementadas uma série de etapas, como: a realização do projeto, fundação, estrutura, alvenaria, acabamento, vistoria, documentação etc. E tudo isso não é feito de uma vez só, pelo contrário, demanda prazo, custo, qualidade, e segurança

O que eu quero que você entenda é que você não precisa fazer tudo de uma vez para implementar uma gestão de obras de alta performance. É preciso que você siga as etapas, dia após dia, até alcançar a maturidade do seu processo de gestão.

Gestão de obras EAP
Ficou preocupado com todas essas etapas? Não fique! É muito mais fácil do que você imagina. Vou te explicar a seguir!

Lembre-se: existe um caminho por trás de um grande resultado

A aplicação da fórmula do crescimento profissional estruturado é a responsável por auxiliar a implementação da sua gestão de obras. 

É através de etapas, como a realização do fluxo de obra monitorada e a metodologia de gestão implementada, que você vai alcançar o seu crescimento estruturado, maturidade do processo de gestão e resultados incríveis.

Lembrando da fórmula:

Etapa 1 é composta pelo FOM (fluxo de obra monitorada) = DP (descentralização planejada) + LE (liderança efetiva) 

E a etapa 2 é composta pelo MGI (metodologia de gestão implementada) = RG (rotina de gerenciamento) + IG (indicadores de gestão)

Localize-se dentro da sua gestão de obras

Quando você olha pra esse cenário, ou seja para toda essa trilha e etapas presentes na imagem acima, fica mais fácil de visualizar quais dessas etapas já implementou no seu negócio, de uma forma eficiente. E através disso vai saber onde você se encontra e qual o próximo passo a seguir, por meio de um plano de ação bem determinado e alinhado com a sua equipe.

Afinal, cabe ressaltar aqui a importância da equipe que trabalha com você. Isso porque ninguém consegue realizar todas essas atividades sozinho, não é mesmo? 

E a evolução da empresa depende consequentemente da ação de um conjunto de pessoas. É preciso que os objetivos estejam alinhados, através de rotinas de gerenciamento, o que nos leva ao próximo ponto.

A importância da liderança efetiva e do trabalho em equipe para a gestão de obras

A liderança efetiva não pode partir de uma pessoa apenas. Você só vai conseguir ser um líder efetivo e passar o seu conhecimento a outras pessoas quando você mobilizar sua equipe. 

Além disso, é preciso ter indícios de que as coisas estão realmente funcionando bem, implementando rotinas de gerenciamento junto com a participação do seu time.

A implementação deve ocorrer de forma alinhada, para que depois você possa medir o sucesso de cada etapa e partir para outros níveis e objetivos, alcançando, assim, uma maturidade no seu processo de gestão – e tudo isso independentemente do tipo de obra.

A descentralização planejada como um sinal de maturidade do processo 

Treinar outros líderes dentro do seu processo de gestão, delegando funções, e fazendo com que esses líderes treinem outras pessoas, criando assim um ciclo, é um sinal de que você está alcançando a maturidade da sua gestão e chegando cada vez mais perto do patamar almejado.

Através da formação de outros líderes, você estará habilitado a se comprometer com mais projetos de forma simultânea e, consequentemente, obter mais lucro.

Exemplo: em vez de pegar uma obra de 500 mil reais sem se sentir preparado, por que não pegar 5 obras simultâneas de 50 mil reais, que é o porte que você já atua e já tem conhecimento até se sentir totalmente preparado e seguro para elevar o nível?

Conclusão

Não tenha pressa! Domine a etapa que você se encontra, tenha conhecimento da sua jornada, forme uma equipe unida em prol de um mesmo objetivo, aprenda a delegar e formar líderes efetivos e o resultado virá! 

Gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre a nossa metodologia e como podemos te ajudar? Acesse o nosso site e fale conosco.

Aproveite e leia também: Produtividade na construção: como fazer uma gestão de obras mais eficiente.