Como ajudar o cliente no processo de financiamento pela Caixa

Fábio Garcez

Escrito por Fábio Garcez

18 de fevereiro 2022| 9 min. de leitura

Compartilhe
Como ajudar o cliente no processo de financiamento pela Caixa

Com a gradual alta na taxa SELIC, o apelo “apê novo, vida nova” foi deixado para depois em muitas famílias. O sonho da casa própria pode ter se visto mais distante, mas com certeza ainda é realizável se você vender da forma correta. O financiamento pela Caixa é uma opção rentável e promete realizar o sonho da casa própria de muita gente. 

Em fevereiro de 2022, a SELIC despontou em incríveis 10,75% ao ano com previsões de crescimento. Isso significa um aumento expressivo no valor do financiamento e, consequentemente, uma menor iniciativa de compra por parte do consumidor.  

Dentro desse cenário, financiar um imóvel através de bancos como a Caixa soa cada vez mais tentador. Afinal, instituições bancárias associadas a projetos habitacionais oferecem condições de pagamento praticáveis e abatimento nas principais taxas. 

E então, quer descobrir mais sobre o financiamento pela Caixa e como ajudar seu cliente na hora de financiar por ela? Acompanhe o artigo de hoje!

O que é o financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal disponibiliza uma linha de crédito habitacional para aqueles interessados em adquirir um novo imóvel. Essa linha de crédito pode ser paga em até 35 anos, ou 420 meses. 

Segundo o próprio site da Caixa, o processo acontece da seguinte forma: primeiro, a Caixa avalia tanto o imóvel pretendido quanto às condições de pagamento do interessado (análise de crédito); a depender da situação, você pode solicitar carência no saldo devedor e pagar somente os prêmios de seguro MIP e DFI, bem como a tarifa de administração do contrato mensal se a contratação se der pelo SFH. 

Cada parcela do financiamento imobiliário realizado junto à Caixa deve somar o máximo de 30% da renda familiar bruta mensal. Além disso, pode-se utilizar o FGTS como forma de pagamento. 

Condições de financiamento pela Caixa

Como todo programa habitacional, a Caixa propõe determinados requisitos para a realização do financiamento. Isso garante que o projeto está beneficiando quem realmente precisa dele e que não sejam infringidas certas regras de financiamento. 

De acordo com a Caixa, as condições de financiamento de imóvel novo e usado exigem que: 

  • O interessado tenha mais de 18 anos ou emancipado com 16 anos completos;
  • O interessado seja brasileiro ou, se estrangeiro, possua visto permanente no país;
  • O interessado possua capacidade civil e de pagamento;
  • O nome do interessado não esteja em cadastros de devedores;
  • O interessado possa gastar apenas 30% da sua receita familiar bruta.

Outras condições podem variar conforme o interessado escolha um imóvel novo ou usado, como as possibilidades de aplicação do FGTS. 

Passo a passo do financiamento pela Caixa: auxilie seu cliente

A Caixa Econômica também disponibiliza uma metodologia de venda em seis passos distintos, que começam com a simulação e vão até a gestão do financiamento. Com a ajuda de um bom CRM, cada passo pode ser feito de forma mais eficiente e adequada, com o auxílio do corretor de imóveis.

Os passos primordiais destacados no financiamento da Caixa são:

1. Simulação

O processo de simulação é aquele no qual são fornecidos os dados e pretensões de imóvel para que seja analisada a viabilidade do crédito. Você pode auxiliar o seu cliente realizando a simulação de financiamento por sua plataforma de CRM e/ou fazendo um pré-cadastro para assegurar o interesse na unidade até a realização da análise de crédito. 

2. Análise de crédito

Agora é chegado o momento de apresentar os dados bancários do potencial cliente para o correspondente bancário mediador do processo. É nessa mesma etapa que será decidida a possibilidade do uso do FGTS para contribuição com o financiamento imobiliário. 

Ter um bom CRM é essencial no momento. Plataformas completas como o CVCRM realizam o envio de documentos para análise de crédito e notificam imediatamente o momento de aprovação. Isso poupa tempo e recursos, além de trazer uma devolutiva ao cliente com muito mais rapidez. 

3. Análise de engenharia

No terceiro passo do processo, a Caixa avalia as condições de uso do imóvel pessoalmente para evitar erros e incongruências no decorrer da venda. O que se pode fazer pelo cliente no momento é buscar notificá-lo ao máximo sobre o status da análise. 

4. Assinatura do contrato

O processo de assinatura de contrato acontece após a análise de engenharia e deve ser registrado no cartório de imóveis para que haja posterior liberação do crédito. Uma grande morosidade na assinatura é sua duração. Um processo de assinatura manual pode durar semanas. 

Por isso, é indicado que sua empresa aposte numa plataforma de CRM integrada a ferramentas de assinatura eletrônica. Assim, é possível receber e enviar contratos com muito mais agilidade. 

5. Pagamento das prestações

Tendo concluído os trâmites da compra, agora só resta ao cliente arcar com os custos do financiamento, conforme simulado previamente. 

Tendo concluído os trâmites da compra, agora só resta ao cliente arcar com os custos do financiamento

Uma solução eficiente para a empresa e para o consumidor é a integração de um CRM a um ERP de qualidade. Por meio da dupla, é possível gerar e enviar boletos com muito mais facilidade através do portal do cliente. Isso dá autonomia para o cliente e produtividade para a empresa. 

6. Gestão do financiamento

O último passo é a gestão do financiamento, necessária em casos de atraso no pagamento ou vontade de acelerar a quitação. Quaisquer alterações no ritmo do pagamento devem ser previstas na gestão do financiamento, e a sua empresa pode auxiliar o cliente se mostrando disponível para tirar dúvidas e acompanhá-lo pelo processo. 

Considerações finais

Não se pode negar a importância social dos programas habitacionais favorecidos por órgãos como a Caixa. Em 2021, foram aplicados aproximadamente R$ 58 bilhões no CVA (Casa Verde e Amarela) pela Caixa, o que representou 99,9% dos recursos do FGTS, segundo a Abrainc.

Os frutos do investimento nas camadas populares não passam despercebidos. Por isso, é essencial saber como ajudar o seu cliente num momento tão realizador quanto o de fazer um financiamento pela Caixa. 

Mais que um sonho, o imóvel próprio é a realização de uma necessidade básica, devendo ser pensado de modo a otimizar a jornada do cliente. 

Tendo isso em vista, o CVCRM – Construtor de Vendas criou o CRM perfeito para entregar a melhor experiência possível ao consumidor. Além de trazer cinco soluções que contemplam toda a jornada de venda, o CV também tem benefícios específicos para empresas que trabalham com o CVA. 

Quer ficar por dentro? Confira as vantagens do CV para CVA!

Você sabia que o Construtor de Vendas é parceiro Sienge?

O único CRM 5.0 do mercado imobiliário se juntou ao ERP apaixonado por construção civil. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CVCRM te permite ter um panorama completo da sua incorporadora na tela do computador. 

Da prospecção de leads ao pós-venda, você garante otimização e agilidade na gestão comercial. Quer conhecer mais? Descubra o site do CVCRM – Construtor de Vendas.

Para saber sobre o mercado imobiliário, gestão de vendas e outros assuntos atuais, continue acompanhando o blog Sienge ou confira o Blog do CV e nos siga no Instagram!