Como construir casas financiadas pela Caixa

Marcus Vinicius D. B. Castro

Escrito por Marcus Vinicius D. B. Castro

4 de maio 2022| 11 min. de leitura

Compartilhe
temas para dds uso de maquinários

Possui uma empresa no ramo da construção civil, mas ainda não sabe como construir casas financiadas pela Caixa Econômica Federal? A gente pode te ajudar com isso! Neste artigo, você irá conhecer as principais linhas de crédito disponíveis para o ramo. 

A captação de recursos no setor da construção civil se dá, principalmente, através de empréstimos ou financiamentos coletivos. E apesar desta última modalidade também ser uma opção muito atrativa, a Caixa ainda é a principal instituição bancária que financia imóveis no Brasil, tanto para a população como para empresas da construção civil.  

Agora, continue acompanhando este post e fique por dentro de todos os requisitos para construir casas financiadas pela Caixa.  

Conheça as linhas de crédito oferecidas pela Caixa

Atualmente, a Caixa Econômica Federal oferece diferentes linhas de crédito para o setor da construção civil, seja para a compra, reforma ou produção de um imóvel. Portanto, neste tópico abordaremos apenas as linhas de crédito destinadas a essa última opção – a produção de imóveis.

Conheça agora 4 linhas de crédito para as empresas que desejam construir casas financiadas pela Caixa:

Financiamento de apoio à produção

No financiamento de apoio à produção, que é uma linha de crédito exclusiva da Caixa, as construtoras podem adquirir esse recurso em qualquer etapa do cronograma da obra e financiar a compra das unidades para as pessoas físicas. 

Esse tipo de financiamento pode ser contemplado por meio de duas modalidades: 

  • Sem financiamento à pessoa jurídica, ou seja, a obra será custeada por um grupo de pessoas físicas, que fizeram a aquisição do imóvel ainda na planta, somado aos recursos da própria construtora. Nesta opção, existe a possibilidade de repasse das unidades na Caixa durante a construção dos imóveis. 
  • Com financiamento à pessoa jurídica, isto é, direcionado à produção da obra com financiamento à pessoa jurídica, também com possibilidade de repasse das unidades na Caixa durante a fase de obra.  

Caso esteja em dúvida, nós te explicamos: o repasse de unidades na Caixa nada mais é do que a portabilidade de um financiamento para outro comprador. Agora, vamos aos diferenciais dessa linha de crédito.

Durante a fase de obras, os recursos do financiamento realizado pelos compradores serão repassados diretamente à construtora, conforme o andamento da obra. Além disso, os recursos para produção de imóveis ficam 100% sob gestão da Caixa. 

Os prazos estabelecidos para a produção de casas financiadas pela Caixa são de até 36 meses para construção e até 9 meses de carência para o início das obras. Por último, o financiamento de apoio à produção pode chegar até 100% do custo de obra. 

Plano Empresário Caixa

Essa é uma modalidade exclusiva para as empresas de construção civil e que permite o financiamento de até 85% do custo da obra. Os prazos se mantêm os mesmos que a opção anterior, sendo até 36 meses para a conclusão da obra e até 9 meses de carência para o início da produção. 

Além disso, nessa opção de financiamento para as empresas que desejam construir casas financiadas pela Caixa, o repasse das unidades aos compradores finais só será possível a partir de 80% da obra executada. 

Financiamento de produção de imóvel na planta 

Apesar do próprio nome do financiamento sugerir que ele é direcionado para a produção de imóveis na planta, ele é concedido apenas a pessoas físicas e não jurídicas. Desse modo, quando há pessoas interessadas em um imóvel na planta, elas são agrupadas por uma Entidade Organizadora, que atua junto à construtora na realização do projeto de obra. 

Assim, conforme a aquisição dos imóveis, a Caixa libera os recursos para a construtora sem que ela tenha que tomar crédito em seu nome. Além disso, todo o projeto de obra pode ser executado e contratado em módulos, o que facilita a produção e as vendas das unidades.  

Financiamento para alocação de recursos    

Essa modalidade de financiamento é destinada a empreendedores e empresas do setor da construção civil que estejam planejando construir casas financiadas pela Caixa com recursos próprios ou de terceiros

Nessa situação, a Caixa oferece uma concessão de financiamento mais simplificada às pessoas físicas que optarem pelas unidades já concluídas desse empreendimento, garantindo vantagens para os compradores e ao vendedor, através de uma padronização e montagem de pasta única dos documentos.

