Confira 7 vantagens do Software de Gestão Financeira para Pequenas Construtoras

Mariana Soares

Escrito por Mariana Soares

30 de agosto 2023| 14 min. de leitura

Compartilhe
Confira 7 vantagens do Software de Gestão Financeira para Pequenas Construtoras

Você conhece os benefícios de um software de Gestão Financeira para Pequenas Construtoras? 

Além de auxiliar na criação de uma gestão estruturada e sustentável, os softwares especializados também criam um caminho para a cultura data-driven dentro das construtoras!

No artigo abaixo você encontra uma discussão completa sobre o tema e ainda descobre materiais gratuitos e exclusivos que auxiliam e orientam a implementação de novas práticas tecnológicas em pequenas construtoras.

O que você verá neste artigo:

  • Gestão Financeira estruturada e sustentável para alcançar novos patamares
  • A tecnologia é uma grande aliada para empresas de construção civil
  • 7 benefícios de um Software de Gestão Financeira para pequenas construtoras
  • Por que escolher um software específico para construtoras de pequeno porte?

Aproveite a leitura!

Gestão financeira estruturada e sustentável para alcançar novos patamares

Manter uma gestão financeira estruturada e sustentável é a chave para o sucesso e a sobrevivência de qualquer empresa. 

No entanto, essas características são particularmente essenciais para pequenas empresas que querem se manter competitivas em um mercado desafiador.

A sustentabilidade que mencionamos aqui não diz respeito ao meio ambiente e a práticas ecologicamente corretas com relação a uso e descarte de matéria prima, por exemplo, embora esses sejam elementos muito importantes para construtoras também!

Porém, a sustentabilidade a que nos referimos diz respeito ao desenvolvimento contínuo ao longo do tempo, com planejamento adequado e uma estrutura pronta para adequar processos e decisões a diferentes cenários, especialmente financeiros.

Portanto, uma gestão financeira sustentável e bem estruturada será capaz de garantir os seguintes benefícios para a sua construtora:

  • Controle financeiro adequado para as finanças da construtora para planejar a alocação estratégica de recursos;
  • Tomada de decisões informadas com base em informações financeiras relevantes e realistas;
  • Identificação precoce de riscos e problemas, como furos de caixa, gastos excessivos, alocação errada de recursos e inadimplência;
  • Capacidade de investimentos em novos projetos ou em novos rumos para o crescimento da empresa;
  • Atendimento a obrigações e regulatórias do setor, além de estar em dia com obrigações fiscais da receita federal;
  • Credibilidade por meio da transparência de processos financeiros para oferecer maior confiança a parceiros e investidores.

Contudo, sabemos que manter uma gestão financeira saudável e eficiente não é uma tarefa simples. E muitas vezes acaba sobrecarregando funcionários que precisam cuidar de diversas rotinas financeiras e administrativas dentro da construtora.

Por isso, encontrar formas de otimizar a gestão financeira de pequenas construtoras é o primeiro passo a ser tomado para estruturar a gestão de recursos e caminhar rumo à sustentabilidade financeira.

Uma delas é a utilização de tecnologia para otimizar processos e melhorar a qualidade das informações armazenadas e processadas sobre as rotinas financeiras da empresa. 

A tecnologia é uma grande aliada para empresas da construção civil

Segundo dados do McKinsey Global Institute em reportagem do Terra, “a tecnologia é um dos fatores que contribuem não apenas para o desenvolvimento geral da construção civil, mas também como fator de diferenciação e competitividade entre as empresas, auxiliando na diminuição dos desperdícios e também na lucratividade dos empreendimentos.”

tecnologia para empresas da construção civil

Seja com aplicações complexas para modelagem em 3D ou com o uso de inteligência artificial, a tecnologia se torna cada vez mais indispensável para o crescimento de empresas do setor.

De acordo com o Money Times, o lucro do setor de construção civil pode crescer 70% nos próximos anos com o uso de inteligência artificial!

Mas quando falamos de tecnologia na construção civil, não nos referimos somente a aplicações complexas ou IA. 

