Método do Caminho Crítico (CPM): o que é e como aplicar

Gustavo Prata

Escrito por Gustavo Prata

16 de maio 2022| 9 min. de leitura

Compartilhe
Método do Caminho Crítico (CPM): o que é e como aplicar

O método do caminho crítico ou simplesmente CPM (Critical Path Method) é uma das técnicas utilizadas na gestão de projetos, com o objetivo de organizar, de forma prática e de acordo com a prioridade, todas as atividades que precisam ser realizadas. 

Normalmente, o CPM é aplicado junto ao PERT, outra metodologia para a gestão de projetos, mas com a finalidade de identificar o tempo estimado para cada tipo de tarefa. Juntas, as técnicas proporcionam mais eficiência para o gestor e facilitam a criação de um cronograma mais realista.

Quer entender como o método do caminho crítico pode otimizar a gestão dos seus projetos? A gente te explica todos os passos, acompanhe nos próximos tópicos! 

Entenda o método do caminho crítico

Mais conhecido como CPM, o método do caminho crítico é uma técnica de gerenciamento de projetos que visa trazer mais organização para o gestor e toda a sua equipe, tendo em vista o menor tempo possível para a conclusão de um projeto.  

Com essa metodologia, é possível identificar o sequenciamento de tarefas, assim como os seus respectivos prazos. De acordo com o CPM, praticamente não há períodos de folga entre uma atividade e outra, por isso o cronograma definido precisa ser seguido à risca, caso contrário, todo o planejamento é afetado.   

O método do caminho crítico normalmente é utilizado como uma extensão da técnica PERT, para que assim o gestor consiga não apenas saber organizar melhor os ciclos de vida de um projeto, mas também definir de modo mais assertivo a duração de todas as etapas a serem seguidas. 

O conceito de um “caminho crítico” consiste em sequenciar todas as atividades de maior prioridade e que devem ser realizadas sem um período de folga. Por outro lado, as tarefas de menor prioridade, ou seja, que não são consideradas críticas, podem ter um período de folga desde que não comprometa os demais prazos.  

Mas como tudo isso é feito? O método do caminho crítico utiliza o Diagrama de Redes para o sequenciamento de tarefas. Porém, antes de explicarmos como é feito esse diagrama, é importante que você entenda quais são as vantagens dessa metodologia.  

Vantagens 

Afinal, por que muitos gestores se identificam com essa metodologia? Apesar de parecer um pouco complexo para profissionais menos experientes, o CPM é uma excelente forma de ter mais assertividade quanto ao cronograma de um projeto, além do mais, facilita o planejamento de alocação de recursos, de prazos e até mesmo orçamentário.

Por se tratar de um técnica que prevê poucas ou nenhuma folga entre as atividades a serem realizadas, o método do caminho crítico consegue otimizar as tarefas e consequentemente reduzir o tempo de execução do projeto.

Isso, além de ser um fator muito positivo para o gestor, também pode resultar em uma redução de custo com o projeto, sobretudo quanto à alocação de recursos. Por fim, com um cronograma eficiente, as chances de ter uma equipe engajada com o projeto são bem maiores, visto que as atividades mais burocráticas serão resolvidas mais rapidamente.

Como aplicar o método do caminho crítico em projetos

Como explicamos anteriormente, o CPM pode ser aplicado através de um Diagrama de Rede, que faz o sequenciamento de todas as tarefas a serem realizadas, de acordo com a prioridade de cada uma delas. 

O primeiro passo, como você já deve imaginar, é identificar todas as atividades que serão executadas pela sua equipe, desde a mais simples até a mais complexa. Em seguida, é importante verificar quais atividades dependem umas das outras e qual será a prioridade de cada uma delas. 

Para finalizar essa primeira etapa, o gestor também precisa calcular os prazos de cada atividade e, para isso, a técnica PERT poderá ser utilizada. Veja agora, um exemplo de como você poderá organizar as suas tarefas:

 

TarefasDescriçãoTarefas PrecedentesDuração (Dias ou Semanas)
A Visita ao local4
BLevantar problemasA6
CEscopo do projetoA8
DProposta inicialB3
EAjustar possíveis mudançasC11
FProposta finalD – E5

Descubra a quantidade mínima de dias para a entrega

Agora que você já definiu todos os passos do seu projeto, é importante saber o prazo mínimo e máximo de entrega de cada tarefa. Para isso, é necessário calcular o que chamamos de Early Start e Early Finish

Em português, esses termos seriam algo como Tempo Inicial Mais Cedo e Tempo Final Mais Cedo. E para calcular você deverá montar o seu diagrama de rede assim como mostra a imagem abaixo. Os números abaixo de cada atividade representam o Early Start e Early Finish, que são calculados da esquerda para direita. 

Veja bem: se a tarefa A possui um tempo inicial de 1 dia e um prazo final de 4 dias, a tarefa B, que depende da conclusão da tarefa A, só poderá ter início no 5º dia e seu prazo final será a soma do tempo máximo de A com a duração de dias estimada inicialmente para B (4+6=10).

As tarefas que tiverem mais de uma predecessora, deverão ser calculadas com o prazo que for maior, como mostra o exemplo da atividade F, cuja execução dependia das tarefas D e E, no entanto, os cálculos de Early Start e Early Finish foram feitos com base na tarefa E, que possui um prazo maior. 

Modelo de diagrama CPM
Modelo de diagrama CPM. Imagem: Artia

Saiba como descobrir se uma tarefa possui folga

Agora, para descobrir quais tarefas poderão ter uma folga, isto é, quais poderão se prolongar por um período maior de tempo e não são consideradas críticas, será preciso realizar o cálculo do Late Start e Late Finish.

Basicamente, o processo é o mesmo que ocorre para o cálculo do Early Start e Early Finish, só que dessa vez deverá começar da direita para a esquerda, ou seja, fazendo o caminho contrário. Quando uma tarefa tiver mais de uma sucessora, deverá ser utilizada aquela com o menor prazo.  

Ao final do cálculo, basta subtrair os números do Late Finish Early Finish, assim você conseguirá descobrir quais tarefas possuem folga. Ao final, também será possível identificar o caminho crítico do seu projeto, ou seja, o trajeto com o maior prazo para a execução.    

Por que utilizar o CPM em projetos de construção civil?

Sem uma ferramenta como o CPM, muitos gestores acabam tendo uma visão limitada e até mesmo simplista do projeto como um todo. A visualização de atividades que se relacionam umas às outras acaba sendo prejudicada, bem como a distribuição de tarefas para os profissionais mais adequados.

Ao realizar o Critical Path Map de um projeto, o gestor consegue identificar com mais facilidade quais atividades possuem maior e menor prioridade, podendo assim, realizar um planejamento mais assertivo e que esteja de acordo com o cronograma da obra. 

Imagine que, se as atividades mais críticas forem sendo adiadas ou prolongadas, estabelecer um prazo realista e eficiente para o seu projeto não será nada fácil. Portanto, utilizando CPM como ponto de partida, as chances de atrasos em todas as etapas do seu projeto acabam se tornando bem menores. 

Se você gostou desse conteúdo e acredita que ele possa ser útil, compartilhe agora mesmo em suas redes sociais e continue acompanhando o blog do Sienge!