Como usar o Sienge para sua Análise de Viabilidade Econômica

Tomás Lima

Tomás Lima

Redator do Sienge
Graduado em Administração pela UFMG
Apaixonado por Construção Civil

28 de novembro

Você provavelmente irá concordar conosco quando afirmamos que quanto mais previsibilidade você tiver em relação a um projeto, melhor, certo? E uma das ferramentas que podem ajudá-lo nisso é a análise de viabilidade econômica.

Mas como ela pode ser útil?

De maneira bem resumida, essa análise é que vai determinar se sua empresa tem condições financeiras para arcar com o projeto. Com isso, você elimina as chances de prejuízos e projetos mal sucedidos.

Mas você sabia que existe uma maneira mais eficiente de fazer este estudo?

Pois é, mais uma vez o Sienge demonstra sua preocupação em atender as necessidades de seus consumidores ao oferecer funcionalidades para a análise de viabilidade econômica.

Neste conteúdo você encontrará todas as informações fundamentais sobre a análise de viabilidade econômica e como aplicá-la na sua construtora. Melhor que tudo isso, também vamos mostrar como o Sienge pode ajudar nessa etapa.

Vamos começar relembrando:

O que é análise de viabilidade econômica

análise de viabilidade econômica

Nos últimos anos, muitos setores do País sofreram com os efeitos da crise econômica, principalmente a Construção Civil. Com isso, cada vez mais os investidores, compradores e empresas têm avaliado com mais precisão sobre onde aplicarão seu tempo e dinheiro.

E é neste ponto que a análise de viabilidade econômica se faz tão importante, já que seu estudo pode servir como guia para empresas e investidores. Com ele, é possível decidir pela compra de um terreno, ínicio de uma construção ou fechar um novo negócio.

A análise de viabilidade permite que você consiga quantificar qual será o retorno financeiro que irá alcançar. Que em alguns casos pode ser mais rentável do que outros investimentos considerados seguros, tais como os bancários ou de dívida pública.

E melhora:

Desta maneira você conseguirá avaliar se o seu empreendimento terá rentabilidade e lucratividade e, com isso, será vantajoso gastar seu tempo e dinheiro nele.

E isso vale para todos os envolvidos no seu projeto. Para o contratante, as vantagens devem ser maiores do que o pagamento do empreendimento. Já para você, construtor, o lucro deve compensar os esforços e custos para executar o empreendimento.

Desta maneira, o estudo de viabilidade econômica pode ter grande influência no planejamento de obras e também na análise de lucro. Com ele, também é possível saber se o projeto será capaz de garantir um retorno financeiro acima da média do mercado.

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o que é esse estudo, o Sienge preparou um material que pode ser muito útil para você. Trata-se de uma palestra sobre análise de viabilidade econômica que você pode assistir online a qualquer momento. Basta clicar aqui.

Neste ponto, talvez você esteja se perguntando:

Como o Sienge pode ajudá-lo neste estudo?

Dentre as inúmeras funcionalidades que o software de gestão pode oferecer para a sua construtora, foi desenvolvido um módulo específico para a análise de viabilidade econômica.

Por meio dele é possível inserir estimativas de custos para realizar o empreendimento e principalmente, conseguir ter uma visão ampla em relação às projeções de receitas. Tudo isso a partir de uma funcionalidade chamada Velocidade de Vendas.

Através dela, você consegue estimar o valor de venda de cada unidade, condições de pagamento e a quantidade de venda em cada período. Com essas informações em mãos você terá os indicadores econômicos com Valor Presente Líquido (VPL) e Payback. A partir disto, você pode decidir se dará início às obras ou não.

Além disso, com o Sienge você terá:

  • Mais precisão em relação às informações do estudo;
  • Poderá cadastrar vários estudos para um mesmo projeto;
  • Visualizará todas as variáveis do estudo (custo da construção, compra do terreno, impostos, entre outros);
  • Maior clareza sobre o investimento a ser realizado e seu retorno;
  • A empresa passa a tomar decisões mais acertadas, sem depender do “feeling” .

Com o Sienge você também consegue analisar o seu estudo através de gráficos de projeção de receitas e exposição máxima. Neste último, é possível consultar o limite para o projeto estar negativo. E com isso, verificar em qual momento será necessário mais aporte por parte da empresa ou investidor, além do fluxo de caixa.