Requisitos para construir casas financiadas pela Caixa

Agora que você já conhece as 4 linhas de crédito disponíveis para as empresas que desejam construir casas financiadas pela Caixa, é preciso observar qual opção se encaixa melhor nas particularidades do seu projeto. Feito isso, cada uma dessas modalidades possui condições diferentes. 

Hoje, no mercado da construção civil, o financiamento de apoio à produção tem sido um dos mais procurados por construtoras, já que é o único que oferece a possibilidade de 100% dos custos com a obra serem financiados pela Caixa Econômica Federal. 

Nesta opção existem alguns requisitos específicos que a sua empresa precisa atender, veja quais são eles:    

  • A sua empresa precisa estar com a situação cadastral regular e com saúde econômico-financeira;
  • As casas financiadas pela Caixa devem ser construídas em uma área urbana;
  • É necessário que a construtora tenha nível de qualificação no SIAC/PBQP-H;
  • A incorporação deverá estar registrada no Registro de Imóveis para contratação;
  • O projeto de arquitetura deve estar aprovado e com alvará expedido pelo Município;
  • Todas as licenças ambientais aplicáveis e declaração de viabilidade das concessionárias de água, esgoto e energia elétrica; 
  • O empreendimento deverá apresentar infraestrutura interna e externa; 
  • Por último, contrapartidas customizadas, podendo ser conjugada em repasse da pessoa física na CAIXA, aporte financeiro e obra executada.

Como havíamos mencionado, há condições específicas para cada tipo de financiamento imobiliário na Caixa. Por isso, caso queira conferir os requisitos de outras modalidades, basta acessar o site.

Passo a passo: como contratar um financiamento na Caixa

O processo de contratação de um financiamento da Caixa é bastante parecido em todos os tipos de linha de crédito. Assim, o primeiro passo é procurar uma agência de relacionamento da Caixa para apresentar o projeto do seu empreendimento e solicitar uma simulação

Feito isso, para conseguir uma linha de crédito que possibilite a construção de casas financiadas pela Caixa, o seu projeto passará por uma análise para verificar a viabilidade econômico-financeira, negocial e jurídica, tanto do empreendimento quanto da sua empresa. 

É importante ressaltar que o processo de análise possui várias etapas e por isso não é tão simplificado quanto parece. Porém, se aprovado, a construtora é comunicada de que poderá assinar o contrato e utilizar a linha de crédito conforme as condições contratuais. Por isso, a liberação do crédito varia conforme o tipo de financiamento escolhido. 

No financiamento de apoio à produção, por exemplo, após a aprovação do projeto e assinatura do contrato, a liberação de crédito ocorre mensalmente após a medição pela engenharia e de acordo com o cronograma de obras.  

Saiba quais são os benefícios para as construtoras

Como você já deve imaginar, há inúmeros benefícios em construir casas financiadas pela Caixa, sobretudo para construtoras de pequeno e médio porte. Mas por quê? Muito simples, ao adquirir um financiamento para a produção de imóveis com a Caixa, a construtora consegue associar a sua marca à uma das maiores instituições financeiras do Brasil. 

Por si só, esse tipo de associação já agrega valor ao seu empreendimento e transmite maior confiabilidade para os seus clientes. Além disso, com o apoio da Caixa, as pessoas físicas com interesse em adquirir uma das unidades também possuem mais facilidade em obter financiamento imobiliário.

Dependendo da linha de crédito escolhida pela construtora, é possível custear até 100% da obra através do financiamento da Caixa, o que é excelente para construtoras que ainda estão iniciando no ramo e precisam de apoio para tirar os projetos do papel.

Outra vantagem de construir casas financiadas pela Caixa é a possibilidade de repasse das unidades junto à instituição financeira, diminuindo assim prejuízos por inadimplência ou desistência da compra de um imóvel. Por último, as taxas de juros aplicadas pela Caixa costumam ser menores quando comparadas com outras instituições bancárias. 

Conclusão

Agora que você já descobriu todos os passos para adquirir uma linha de crédito e construir casas financiadas pela Caixa, confira outro post sobre o assunto e aprenda como ajudar o seu cliente no processo de financiamento de um imóvel

Se você gostou desse conteúdo e acredita que ele possa ser útil para outros profissionais da construção civil, aproveite para compartilhar em suas redes sociais e continue acompanhando o blog do Sienge!