Conheça 10 novas tecnologias de materiais na construção civil

Gustavo Prata

Escrito por Gustavo Prata

27 de julho 2022| 10 min. de leitura

Compartilhe
Conheça 10 novas tecnologias de materiais na construção civil

Areia, água, madeira, argila… O que essas matérias-primas têm em comum? Além de nos abastecerem desde as primeiras civilizações, cada um desses materiais ainda é usado em larga escala na indústria da construção. Para se ter ideia, mais de 40% das matérias-primas do planeta são usadas na construção civil e cerca de um terço da geração de resíduos é causado pelo setor. Essa dependência histórica não revela apenas um problema de sustentabilidade ambiental, mas também reforça a carência em relação ao uso de novas tecnologias de materiais na construção civil. 

A boa notícia é que a industrialização do processo construtivo e a digitalização do canteiro de obras também impulsionam o surgimento de novas tecnologias de materiais na construção civil. Você consegue imaginar, por exemplo, edificações que praticamente dispensam o uso de água em suas construções e geram energia a partir de seus telhados e paredes?

Não estamos falando de um futuro distante, mas de inovações que já trazem mais competitividade para empresas do setor ou que estão cada vez mais perto de chegar ao mercado!

Acompanhe este artigo até o final e conheça 10 novas tecnologias de materiais na construção civil.

1. Bioconcreto

É desenvolvido para se autorregenerar e bloquear a incidência de fissuras em construções. Sua composição combina o concreto tradicional com colônias da chamada bactéria Bacillus pseudofirmus. Essas bactérias produzem calcário quando expostas à umidade que penetra nas rachaduras, reparando as falhas na estrutura em algumas semanas.

Embora tenha um custo mais elevado que o concreto tradicional, sua aplicação garante economia em manutenção. Esta reportagem da BBC traz alguns exemplos do uso deste material.

2. Telhas fotovoltaicas de concreto

Você já deve ter ouvido falar nas placas fotovoltaicas instaladas em cima de telhados, certo? Pois já existe uma linha de telhas de concreto capaz de transformar a luz solar em energia elétrica.

Nesse caso, a tecnologia é aplicada diretamente no concreto e mantém o formato curvado das telhas, mantendo seu peso e estrutura semelhantes aos materiais convencionais. Na prática, a inovação traz mais proteção, conforto térmico e acústico à estrutura. Entenda melhor o funcionamento neste artigo do portal Uol.

3. Tinta solar

Esta novidade ainda não é encontrada no mercado, mas provavelmente vai ouvir falar muito sobre ela: inicialmente desenvolvida na Austrália, a chamada tinta solar absorve a luz do sol e a umidade que o sol produz na evaporação da água para produzir hidrogênio.

O produto pode ser aplicado em qualquer tipo de superfície: casas, telhados e portões, por exemplo. Existem soluções semelhantes em estudo nos mais variados centros de pesquisa do planeta. Portanto, é uma questão de tempo até esta solução chegar nas nossas casas.

4. Tijolo ecológico

Seu nome já deixa claro que se trata de uma versão mais sustentável do tijolo convencional, mas esta opção também pode agregar eficiência à obra. A composição do tijolo ecológico combina terra, cimento e água (há opções que também fazem  uso de resíduos da construção civil ou orgânicos).

O maior diferencial está na cura hidráulica: o material não é cozido em forno, o que reduz a emissão de poluentes.

Entre outras vantagens, seu uso facilita o encaixe na construção, o que minimiza o consumo de outros materiais, como concreto, argamassa e aço. Também gera menos entulho no canteiro de obras. Quer saber mais? Aqui você encontra oito perguntas e respostas sobre este material.

5. Lã de garrafa Pet

É comercializada em forma de mantas ou painéis, podendo ser utilizada em isolamentos acústicos e térmicos em coberturas, fachadas e paredes.

Por ser fabricada a partir da fibra de poliéster (garrafas Pet descartadas), é 100% reciclada e 100% reciclável. Seu processo de fabricação dispensa água e não elimina resíduos no meio ambiente. Entre outras vantagens, a lã de Pet tem instalação rápida e reduz o tempo da obra.