Além de um módulo específico sobre este estudo, o software de gestão ainda disponibiliza:

A planilha de Viabilidade Econômica Sienge

Essa outra funcionalidade oferecida pelo ERP tem o mesmo objetivo do módulo: fazer com que você tenha mais previsibilidade em relação aos seus empreendimentos. Com esta ferramenta você consegue:

  • Calcular as taxas internas de retorno;
  • Calcular o VPL;
  • Ter um fluxo de caixa projetado.

Com a planilha de viabilidade econômica do Sienge, você conseguirá avaliar o seu plano de investimento, seu tempo de retorno e as demonstrações de lucro planejado. Além disso, poderá consultar a viabilidade ou inviabilidade do seu projeto.

De maneira secundária, você ainda poderá organizar melhor todo o seu setor financeira antes de colocar seus planos em prática por meio dos controles de:

  • Disposição de receitas;
  • Gastos;
  • Investimentos;
  • Depreciações.

Ao utilizar a planilha para a análise de viabilidade econômica de seus empreendimentos você terá informações mais sólidas e com isso tomará decisões mais embasadas. Já que terá dados e informações seguras e confiáveis para colocar seus planos em prática.

Para as empresas que estão em um estágio mais inicial de gestão, o Sienge disponibiliza gratuitamente uma planilha de Excel para fazer a análise de viabilidade econômica que você pode baixar aqui.

Agora, talvez você queira saber:

Quais as vantagens que o Sienge pode garantir

análise de viabilidade econômica

Utilizar a tecnologia para agilizar processos tem se tornado um hábito cada vez mais frequente na Construção Civil. O Sienge, que é um software de gestão desenvolvido especialmente para o setor, possui muitas funcionalidades. Dentre elas a análise de viabilidade econômica.

Além dos benefícios que citamos acima, veja outros quatro pontos positivos que o Sienge oferece à você:

1 – Ter o cenário de projeções financeiras

Quando você se preocupa em trabalhar com vários cenários de simulação fica possível testar os números presentes em seu empreendimento e simular a construção econômica. Com isso, você terá uma percepção dos resultados que pode alcançar.

Por exemplo, você pode testar o projeto do seu empreendimento com mais ou menos unidades, porém com metragem maior. Com isso, aplicar um preço A para um e B para outro e identificar o seu payback (retorno) em cada cenário;

2 – Acompanhar o andamento da obra

Com o módulo Acompanhamento de Viabilidade, o Sienge fornece para você, em tempo real e contínuo, todos os resultados obtidos pelo seu projeto. Além disso, ele também compara essas informações com o estudo de viabilidade econômica.

É por meio deste acompanhamento cuidadoso que você conseguirá tomar decisões mais precisas para alcançar o resultado esperado;

3 – Garantir uma boa relação entre os custos do projeto com o VGV

Quando você faz um estudo de viabilidade econômica tem muito mais alternativas para aumentar a rentabilidade do seu empreendimento.

Porém como testar essas possibilidades para depois aplicá-las de fato?

No Sienge é possível fazer simulações relacionadas ao preço das vendas de cada imóvel que irão demonstrar a relação entre os custos da sua obra e podem garantir lucro.

Por exemplo, quando a relação entre o custo do terreno da obra e o VGV é maior de 35% ou quando o valor da construção e o VGV é maior que 60%, isso significa sucesso. Com estes números, você pode avaliar se terá cenários promissores ou não;

4- Compreender as necessidades de receita e riscos associados

Qualquer construtora sempre busca investir em projetos rentáveis e com o mínimo de riscos possíveis. Porém, em alguns casos, algumas obras podem oferecer riscos financeiros, mesmo que calculados. Com isso, pode surgir a necessidade de incluir capital terceiros.

Se isso ocorrer, é imprescindível que os valores envolvidos estejam refletidos na análise de viabilidade econômica e na formação do preço de vendas de cada unidade de seu projeto.

Para concluir

Esse estudo tem ganhado cada vez mais relevância na Construção Civil, pois uma de suas principais vantagens é o auxílio que ele oferece às empresas na tomada de decisões.

Além disso, em parceria com o planejamento e o orçamento, você pode determinar o Valor Geral de Vendas (VGV), fator determinante para garantir lucro. Já que preços altos de venda podem gerar pouco interesse e competitividade. Enquanto valores muito baixos podem gerar prejuízos.

É a análise de viabilidade que garantirá esse equilíbrio, ainda mais se estiver unido à uma tecnologia como o Sienge, que garante mais precisão e funcionalidade!

Por isso, voltamos a lembrar: pagar por novas tecnologias que podem facilitar o seu dia a dia e garantir o sucesso dos seus empreendimentos, não é custo, é lucro!

Gostou do post?

Curta, comente e compartilhe em suas redes sociais!