PEX torna as instalações hidráulicas mais flexíveis

Juliana Nakamura

Escrito por Juliana Nakamura

18 de julho 2019| 10 min. de leitura

Compartilhe
PEX torna as instalações hidráulicas mais flexíveis

Tecnologias que abreviam o tempo de execução e diminuem a ocorrência de vazamentos sempre foram bem-vindas na execução de instalações hidráulicas e de gás, não é mesmo? Foi justamente essa busca por racionalidade que levou ao desenvolvimento do sistema de tubulação de polietileno reticulado (PEX).

Esta tecnologia é o tema do nosso post de hoje.Continue conosco para saber mais.

Condução de água quente e fria

Você sabe que as instalações hidráulicas são, tradicionalmente, alvo de reclamações no pós-ocupação, certo? Isso torna mais do que oportuno que projetistas e fabricantes de tubos e conexões dediquem esforços para assegurar maior acessibilidade e estanqueidade aos sistemas prediais.

É nesse contexto que o PEX se insere. Utilizado no Brasil desde os anos 1990, essa tecnologia permite reduzir a quantidade de conexões, como joelhos e cotovelos, dando a possibilidade de abreviar o tempo de execução em até dez vezes em relação ao sistema convencional de PVC.

Bastante difundido na Europa e na América do Norte, o PEX permite a condução tanto de água fria como quente. Também é utilizado para compor sistema de aquecimento por piso radiante e para instalações domésticas de gás.

A tecnologia é compatível com diversos sistemas construtivos, incluindo alvenaria e drywall. Ele vem sendo aproveitado principalmente em construções de larga escala, tais como hotéis, hospitais e edifícios comerciais e residenciais. 

Como o PEX funciona?

O sistema flexível PEX se assemelha a uma instalação elétrica. A instalação é feita com a inserção do tubo flexível dentro de um tubo-guia (rígido ou corrugado) a partir de um quadro, denominado manifold, até os pontos de consumo, sem derivações. Esse distribuidor pode ser de cobre ou latão e contar com duas, três ou quatro saídas. Da mesma forma, ele também pode ser associado a outros manifolds ou ligar-se diretamente à prumada.

PEX

O ponto fundamental é que, ao reduzir o número de conexões como joelhos e cotovelos para fazer a maior parte das curvas, a probabilidade de ocorrer vazamentos diminui.

Além disso, a presença de uma espécie de eletroduto torna mais fácil o acesso ao sistema. Isso significa que se algum ponto de utilização apresentar problemas, basta retirar o ramal correspondente, efetuar os reparos e passá-lo novamente.

A tubulação PEX é confeccionada com polietileno de alta densidade submetido à reticulação. Ou seja, são tubos de polietileno reticulado.

Esse processo consiste na eliminação do hidrogênio do composto, fazendo com que as novas ligações espaciais sejam formadas apenas por carbono. 

PEX monocamada e multicamada

Em maio de 2011 foi publicada, no Brasil, a ABNT NBR 15.939/2011 – Sistemas de tubulações plásticas para instalações prediais de água quente e fria — Polietileno reticulado (PEX).

PEX

O texto técnico é dividido em três partes. Assim, a primeira especifica aspectos gerais dos produtos que compõem os sistemas de tubulações. A segunda estabelece procedimentos para projeto de PEX. Já questões referentes a procedimentos de transporte, armazenamento, manuseio, montagem e instalação estão descritos na terceira subdivisão da norma.

O PEX é comercializado nas versões:

  • Monocamada – utilizado para instalações de água fria
  • Multicamada – utilizado para instalações de água quente. Nesse caso, os tubos são fabricados com uma camada de alumínio em seu interior.

