Casa 24 horas será um dos destaques do Construtalk Curitiba

A ser realizado no próximo dia 25 de junho, o Construtalk Curitiba é a 5ª edição do evento itinerante do Buildin. Já receberam a elogiada programação do evento cidades como Goiânia, Belo Horizonte, Recife e Florianópolis. Em Curitiba não será diferente.

Afinal, o primeiro destaque para a edição paranaense é a Casa 24 horas.

Idealizado pelo engenheiro Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech Engenharia, o desenvolvimento do projeto contou com a participação de um total de 14 empresas.

O resultado foi um projeto multidisciplinar e totalmente integrado que teve como ponto mais alto a construção de uma casa durante a Feicon Batimat 2019. Ou seja, em três ciclos de trabalho de 8 horas cada.

O ponto de partida da iniciativa de Ferreira foi o déficit habitacional brasileiro que se aproxima dos 8 milhões de unidades habitacionais. De acordo com ele, os métodos de construção convencionais não apresentam produtividade suficiente para fazer tal número diminuir significativamente. Até mesmo porque as projeções indicam que a quantidade de famílias tende a aumentar ao longo das próximas décadas.

Integração total

O grande trunfo de Ferreira e da Casa 24 horas foi a integração entre profissionais competentes em diversos aspectos construtivos e de projeto.

Foi o que concluiu, por exemplo, Flávio Picchi, presidente do Lean Institute Brasil. De acordo com ele, a “conexão entre todos eles [profissionais] na Casa 24 horas criou um exemplo da sinergia que deve ser buscada para levar a construção a outro patamar”.

Para ele, foi fundamental unir elementos diversos que proporcionam produtividade e desempenho, mas que, em geral, são aplicados isoladamente no mercado. Ou seja, não há ganhos sistêmicos relevantes como os que foram observados na Casa 24 horas.

Além disso, toda a concepção da Casa 24 horas é baseada em construção off site. Ou seja, o projeto é totalmente industrializado.

“O objetivo é construir para reduzir prazo, ter segurança e ergonomia para os operários”, pontua Ferreira. Por isso, explica ele, o sistema da Casa 24 horas prevê a execução do trabalho predominantemente em bancada. Ou seja, com significativa redução de riscos de acidentes de trabalho no canteiro. “A maior parte do trabalho é feito dentro de um galpão, com qualidade e sustentabilidade”, afirma Ferreira.

Concepção geral da Casa 24 horas

O case da Casa 24 horas será apresentado com destaque no Construtalk Curitiba, em 25 de junho de 2019. Caberá a Luiz Henrique Ferreira, da Inovatech Engenharia, falar sobre a concepção geral do empreendimento.

Ou seja, ele irá contar sobre como se deu a ideia inicial do projeto e os números que embasam a questão habitacional no Brasil.

Também irá mostrar como reuniu os profissionais referência no mercado em diversas disciplinas para que sua ideia original se tornasse realidade.

Da mesma maneira, Ferreira irá explicar a importância e os desafios de ter executado a Casa 24 Horas dentro da Feicon Batimat 2019.

Além disso, ele abordará a questão da escalabilidade do projeto da Casa 24 horas. Ou seja, como pode ser replicado de maneira recorrente em projetos de empreendimentos habitacionais por todo o País.

Lean Construction na Casa 24 horas

Todos os princípios da Lean Construction foram aplicados em todas as etapas da Casa 24 Horas, desde a concepção até a entrega do empreendimento.

Este foi o papel exercido pelo Lean Institute Brasil, cujo presidente é Flávio Picchi. De acordo com ele, o ponto central da questão em torno do desenvolvimento da Casa 24 horas foi a eficiência. ““Se uma casa mobiliada pode ser feita em 24 horas, por que minha obra tem prazos tão longos?”, questiona.

Para ele, um dos resultados mais notáveis do projeto foi o questionamento de paradigmas já há muito consolidados no setor. Dentre eles, a percepção geral de que obra é demorada e não há o que se possa fazer para melhorar prazos sem comprometer o desempenho geral.

Dessa maneira, o Construtalk Curitiba contará com a presença de um dos representantes do Lean Institute Brasil e que também esteve envolvido com a concepção e a construção da Casa 24 Horas.

Nosso convidado para palestrar sobre Lean Construction é o engenheiro Eduardo Lavocat, Lean Experto do Instituto.

Ele vai contar sobre como a gestão Lean contribuiu para a execução da Casa 24 horas não apenas no canteiro, mas inclusive no momento de projeto. Também vai comentar sobre a relação do Lean com o uso de BIM (Buildin Information Modeling).

Montagem bem afinada

Todo o planejamento realizado para a concepção da Casa 24 horas foram, decerto, fundamentais para o sucesso do empreendimento.

Entretanto, de nada valeriam se as frentes de obra não estivessem alinhadas quando às suas funções e responsabilidades. Somente com a sincronia entre elas que seria possível garantir o desempenho geral da Casa 24 horas.

Dessa maneira, o trabalho de Carlos André, Diretor Executivo da Atai Engenharia, foi fundamental. Ele foi o responsável por fazer a coordenação das frentes de montagem da Casa 24 horas.

Imagine, portanto, o desafio de conciliar especialidades diversas ao longo de uma execução extremamente curta. Ou seja, totalmente sem margem para acomodar eventuais conflitos que pudessem vir a ocorrer.

É sobre esses desafios e as soluções encontradas que ele vai falar no Construtalk Curitiba. O evento será no próximo dia 25 de junho.

Casa 24 horas no Construtalk Curitiba

Como pudemos ver, serão abordados praticamente todos os aspectos da Casa 24 horas. Afinal, se trata de um projeto que rompeu paradigmas do setor de construção. A Casa 24 horas traz os conceitos de gestão, inovação, tecnologia e sustentabilidade que o Buildin vem abordando.

Por isso, temos certeza de que a participação dos responsáveis por esse projeto no Construtalk Curitiba será extremamente enriquecedora.

Aproveite que os ingressos ainda estão com preços promocionais e garanta agora mesmo a sua participação no Construtalk Curitiba.