Conheça o Programa de Aceleração da Andrade Gutierrez

Conheça o Programa de Aceleração da Andrade Gutierrez

A Andrade Gutierrez é uma construtora consolidada, com 70 anos de atuação em projetos de construção e infraestrutura em mais de 40 países. Mas a necessidade de inovar bateu à porta e eles criaram um Programa de Aceleração.

Embora consolidada, a construtora sabia que precisava ser mais criativa, ágil e competitiva. Ao longo deste post, vamos mostrar as iniciativas do programa de inovação da Andrade Gutierrez. Segundo Gláucia Alves da Costa, superintendente de excelência e inovação da Andrade Gutierrez, inovar é preciso e deixou de ser opção, em especial para as construtoras.
“Esta expressão nunca fez mais sentido do que hoje. Se uma empresa deseja crescer, se destacar ou até mesmo sobreviver neste mundo exponencial, a inovação não é mais opcional”, acredita Gláucia.

A Andrade Gutierrez tinha algumas opções para iniciar suas estratégias de inovação na construção. Porém, havia uma certeza: era inviável tentar inovar sozinha e se manter competitiva neste ambiente em meio ao surgimento das startups.
Quando olhamos para o setor da construção, é possível entender a preocupação. Embora existam aplicações de tecnologia, o setor é o menos inovador de todas as indústrias e sua produtividade está estagnada há 50 anos, segundo a Mckinsey.

Programa de inovação da Andrade Gutierrez

Diante deste cenário, a Andrade Gutierrez criou o A2G – All Together Innovation, programa de inovação da Andrade Gutierrez que possui este nome justamente por reconhecer a dificuldade de inovar sozinho.
Então, a companhia optou pela aproximação com o ecossistema de inovação. Apenas como exemplo, uma das primeiras iniciativas do A2G foi um desafio global chamado Digital Day, realizado em 2016.
O desafio do programa de inovação da Andrade Gutierrez teve 237 startups inscritas e 10 foram selecionadas para desenvolver, em conjunto com a companhia, soluções de inovação destinadas a projetos de engenharia e construção.

Vetor AG: Aceleração de construtechs e pilotos em escala real

Como parte do programa de inovação da Andrade Gutierrez, o A2G, a empresa lançou em 2018 a Vetor AG. Trata-se da primeira aceleradora de construtechs focada em pilotos em obras de infraestrutura e construção pesada.

A Vetor AG, feita em parceria com a NEXT consulting, busca testar em campo tecnologias que visam à redução de custos, mão de obra e tempo de obra. A princípio, serão incubadas e aceleradas 8 startups, durantes 5 meses.
Conheça os objetivos da AG com o projeto:

  • Potencializar a eficiência operacional;
  • Aprendizado e conhecimento através da implementação das soluções;
  • Acesso às novas tecnologias que impactam o mercado de E&C;
  • Potencial de parcerias entre startups e outros apoiadores;
  • Proximidade com uma cultura mais flexível e veloz.

No caso das startups, elas terão à disposição:

  • Infraestrutura para espaço compartilhado de trabalho;
  • Plano de mentorias com profissionais reconhecidos;
  • Aprofundar o entendimento sobre o problema do cliente;
  • Oportunidade de testar o piloto da solução em escala real;
  • Acesso ao mercado de engenharia e construção;
  • Potencial de escalonar seu negócio com a participação em grandes obras da AG.

 

Desafios da inovação aberta

Um dos desafios do programa de aceleração é garantir que os processos organizacionais acompanhem o ritmo de desenvolvimento das startups. “Grandes empresas têm processos robustos para minimizar riscos e que muitas vezes colidem com a agilidade necessária para evolução de soluções inovadoras. Não há certo ou errado, mas bom senso, análise de risco e estratégia”.

Assim, “estar preparado para flexibilizar é a palavra-chave de quem quer inovar de forma aberta”, diz a engenheira.
Outro ponto chave, segundo Clarisse, é construir uma cultura que sustente os novos relacionamentos que surgem do programa. Ou seja, a Aceleradora permite amplificar as ações da inovação dentro da construção Civil. Nesse sentido, a Andrade Gutierrez está à frente das concorrentes e pretende avançar ainda mais no campo da tecnologia.

Desafios do Vetor AG

A primeira edição da Vetor AG, parte do programa de inovação da Andrade Gutierrez, conta com startups da área de engenharia, construção e infraestrutura para trabalhar em 11 desafios:

  1. Tecnologia para concreto
  2. Gestão de frota e equipamentos
  3. Apontamentos de produtividade em campo
  4. Solda e tubulações
  5. Trabalho em altura e andaimes
  6. Sondagens de solo
  7. Testes de qualidade de materiais
  8. Gestão de canteiros
  9. Gestão de almoxarifado
  10. Produtividade da mão-de-obra direta
  11. Plantio e recuperação ambiental

Após o término das inscrições, o programa de inovação da Andrade Gutierrez está agora em fase de seleção e o período de aceleração será de 23 de abril a 28 de setembro deste ano.
Em outubro, ocorrerá o Demo Day ao mercado, quando as startups apresentarão os resultados de seus pilotos.