Na verdade, toda aplicação de avanços, inovações e soluções digitais entram como ferramentas tecnológicas que contribuem para otimização de processos, desde o planejamento de um projeto até a execução de uma edificação.

Para conhecer melhor o panorama tecnológico da construção civil e quais os ganhos que as construtoras podem ter, dá uma espiadinha neste e-book gratuito que o Sienge preparou sobre Inovação e Tecnologia na Construção Civil.

7 benefícios de um Software de Gestão Financeira para pequenas construtoras

O setor financeiro de uma construtora tem diversas rotinas que devem ser seguidas para garantir o equilíbrio financeiro da empresa e a sustentabilidade do negócio.

Direta ou indiretamente, todas elas se beneficiam quando o gestor alia a tecnologia na Gestão Financeira da construtora. Confira!

1. Fluxo de caixa acessível e dinâmico

Um software de gestão financeira é capaz de fazer um registro detalhado de todas as receitas e despesas, facilitando o monitoramento e os ganhos ao longo do tempo.

Dessa forma, você consegue manter um fluxo de caixa saudável ao ter controle sobre todas as movimentações financeiras da construtora.

Além disso, você consegue acessar rapidamente informações específicas com funcionalidades de filtro por data, tipo de operação, valores e etc.

2. Planejamento financeiro mais eficaz

Com informações completas e detalhadas sobre as movimentações financeiras da construtora, você consegue elaborar orçamentos mais precisos e realistas.

E orçamentos realistas são um dos pilares para evitar imprevistos financeiros que podem comprometer um fluxo de caixa saudável.

3. Monitoramento em tempo real

Com a automatização das movimentações financeiras da construtora, você também ganha acesso em tempo real a dados relevantes. Garantindo, assim, mais agilidade na tomada de decisões de gestão.

Além disso, você também pode identificar com mais rapidez transações suspeitas ou possíveis erros.

Essa é uma excelente forma de mitigar riscos e evitar impactos maiores no fluxo de caixa.

4. Relatórios personalizados e completos

Com todas as informações centralizadas em uma plataforma, você evita a dispersão dos dados em diversas planilhas que não dialogam entre si.

Além de possibilitar uma rápida atualização de informações quando necessário, um software de gestão financeira para construtoras também oferece a geração de relatórios diversos, como demonstrativos de resultados, fluxo de caixa e relatórios de desempenho.

E o melhor: na medida certa! Basta selecionar o período desejado, o tipo de operação específica ou alguma outra variável que você deseje visualizar para emitir o relatório na medida para tomar decisões eficientes e assertivas.

5. Decisões assertivas e cultura data-driven

A cultura data-driven em empresas vem sendo cada vez mais popular por garantir que as decisões tomadas sejam orientadas por dados.

Ou seja, sem achismos e suposições! Olhar para informações concretas é a melhor forma de garantir segurança na decisão sendo tomada.

cultura data-driven na construção civil
Segundo a Hubify, “a confiança exerce total influência no poder de decisão de empreendedores, gestores e líderes. O medo de errar, muitas vezes produz um estado letárgico diante de situações que exigem uma ação — ser data-driven é reduzir ou eliminar o cenário de dúvidas e dar lugar a uma segurança bem calculada.

Por isso, um software de gestão financeira também entra como um pilar para uma gestão data-driven em pequenas construtoras.

Com informações detalhadas, relatórios personalizados e monitoramento em tempo real de todas as movimentações, o gestor é capaz de definir rumos e fazer escolhas a partir de informações concretas sobre o estado financeiro da empresa.

Mas implantar uma cultura de dados não é uma tarefa simples e o software de gestão financeira é somente parte disso!

Se você deseja fazer o planejamento e a gestão de obras da sua construtora a partir de decisões data-driven, confira o Guia Gratuito Para Implementar uma Cultura de Dados e Melhorar a Conexão Físico-Financeira das Obras.

6. Redução dos erros contábeis

Com maior precisão e integridade das informações financeiras da construtora, você também consegue reduzir a incidência de erros contábeis.

