Como projetar e calcular uma escada?

Escrito por Redação Sienge

17 de fevereiro 2023| 8 min. de leitura

Compartilhe
calcular uma escada

Projetar e calcular uma escada é um processo bastante delicado! Afinal, existem diferentes estilos, materiais e acabamentos que podem ser usados na construção.

E a escada pode ter somente a funcionalidade de proporcionar a subida ao próximo patamar, bem como, pode ser uma parte estética importante do cômodo.

Portanto, é fundamental analisar uma série de fatores na hora de definir o projeto de uma escada para que o cálculo seja o mais correto possível. Confira tudo sobre largura e dimensões de escada a seguir.

Como projetar uma escada para poupar espaço?

Geralmente a escada que poupa espaço é uma opção ideal para ambientes comerciais e imóveis pequenos, por exemplo.

De modo que, seja possível ter um resultado mais expressivo aproveitando o espaço para que não ocorra desperdício algum de área.

A escada para ocupar menos espaço normalmente é no modelo caracol, o que permite que o espaço seja melhor aproveitado e a escada fique discreta no ambiente.

É possível desenvolver esse tipo de escada em metal, alvenaria e uma série de acabamentos podem ser aplicados. Dessa forma, é possível garantir que o imóvel terá o espaço poupado e o ambiente ainda será prático e seguro de usar.

Por isso, é muito comum o uso de escada caracol em ambientes comerciais de dois patamares, visando garantir o máximo aproveitamento do ambiente.

Cálculo de escada o que precisa ser considerado?

Em relação ao cálculo de escada, é importante considerar uma série de fatores para que possa tomar as melhores decisões, como:

  • Comece determinando a altura total da escada e o ângulo de inclinação desejado para um uso confortável. Em média, a inclinação comum é de 30-45 graus, já a altura deve ser de acordo com as normas de segurança vigentes;
  • Em seguida, escolha a largura da escada que é 90 cm por padrão, mas pode variar de acordo com o espaço e necessidades do ambiente;
  • Escolha quais são os materiais que serão usados na escadaria, seja madeira, aço ou concreto;
  • Faça os desenhos detalhados da escada, projetando as medidas de acordo com as especificações dos materiais escolhidos;
  • Faça o cálculo estrutural da escada conforme o ambiente e as normas vigentes.

Somente um arquiteto ou engenheiro estará apto para desenvolver uma escada que interliga dois patamares de um imóvel de forma coerente.

Tendo em vista que, o profissional é o mais capacitado para analisar as demandas do espaço e, com base nas necessidades, desenvolver um projeto que seja eficiente e seguro.

O tipo de material altera muito o preço da escada

Um fator a ser considerado quando se trata de projeto de escada é que, o tipo de material utilizado em sua fabricação altera completamente o valor e o prazo de execução do projeto.

Afinal, uma escada de madeira custa muito mais que uma escada de alvenaria, independentemente de seu projeto, por exemplo. Se o objetivo é economizar, sempre converse com o profissional sobre as possibilidades disponíveis para tal.

Dimensões escada: entenda como funciona na prática

Atualmente no Brasil é recomendado que a largura mínima da escada seja de 80 cm quando se trata de uma residência dividida somente pela mesma família.

Enquanto os prédios públicos devem ter a largura mínima de 1,20 m dependendo diretamente da quantidade de pessoas que vão usufruir do local.

Portanto, é importante analisar detalhadamente as informações sobre o imóvel para que seja desenvolvida uma escada coerente, que suporta o fluxo de pessoas e não causa acidentes.

Em relação ao tamanho do espelho, o ideal é que ele tenha 18 cm de tamanho. Também é importante saber que, nenhuma escada deveria ter 15 degraus seguidos.

O recomendado é que sejam adicionados patamares antes de atingir 15 degraus para que se possa ter uma área de descanso.

Além disso, a altura ideal do vão entre a escada e o teto é de 2,15 metros, no mínimo. De modo que, os degraus fiquem bem distribuídos. Segundo Ernst Neufert, renomado arquiteto alemão, é possível chegar a no mínimo 2 metros de altura.

Além disso, o corrimão costuma variar entre 70 e 92 cm, sempre respeitando que deve acompanhar cada degrau de forma constante, seguindo a NBR 9050 que é a norma brasileira para corrimão.

Escadas irregulares são extremamente perigosas

Muitos brasileiros costumam tentar “dar um jeitinho” e resolver a escada de seus imóveis com a ajuda apenas do pedreiro ou mestre de obra.

Esse é um grande equívoco! Tendo em vista que, uma escada que não é corretamente projetada pode ficar extremamente perigosa para quem vai usar o imóvel.

Afinal, a pessoa perderá estabilidade ao subir degraus que possuem alturas diferentes, bem como, larguras diferentes da área a ser pisada.

O que deixa o ambiente muito mais propício para um acidente. Por isso mesmo, os fiscais de obra costumam exigir toda a documentação necessária para comprovar que a obra tem um responsável cuidando do projeto.

Ter um engenheiro e um arquiteto cuidando dos detalhes do seu projeto é indispensável. Tendo em vista que, a escada precisa ser projetada suportando o peso, tendo uma boa estrutura e tamanho coerentes para a passagem das pessoas no ambiente.

E cada ambiente tem sua necessidade justamente por causa da intensidade de uso. Um condomínio residencial não tem a mesma demanda de um condomínio comercial, por exemplo.

Os acabamentos fazem a diferença estética no projeto de sua escada

Outro ponto importante é que, os acabamentos fazem toda a diferença no projeto da escada. É preciso projetar a escada considerando exatamente qual é o tipo de acabamento que será feito no local.

Quem deseja uma escada de aço e alvenaria, por exemplo, precisa de uma determinada estrutura. Enquanto aqueles que vão adicionar pedra para dar acabamento ou porcelanato, estão adicionando peso na estrutura.

Por isso, precisam que o cálculo seja feito considerando esse aspecto que é importante para que a escada suporte todo o peso necessário. Evitando eventuais acidentes que possam vir a acontecer por erros de projeto.

Portanto, o cálculo de escada é uma questão delicada, que visa não só o aproveitamento do ambiente como também, a questão estética de seu espaço e ainda, a questão da segurança de todos que vão usufruir do espaço.

Ter mão de obra qualificada para lidar com todo o aspecto de projetar e calcular sua escada é indispensável.