7 livros para engenheiro de obras

Escrito por Construct App

12 de março 2018| 7 min. de leitura

Compartilhe

Mesmo com tantos materiais disponíveis na internet, os livros sobre engenharia e construção ainda são indispensáveis para quem busca adquirir conhecimentos de forma crítica e completa. É o caso, por exemplo, do engenheiro de obras, que precisa se manter constantemente atualizado sobre as melhores práticas e tendências do mercado.
Pensando nisso, fizemos uma seleção com 7 livros para engenheiro de obras.
Os temas vão desde planejamento e orçamento até perícias, gestão e sustentabilidade. Confira:

livros para engenheiro de obras 011. Planejamento, Orçamentação e Controle de Projetos e Obras |  Carl V. Limmer

Este é um dos livros para engenheiro de obras que envolve as atividades mais importantes – e complexas – da rotina de trabalho de um engenheiro civil. Apresentando métodos e processos inovadores para planejamento, programação, orçamento e controle, com o intuito de contribuir para a produtividade e  a diminuição de custos ao longo da execução do projeto.
Aspectos como qualidade construtiva e avaliação de risco na implementação de obras também são abordados neste livro.

2. Como Reduzir Perdas nos Canteiros | Ubiraci Espinelli Lemes

Este livro é ideal para todos os profissionais que atuam na indústria da construção civil. A obra é um manual de gestão e boas práticas para uso de materiais nos canteiros de obras, com foco no consumo consciente e na redução de desperdícios.
Além disso, este é um dos livros para engenheiro de obras que busca integrar o assunto às várias fases que compõem uma obra, como orçamento, escolha de tecnologias e ferramentas, projeto e cronogramas.
Assim, é possível preparar e medir o desempenho de empreendimentos futuros com foco nas melhores práticas para cada serviço a ser realizado.

3. Resistência Dos Materiais – Para Entender e Gostar | Manoel Henrique Campos

Estudar sobre as características e propriedades dos principais materiais aplicados em construção nem sempre é fácil ou prazeroso. E o objetivo deste livro é justamente contribuir para ensino dessa matéria de forma menos complexa, possibilitando o entendimento dos materiais em suas diferentes aplicações e possibilidades.
Este é um daqueles livros para engenheiro de obras ideais para estudantes de engenharia e estudo complementar de profissionais formados. A publicação apresenta estudos e exemplos sobre compressão, tração, flexão, deformação e cisalhamento em diferentes tipos de materiais. Há, ainda, cálculos e melhores diretrizes para cada situação.

4. Indicadores de Sustentabilidade em Engenharia | Pedro Fantinatti

A sustentabilidade deixou de ser apenas tendência para se tornar quesito fundamental nos projetos de engenharia e infraestrutura urbana. No entanto, o mercado ainda não adota ou conhece com profundidade as melhores práticas e possibilidades para aplicar a sustentabilidade nas construções. Há poucos livros para engenheiro de obras que abordam este tema.
Não é o caso deste livro, que apresenta várias dimensões impactadas por empreendimentos de engenharia. Além disso, propões diferentes abordagens para avaliar problemas, identificar e apresentar indicadores de sustentabilidade, seja no âmbito social, econômico, cultural ou ambiental.
Leitura obrigatória para quem busca agregar valor a empreendimentos de forma sustentável e economicamente praticável.

5. Mestre de Obras – Gestão Básica Para Construção Civil | Julio Salgado, Adriano Aurélio, José Américo, Roberto Costa e Tânia Cristina

Este livro é ideal para quem trabalha com a rotina da construção civil, sejam mestres de obras, técnicos ou engenheiros. Bastante didático, a obra aborda assuntos essenciais para a atividade diária em campo. Isso além de questões administrativas, técnicas e organizacionais. Ajuda a compreender o canteiro de obras como parte de um sistema complexo de gestão e produção.
De maneira mais específica, o livro também envolve práticas e conceitos que envolvem cronograma, itens de segurança, orçamentos, gerenciamento de resíduos e muito mais.
Aqui, a sugestão é indicar essa leitura aos profissionais envolvidos diretamente em uma obra. O livro contribui para o aperfeiçoamento profissional e desempenho diário em campo.

6. Perícias de Engenharia – A Apuração Dos Fatos | Simone Feigelson Deutsch

Perita e professora da PUC Rio, Simone Feigelson traça nessa obra as linhas fundamentais para a compreensão das perícias na engenharia. Estas são fundamentais para questões que podem originar conflitos legais e econômicos.
Este é um daqueles livros para engenheiro de obras imprescindíveis à boa formação.
Isso porque, de forma bastante didática, a leitura se aprofunda nos princípios e necessidades da Engenharia Legal, além dos conhecimentos necessários para a realização de perícias. O livro busca oferecer uma capacitação adicional aos profissionais que desejam atuar nessa especialidade. Por isso, envolve questões sobre avaliações, vistorias, arbitragem e laudos.

7. Como Gerenciar Contratos com Empreiteiros | Adriana Carstens e André Augusto Choma

Lidar com empreiteiras faz parte da rotina de grandes empresas de engenharia e das especializadas na gestão de obras. Mas nem por isso a atividade deixa de ser complexa. Afinal, é preciso gerenciar equipes terceirizadas, acompanhar a qualidade de serviços e ainda cuidar de pendências burocráticas.
Esta leitura auxilia na gestão e entendimento deste processo, principalmente no estabelecimento de contratos. Alguns dos assuntos abordados envolvem cuidados com documentação e fiscalização, produtividade, segurança do trabalho e questões técnicas específicas. Tudo com o objetivo de manter a qualidade do resultado final do empreendimento sendo construído.

Conclusão sobre livros para engenheiro de obras

Pudemos ver que há diversos livros para engenheiro de obras que podem auxiliar o trabalho deste profissional. O mais importante é se manter sempre em atualização!
O que você achou da seleção de livros para o engenheiro de obras? Conhece algum que merece estar na lista? Deixe sua sugestão nos comentários!