Como a indústria da construção lida com a produtividade

Carla Regina de Moraes Ezaki

Escrito por Carla Regina de Moraes Ezaki

5 de março 2020| 9 min. de leitura

Compartilhe
Como a indústria da construção lida com a produtividade

A indústria da construção é uma das mais fortes no mundo e tem grande impacto na economia global. Ao mesmo tempo, a luta pelo aumento da produtividade continua a todo vapor, assim como em outros setores.

E o desafio é grande, por conta de tantos fatores envolvidos em uma indústria tão grande e com tanta relevância econômica e social. Saber como a indústria lida hoje com a produtividade é a primeira forma de encontrar os meios de avançar nesse processo.

É isso que eu vou te mostrar neste artigo:

Como a indústria da construção entende e lida com a produtividade, como medir os avanços e quais soluções já existem para aumentar a produtividade do setor.

Como medir a produtividade no setor da construção

Em primeiro lugar, é importante dar o contexto correto para a produtividade nessa conversa e entender como ela pode ser medida no setor da construção. A produtividadeprodutividade costuma ser associada com a quantidade de tarefas que alguém consegue realizar. Mas isso, por si só, não diz nada para a qualidade da obra.

A melhor forma de medir a produtividade é comparar o que se pretende fazer com o que realmente foi feito, mas não de forma isolada, e sim em  fluxos de atividades. Como assim?

Em vez de pensar na quantidade de tarefas que são realizadas, é importante pensar em blocos de tarefas que têm relação direta entre si e que são importantes para a obra. Isso ilustra bem a diferença entre estar ocupado e ser produtivo. Vale mais a pena realizar menos tarefas em quantidade e mais atividades-chave na obra.

Aliás, reduzir processos e tarefas desnecessárias é uma das formas de aumentar a produtividade. Por isso, a medição precisa levar em conta o tempo gasto e o trabalho necessário para chegar até o resultado final desejado.

Contribuição da construção civil brasileira para a economia global

Agora vale a pena falar um pouco sobre a afirmação que eu fiz na primeira frase deste artigo, sobre o quanto a construção civil é relevante no mundo. Quais são os dados que dão base para isso?

Para você ter ideia do impacto global da indústria da construção, o GDP (equivalente ao nosso PIB) global gira em torno de 74 trilhões de dólares por ano. Sabe quanto a construção civil gera? Em torno de 11 trilhões! Para completar essa conta, nada menos que 7% da população mundial ativa trabalha na indústria da construção.

No Brasil não é diferente, já que o setor construtivo é responsável por 6,2% co PIB (Produto Interno Bruto) do país. O número de pessoas envolvidas também é enorme: 12,5 milhões de profissionais.

Leve em conta também o seguinte: a indústria construtiva movimenta também outros setores, como de alimentação, serviços financeiros, jurídicos, manufatura, prestação de serviços e outros. Ou seja, a relevância da construção para a economia nacional e mundial é enorme. 

A importância da construção e os desafios de produtividade que o setor enfrenta

Como ficou claro até aqui, a indústria construtiva é muito importante tanto para o desenvolvimento econômico quanto para o avanço social do Brasil e do mundo. Mas essa grande responsabilidade também traz grandes desafios para o futuro.

Uma das maiores dificuldades das empresas para conseguir aumentar a produtividade está em encontrar pessoas qualificadas. E os profissionais são peça-chave na produtividade de uma empresa, e serão ainda mais à medida que a tecnologia desempenha um papel de destaque no setor da construção.

Indústria da Construção 1

Além de pessoas, é preciso focar em metodologias e ferramentas. Entre os principais métodos do mercado, podemos destacar a “Construção Enxuta” e o Kanban.

Diferença de produtividade entre os demais setores e a construção civil

Em comparação com outros setores, a indústria construtiva fica para trás quando o assunto é produtividade. Isso está diretamente relacionado à capacidade de inovação do segmento. 

Enquanto áreas como manufatura e agropecuária inovam muito mais e veem os índices de produtividade subir, a construção ainda está, em grande parte, presa a métodos antigos. 

Quanto mais inovação, maiores as chances de aumentar a produtividade. Mas será que falta inovação ao Brasil? É o que vamos ver agora.

O que falta para a construção civil no Brasil aumentar sua produtividade? 

O Brasil já tem tecnologias de ponta disponíveis para aumentar muito a produtividade. A inovação, destacada acima, é mais um aspecto cultural e de gestão do que técnico ou tecnológico.

Cabe aos gestores enxergar suas operações como um todo, mas também com a habilidade de pensar nos problemas específicos e se mobilizar para solucioná-los. Isso é muito melhor que pensar só em termos de ferramentas disponíveis.

Muitas empresas já têm investido tanto em tecnologia e processos quanto em profissionais capacitados para realizar mais no novo cenário da indústria. 

Quais as tecnologias existem hoje no mercado que podem ser utilizadas para aumentar a produtividade das empresas?

Existem várias tecnologias que têm ganhado destaque no mercado nacional e internacional de construção civil. E cada uma delas pode ser muito útil para o aumento da produtividade de qualquer empresa do setor. 

Algumas das principais tecnologias que as empresas no Brasil já têm começado a usar são:

  • Inteligência artificial: mais de 12% das empresas já usam essa tecnologia para melhorar processos e fazer análises que ajudam na gestão do negócio;
  • Impressão 3D: cerca de 28% das empresas já usam algum tipo de impressão 3D, seja para a criação de estruturas ou para auxiliar em projetos;
  • BIM: o tão falado sistema BIM já faz parte da rotina de 16% das empresas, que buscam na ferramenta uma forma de planejar melhor seus projetos;
  • Internet das coisas: a conexão entre objetos que permite uma integração maior com o back-office já é usada por 19% das empresas.

Indústria da Construção 2

Mas vale um alerta:

Essas soluções não devem fazer parte do dia a dia da sua empresa porque estão na moda ou porque são novidades no mercado. É importante pensar em quais são seus problemas, gargalos e desafios e adotar as ferramentas mais adequadas para isso.

Como o Sienge Plataforma pode auxiliar no controle da produtividade?

A ideia de produtividade não deve se resumir só a realizar um trabalho mais rápido no canteiro de obras, mas a tomar decisões mais rápidas e certeiras em cada etapa do projeto. Para isso, é fundamental ter as informações e indicadores mais relevantes para o negócio facilmente acessíveis a qualquer hora e lugar. 

Indústria da Construção 3 

O Sienge Plataforma é a solução ideal para isso. A plataforma permite acompanhar os dados de cada obra em tempo real desde o período de planejamento até o trabalho no canteiro.

Com a plataforma fomos capazes de acompanhar melhorias de 15% a 30% na produtividade, o que se traduz na economia de tempo ou dinheiro nos projetos. Ou seja, a capacidade do Sienge Plataforma como ferramenta de produtividade impacta diretamente na receita e no crescimento das empresas.

A necessidade de aumento da produtividade na indústria da construção civil é alta. Afinal, estamos falando de uma indústria estratégica para o crescimento da economia e para o avanço da sociedade global. E nesse sentido, soluções tecnológicas e treinamento são a base dessa evolução inevitável. 

Quer saber mais sobre como o Sienge pode ajudar sua empresa a produzir mais e melhor para aumentar receita e crescer? Veja o que faz da plataforma a solução de gestão que você precisa!