Confira neste vídeo um passo a passo bem didático que mostra a instalação do sistema PEX.

https://www.youtube.com/watch?v=TQEWDPyVbZQ

Principais vantagens associadas ao PEX

  • Menor risco de vazamentos por conta da redução de conexões.
  • Pode ser usado de forma convencional ou compondo kits hidráulicos pré-montados, abreviando ainda mais o tempo de instalação e a demanda por mão de obra. Essa, aliás, é uma tendência que temos visto em construtoras que preocupadas em atender aos cronogramas e em reduzir a quantidade de itens a gerenciar.
  • Como o PEX é flexível, o caminhamento da tubulação é mais simples.
  • Como ocorre em tubulações rígidas, o PEX pode ser instalado com ramais, sub-ramais, joelhos e conexões em “T”. Nesse caso, o sistema pode apresentar algumas vantagens em relação ao PVC e ao cobre, como a absorção das pressões causadas pelo golpe de aríete e a possibilidade de fazer o percurso da tubulação com o próprio tubo.
  • Pode ser utilizado em combinação com outros sistemas como o PVC e o CPVC.
  • O raio de curvatura mínimo do polietileno reticulado é de dez vezes o diâmetro exterior. Quando usados curvadores de alumínio, o raio é de aproximadamente cinco vezes o diâmetro.
  • Para diâmetros iguais, os tubos PEX são cerca de sete vezes mais leves que os de cobre.
  • Resistência a altas temperaturas: 90°C permanentemente com ocasionais picos de 110°C por até 48 horas.
  • O menor coeficiente de condutibilidade térmica torna praticamente impossível o congelamento dentro da tubulação PEX.
  • O sistema oferece fácil manutenção e redução de entulho pela possibilidade de reparo sem quebra de paredes.
  • Diminuição do desperdício durante instalação.
  • Instalação adaptável a todo tipo de projeto, seja em gesso acartonado ou em alvenaria convencional.

No vídeo abaixo você pode conferir um exemplo de uso de PEX em instalação de gás.

https://www.youtube.com/watch?v=qp2RazpLZHg

Recomendações para o projeto com tubulação flexível

Para que todas essas vantagens apareçam, o uso do PEX deve estar respaldado em um projeto que considere o seu uso, em produtos que atendam aos requisitos das normas técnicas vigentes.

PEX

Por isso, o projeto de instalações precisa considerar uma série de elementos, desde a análise da necessidade de consumo, até a seleção do tipo de sistema de aquecimento e o traçado da rede de distribuição

Assim, uma estratégia bastante válida para elevar a produtividade no canteiro e reduzir custos é tirar proveito da repetição de trechos. Afinal, isso pode ser decisivo para viabilizar a utilização do PEX.

Instalação sem erros

Por ter uma instalação muito simples, o PEX pode ser montado por instaladores menos qualificados.

No entanto, isso não significa que a instalação possa prescindir de alguns cuidados. 

Entre eles destacam-se: o correto aperto das conexões, a alocação adequada dos terminais (evitando sujeitar as tubulações a tensões decorrentes da acomodação à parede) e a realização do teste de estanqueidade com pressurizador com manômetro. Tal prática permite identificar e sanar eventuais vazamentos.

Uma das falhas de instalação mais comuns quando se fala em tubulação PEX é não seguir as orientações do projeto com relação ao uso das braçadeiras de ancoragem.

Considerações finais sobre instalações com tubulação PEX

No post de hoje você pode conhecer mais sobre o sistema PEX para instalações hidráulicas e de gás. Trata-se de uma tecnologia com enorme potencial para tornar o canteiro de obras mais racional, desde que seja bem projetada e executada.

Mas antes de encerrar gostaria de indicar a você a leitura de alguns conteúdos originais publicados pelo Buildin:

E se você quiser aprofundar ainda mais seus conhecimentos, sugiro, ainda, a leitura do e-book “Drywall + PEX: O início”, de Erickson de Lima Arving, à venda nas principais livrarias on line. 

Outra leitura interessante é o trabalho de Caroline Souza, “Aspectos econômicos e hidráulicos da utilização do PEX como alternativa em projetos de instalações hidráulicas prediais“. 

Este conteúdo foi útil para você? Então não deixe de compartilhar suas impressões conosco no espaço de comentários. Se curtiu, compartilhe em suas redes sociais!

Até a próxima!