Como criar conteúdos relevantes para as redes sociais de sua incorporadora

Fábio Garcez

Escrito por Fábio Garcez

15 de outubro 2021| 10 min. de leitura

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Como criar conteúdos relevantes para as redes sociais de sua incorporadora

Na era da informação, é mais importante que nunca utilizarmos todas as nossas armas de venda para, muito além de fechar negócio, conseguir engajar o cliente. Sua jornada de compra, afinal, está diretamente ligada à nossa capacidade de retenção da atenção do lead e, para isso, a criação de conteúdos relevantes para as redes sociais pode ajudar bastante.

Criar conteúdo é muito mais que construir posts esporádicos com legendas universais. É sobre despertar o interesse do cliente, provocar sua curiosidade e, sobretudo, trazer conteúdos de valor para sua jornada comercial. Finalmente, criar conteúdo é sobre educar o mercado, e isso não poderia ser diferente com o setor imobiliário.

Hoje, nós vamos te ensinar a criar conteúdos relevantes para suas redes sociais. Seja no Facebook, Instagram, Twitter ou LinkedIn, sempre existe um espaço perfeito para sua produção de conteúdo, e é sobre isso que falaremos a seguir.

Quer saber mais? Continue acompanhando nosso artigo!

Antes de tudo, conheça o público

De nada adianta produzir conteúdos impecáveis se o seu público não é o alvo correto para eles. Todo conteúdo deve ser pensado em relação ao consumidor, especialmente quando falamos de um universo amplo como o da construção civil.

Vamos analisar um exemplo: se sua incorporadora trabalha com empreendimentos do projeto Casa Verde e Amarela, é improvável que seu público esteja interessada em saber curiosidades sobre o setor de alto padrão. É muito mais proveitoso, neste caso, trabalhar com as curiosidades do segmento de interesse do público, não é verdade?

Isso vale para qualquer outro segmento: você precisa, antes, conhecer o seu público. Certo, mas como fazer isso?

É relativamente simples! Você vai precisar conhecer o mercado e criar um perfil de público a partir das características em comum encontradas na sua pesquisa. Entreviste seus clientes, os clientes da concorrência, potenciais compradores e quem mais você julgar necessário. Em seguida, catalogue as informações obtidas para, então, passarmos à segunda fase:

Construa uma buyer persona

Você já deve ter ouvido falar nela, não é verdade? A buyer persona é um conceito relativamente novo, mas que já vem fazendo muito sucesso no mercado imobiliário.

Buyer persona é um personagem fictício criado a partir das características obtidas no seu estudo de público. Ou seja, ela é um cliente ideal para a sua incorporadora, com todas as principais características do seu consumidor. A persona possui constituição familiar, nome, emprego, jornada de consumo e muito mais.

Uma vez criada a sua buyer persona, é chegada a hora de partirmos, de fato, para a criação de conteúdos relevantes para as redes sociais. Vamos com a gente?

Planeje sua estratégia de criação de conteúdos relevantes para as redes sociais

Pronto, você já tem toda a base necessária para criar seu conteúdo. Agora, é o momento de planejar exatamente qual vai ser a sua abordagem. Um planejamento de conteúdo requer algumas informações primárias, para que exista unidade de linguagem em toda a sua estratégia de produção. Responda, no documento, perguntas como:

  • Qual será a linguagem utilizada (formal, informal)?
  • Quais redes sociais você utilizará (Facebook, Instagram, outros)?
  • Qual será a sua frequência semanal de postagem?
  • De quanto será a verba destinada a tráfego pago (campanhas impulsionadas)?
  • Quais serão os formatos de postagem (vídeo, imagem, som)?
  • Quem será o encarregado por executar o planejamento?

Tendo resolvido essas questões, partimos para a criação de conteúdo. Mas, afinal, o que produzir para cada rede? É isso que vamos descobrir agora, então continue com a gente!

Criando conteúdos relevantes para as redes sociais

Finalmente chegamos à produção de conteúdo propriamente dita. Embora pareça simples, criar bons conteúdos requer estudo, estratégia e domínio de campo. Afinal de contas, você não quer passar a informação errada para o cliente, não é verdade?

Por isso, a primeira coisa que você deve fazer na hora de criar conteúdo é estudar o tema. Mesmo que seja sua área de domínio, não custa nada se atualizar nos dados e trazer informações novas para o público. É neste momento que nossas dicas vão te ajudar imensamente. Acompanhe!

1. Dados e estatísticas

Os dados e estatísticas são uma boa aposta em qualquer segmento. Mas, sobretudo no mercado imobiliário, o uso de números, porcentagens e estatísticas são muito bem vindos. Isso acontece porque o público quer se sentir atualizado, e os dados são uma forma prática de entender tendências e acompanhar novidades. Além disso, são mais práticos e simples de visualizar.

2. Frases motivacionais

Indo pelo extremo oposto, as frases motivacionais trazem tudo aquilo que falta aos dados: humanização. E por isso são também ótimas apostas quando trabalhamos diretamente com o público. Apelos humanizadores como “realização de um sonho”, por exemplo, fazem muito sentido para aquele consumidor que vê no primeiro imóvel a possibilidade de mudança, de começo do futuro.

Dessa forma, aposte em frases de grandes pensadores, que incentivem a tomada de decisão.

3. Cases de sucesso

Os depoimentos de clientes, ou cases de sucesso, são extremamente importantes para gerar prova social. Ou seja, através dos depoimentos, muitas pessoas podem perceber que seus clientes estão satisfeitos e, por isso, podem também confiar nos seus serviços.

Você pode trabalhar cases de sucesso de diferentes formas, mas a principal delas é a mais básica: pedindo diretamente ao seu cliente um feedback daquilo que ele acha sobre sua incorporadora.

4. Posts institucionais

Os posts institucionais são aqueles que falam diretamente sobre a sua empresa e o serviço por ela prestado. Eles funcionam como uma verdadeira vitrine para que seu público seja constantemente relembrado do que você pode fazer por ele.

Para criar posts institucionais, você deve apostar nas funcionalidades do seu serviço e nos benefícios dele para seu cliente.

5. Depoimentos de colaboradores

Você acha que só nos importamos com aquilo que outros clientes falam? Está muito enganado! Nós também adoramos saber o que os colaboradores acham da empresa onde trabalham. Qual a rotina de emprego? Quais as perspectivas de futuro dentro da organização? Tudo isso brilha nos olhos do consumidor.

Portanto, aposte nos depoimentos de colaboradores sempre que possível.

6. Posts em formato de vídeo

O consumo de vídeos nunca foi tão alto como na chamada era digital. Hoje, optamos pelo consumo de produtos audiovisuais porque eles nos prendem a atenção por mais tempo e trabalham diferentes sentidos: visão e audição. Assim sendo, é essencial que saibamos apostar nas ferramentas de vídeo gratuitas que plataformas como Facebook, Instagram e até mesmo Tik Tok possibilitam.

Conclusão

Chegamos ao fim de mais um conteúdo em parceria com o CV – Construtor de Vendas. Hoje, você pôde aprender mais sobre a criação de conteúdo para redes sociais de incorporadoras. Agora, seu time tem a capacidade de pensar fora da caixa e criar conteúdos que são comprovadamente efetivos para o engajamento do público e para a captação de novos leads.

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