Arquitetura e Esportes: Ginásios

Escrito por Redação Sienge

31 de janeiro 2023| 8 min. de leitura

Compartilhe
arquitetura e esportes

A arquitetura e os esportes possuem relação íntima! Os ginásios de esportes são importantes em todo o mundo, levando diversão, saúde e sendo palco para grandes festividades do esporte mundial. 

Por isso, é muito importante entender essa relação entre arquitetura e esportes, não só por ser uma relação que muda a estética das cidades, como também, por ser uma importante ferramenta social.

Afinal, muitas amizades surgem em ginásios, muitas pessoas crescem praticando esportes nesses espaços e se desenvolvem como cidadãos melhores graças ao ambiente e ao esporte. Por isso, vamos falar mais sobre este assunto a partir de agora.

Arquitetura e esportes: áreas com total relação

Já observou as grandiosas obras de estádios? Sem dúvidas, os estádios são construções que marcam a arquitetura de cidades em todo o país.

Tendo em vista que, existem inúmeros espalhados em todo o país como o Maracanã, estádio Morumbi em São Paulo, Castelão em Fortaleza e muitos outros.

São arenas poliesportivas que são usadas não só para o futebol, como também para recepcionar eventos de grande porte e que impactam não só a paisagem como a cultura local.

Uma vez que, é graças ao fato de existirem essas construções grandiosas que as cidades conseguem receber grandes eventos e proporcionar uma boa experiência para os moradores.

Além dos estádios, temos também os ginásios, que oferecem muitas atividades esportivas, além de também serem palco de outras tantas atividades.

Maiores ginásios do Brasil

Entre os maiores ginásios do Brasil, temos alguns que são encantadores, por isso, trouxemos mais informações sobre a arquitetura e projeto deles, confira:

1.  Ginásio do Ibirapuera

O Ginásio do Ibirapuera é uma construção de Ícaro de Castro Mello, que foi iniciada na década de 50 por iniciativa da administração pública.

O objetivo na época era a modernização da região. O ginásio foi inaugurado em 25 de janeiro de 1957 após a construção ter sido finalizada. E atualmente, conta com espaço para 10.200 ocupantes.

2.  Mineirinho

Tombado pela Unesco, o Mineirinho é a maior arena coberta do país e está localizado na Pampulha.

3.  Aecim Tocantis

Desenvolvido para ser o maior ginásio do país, o local terá capacidade para 12,6 mil ocupantes e fará parte do complexo esportivo do verdão.

Será um dos maiores do país, perdendo em capacidade somente para o Mineirinho que tem capacidade para 19,6 mil pessoas e para o Maracanãzinho que tem capacidade para 14 mil pessoas no Rio de Janeiro.

Ginásios marcam história e possibilitam experiências únicas

Os ginásios são áreas que desenvolvem a região ao seu redor. Tendo em vista que, possibilitam a prática esportiva, são ocupadas pelos moradores da região que usam a estrutura no dia a dia e ainda recebem eventos.

Por isso, são empreendimentos que trazem muito benefício quando são desenvolvidos em uma região.

Entretanto, ginásios com grande capacidade de público costumam demandar áreas amplas para a construção e bastante logística.

Isso porque sua construção altera completamente o trânsito na região e costuma afetar negativamente causando engarrafamentos nos dias de eventos.

Por isso, quando se trata de uma iniciativa pública é comum que a obra de um ginásio de grande porte envolva também a criação de linhas de transporte público na região. 

O que também desencadeia um grande avanço e benefício no quesito transformação e valorização da área.

Projetados para que sejam espaços flexíveis

Quando se pensa em ginásios no âmbito da arquitetura, os projetos costumam ser voltados para a flexibilidade. Justamente para que a estrutura possa comportar não só os eventos esportivos, como também para receber eventos de todos os tipos.

Não é raro que os ginásios sejam usados para treinamentos de grandes equipes, eventos como shows internacionais e palestras.

Justamente para que sejam estruturas que não se tornam elefantes brancos nas cidades e que proporcionam todo o conforto necessário para aqueles que vão participar dos eventos.

Portanto, é fundamental que ao idealizar esse tipo de projeto tudo seja pensado para a funcionalidade, conforto de quem vai utilizar a estrutura e uma localização que facilite toda a dinâmica de chegada ao evento.

Não é raro que os ginásios impactem a região onde são construídos gerando crescimento da área. Mas quando são instalados em áreas já com alguma infraestrutura inicial, o investimento para a obra tende a ser menor.

Ginásios icônicos ao redor do mundo

Ao redor do mundo, existem vários ginásios icônicos por sua arquitetura, como são os casos de:

  • Madison Square Garden, localizado em Nova York: também conhecido como “The World’s Most Famous Arena”, o Madison Square Garden é um dos ginásios mais icônicos dos Estados Unidos. É o local onde os New York Knicks (basquete) e Rangers (hóquei no gelo) jogam e é sede de muitos eventos esportivos e de entretenimento de grande porte.
  • O2 Arena em Londres: É uma das arenas de esportes e entretenimento mais populares do mundo, com capacidade para até 23.000 pessoas ocuparem. É usado para jogos de basquete, hóquei no gelo, shows e eventos em geral.
  • Estádio Olímpico de Pequim na China: também é conhecido como “O Ninho de Pássaro” devido a sua forma única. Foi projetado para as Olimpíadas de Pequim de 2008 e tem capacidade para 91.000 pessoas usufruírem da estrutura.

A arquitetura impacta o uso dos ginásios poliesportivos

Na hora de montar a estrutura de um ginásio, é preciso pensar em iluminação natural, aproveitamento de ventilação e uma série de outros fatores.

Tudo isso impacta na experiência de quem fará uso da estrutura no dia a dia. Por isso mesmo, é fundamental ter consciência sobre a estrutura que está desenvolvendo.

De modo que, cada aproveitamento possa ser feito para ter mais ou menos horário de recebimento de luz natural, aproveitamento de ventilação e consiga manter um cenário cômodo para todos que vão usar o espaço no dia a dia.

A tecnologia também é uma grande aliada com coberturas automatizadas, uso de placas fotovoltaicas para que possa ter energia com baixo custo na arena e muito mais.

Tudo isso com o objetivo de garantir que a arquitetura ofereça o melhor aproveitamento do ginásio poliesportivo que pode ser de pequeno porte ou de grande porte. Seja qual for o projeto, certamente ele vai impactar a vida de quem usa o espaço.