Este artigo mostra como esse material é eficiente para o conforto térmico em galpões e aviários.

6. Concreto autoadensável

Esse material é caracterizado pela capacidade preencher formas e passar por armaduras com seu próprio peso, ou seja, sem a necessidade de compactação vibratória e intervenção mecânica. Embora já tenha sido experimentado pelos japoneses desde a década de 1980, seu uso ainda é pouco difundido no Brasil.

A composição do concreto autoadensável combina os mesmos materiais da versão tradicional (areia, brita, água, adições e aditivos químicos), mas suas características próprias são alcançadas nas quantidades de cada elemento. O concreto autoadensável, por exemplo, prioriza os agregados finos.

Se quiser entender mais sobre esta técnica e seus benefícios, este artigo traz mais informações úteis.

7. Areia artificial

O concreto é o material de construção mais usado no mundo. A areia, por sua vez, representa cerca de 30% de seu volume. Isso nos leva a concluir que a extração natural desta matéria-prima tem prazo de validade, além de enfrentar exigências ambientais.

Por isso, a areia artificial já é uma alternativa para suprir a demanda da construção civil. Essa opção pode ser obtida nos resíduos da produção das britas nas pedreiras. Sua fabricação permite o controle da granulometria, dispensa material orgânico e evita a possibilidade de contaminação com agentes químicos.

Outra vantagem é que os areais estão cada vez mais distantes dos centros consumidores, portanto a preferência pela areia industrial pode representar economia com a logística e o frete.

Esse artigo traz mais informações sobre o uso da areia artificial na construção.

8. Steel Framing

Trata-se de um sistema de construção modular a seco, que utiliza montantes e guias de aço galvanizado como estrutura da edificação e faz uso de água somente para a fundação. Seu consumo, no entanto, é 90% menor durante a obra se comparado com uma edificação em alvenaria.

O sistema também apresenta menor espessura e concentra apenas 10% do peso de uma parede de concreto. Assim, pode reduzir em até 30% o custo das fundações.

A opção por esse método permite, por exemplo, que as manutenções nas paredes ocorram sem quebras, bastando fazer a retirada e a recolocação das placas. O uso do sistema e seus benefícios são detalhados neste link.

9. Painéis de concreto leve

O mercado da construção civil já oferece opções de painéis pré-moldados de concreto leve, fabricados a base de EPS e revestidos de placas cimentícias, que atendem às normas de desempenho vigentes. Este material apresentado em vídeo, por exemplo, pode ter até três metros de comprimento e aposta no sistema de encaixe macho-fêmea para imprimir velocidade à obra.

A eficiência térmica e acústica do produto é garantida por seu núcleo preenchido de concreto leve a base de EPS. E as instalações elétricas e hidráulicas podem ser compatibilizadas com os painéis.

10. Concreto refrigerado com nitrogênio líquido

O último item da nossa lista de novas tecnologias de materiais na construção civil é o concreto refrigerado com nitrogênio líquido.

Por ser feito de cimento, o concreto tem uma reação isotérmica e libera calor quando misturado à água. Em razão disso, o aumento descontrolado da temperatura pode ocasionar fissuras e comprometer sua estrutura durante o endurecimento do cimento. Quando refrigerado com nitrogênio líquido, no entanto, o lançamento do concreto ocorre com maior controle da temperatura — sendo mais eficaz do que o uso de gelo.

Este artigo explica que seu custo ainda impede a implementação em larga escala na indústria da construção, mas que já são empregadas novas tecnologias para simplificar o processo.

Conclusão

A adoção de novas tecnologias de materiais na construção civil é uma porta que se abre para você combinar práticas mais sustentáveis com a otimização de resultados. O investimento em materiais inovadores pode reduzir custos, melhorar a experiência do cliente e aumentar a eficiência e a produtividade no canteiro de obras.

Quer mais exemplos para saber por onde começar a inovar? Este outro post aqui do blog aponta mais nove materiais de construção inovadores.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais! Faça com que mais pessoas entendam as vantagens das novas tecnologias de materiais para o meio ambiente e os negócios!