Seja pela automação dos processos, pela validação dos dados de forma rápida ou pelo rastreamento de transações específicas, você evita erros de lançamento e ainda consegue gerar relatórios financeiros com informações sempre atualizadas e completas.

Como o software minimiza a ocorrência de falhas humanas nos registros contábeis, você ainda reduz a chance de ter problemas futuros com órgãos fiscalizadores e auditorias contábeis.

[Download Gratuito] Planilha de Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) para Construção Civil

7. Integração com outras ferramentas

Ao elaborar planilhas de controle financeiro em uma construtora, é comum que o responsável por essa tarefa tenha que colher dados e informações de fontes diversas.

Quanto mais etapas um processo tem e quanto menos automatizado ele for, maior é a chance de ocorrer uma falha humana!

Softwares de gestão financeira geralmente têm integração com outras ferramentas e plataformas, possibilitando assim a automatização dos dados processados e a redução do trabalho repetitivo.

Dessa forma, o software se torna um local com informações abrangentes e centralizadas, sendo uma excelente ferramenta para relatórios gerenciais e acompanhamento contínuo.

Por que escolher um software específico para construtoras de pequeno porte?

Empresas de tamanho diferentes têm demandas distintas. E não somente em relação ao volume de informações e dados, mas também em relação às rotinas financeiras.

Um software de gestão financeira desenvolvimento de maneira específica para as necessidades de pequenas construtoras garante uma série de benefícios:

  • Adaptação às necessidades do setor e às demandas específicas da empresa;
  • Facilidade de uso para equipes reduzidas e que não possuem profissional interno de TI;
  • Foco em processos-chave da construtora, como orçamento, fluxo de caixa, cronograma de obras e compras de materiais;
  • Investimento acessível;
  • Suporte especializado para adequar as funcionalidades às demandas do setor e fornecer assistência direcionada.

Por isso, além de fazer a transição para uma gestão data-driven com suporte tecnológico, é preciso escolher uma ferramenta adequada para as reais demandas de pequenas construtoras.

software específico para construtoras de pequeno porte

Caso contrário, você corre o risco de fazer um alto investimento em uma ferramenta com dezenas de funcionalidades desnecessárias e que podem atrapalhar seus processos internos.

Na Comunidade Sienge, você encontra um Fórum Exclusivo sobre Gestão de Pequenas Construtoras

De forma gratuita, você troca informações e experiências sobre os desafios de gestão e ainda encontra suporte no uso da tecnologia para melhoria de processos. Venha fazer parte!

Faça uma gestão financeira sustentável e eficiente com o Sienge Go!

O Sienge Go! é um software de gestão de obras completo e desenvolvimento na medida para pequenas construtoras.

São 3 módulos integrados para você acompanhar em tempo real todas as movimentações de todas as fases da obra: Financeiro, Compras e Engenharia.

Tenha dados valiosos sempre à mão para fazer ajustes com mais assertividade e garantir a lucratividade final do projeto.

Conheça as vantagens do Sienge Go! para a gestão financeira de pequenas construtoras

Controle total do orçamento

Controle de todas as movimentações financeiras, como recebimentos, pagamentos, despesas, entre outros. Isso permite uma gestão mais eficiente dos recursos financeiros e ajuda a evitar problemas como a falta de dinheiro para pagar contas ou fazer investimentos.

 

Apropriação de Custos por Etapas

A funcionalidade de Apropriação Por Etapas possibilita um controle em tempo real do Orçado x Realizado em cada etapa do projeto. Dessa forma, você toma decisões mais assertivas para não exceder o orçamento total em caso de imprevistos.

 

Automatização de processos

Ao contrário das planilhas, o Sienge Go! possui um dashboard dinâmico e intuitivo com relatórios completos das movimentações de todas as áreas da construtora.

 

Consultoria especializada

Para facilitar ainda mais a administração de pequenas construtoras, o Sienge Go! também possui uma consultoria especializada para ajudá-lo a fazer uma gestão otimizada de recursos e processos.

Clique aqui para fazer um teste gratuito do Sienge Go!