5 coisas que equipes de alta performance fazem diferente

Vagner Cunha

Escrito por Vagner Cunha

20 de janeiro 2022| 6 min. de leitura

Compartilhe
5 coisas que equipes de alta performance fazem diferente

Por trás de bons resultados, existe uma equipe engajada e determinada a fazer tudo que foi planejado acontecer de forma prática. E na construção civil não é diferente.

Algo que não podemos negar é o fato de que a obra é predominantemente composta por pessoas. Sendo assim, é preciso que essas pessoas estejam alinhadas em um objetivo comum para que seja possível alcançar os resultados almejados.

Qual a diferença de uma equipe para uma equipe de alta performance?

Pois bem, entender essa diferença é essencial para compreender o que estamos tratando aqui. Uma simples equipe se resume a um conjunto de pessoas escaladas para desempenhar uma determinada atividade. 

Por outro lado, uma equipe de alto desempenho tem pessoas que se dedicam a realização de um mesmo trabalho e estão focadas em alcançar as metas do grupo.

Os membros de uma equipe de alta performance têm a consciência de que o trabalho não se resume apenas em fazer obras e estar presente no canteiro. Na verdade, vai muito além disso. 

Os membros de uma equipe de alta performance têm a consciência de que o trabalho não se resume apenas em fazer obras e estar presente no canteiro

Os membros dessas equipes desempenham um papel essencial para a obtenção de resultados satisfatórios, pois o foco encontra-se na atividade desenvolvida pelo grupo, trazendo benefícios mais significativos do que equipes normais.

E você, gestor, deve estar ciente da importância da gestão de pessoas dentro do desenvolvimento da sua empresa, para que, assim, seja possível alcançar bons resultados na obra e, consequentemente, uma gestão empresarial de sucesso

Sendo assim, vou te contar 5 segredos que as equipes de alta performance já conhecem e colocam em prática diariamente. Confira!

1. Equipes de alta performance possuem comunicação constante e transparente

O que garante o sucesso da obra é conseguir manter a constância nos seus resultados. Para isso, você precisa trabalhar de forma conjunta com os operários da construção civil, desenvolvendo rotinas operacionais efetivas. 

Ou seja, você precisa ter um sistema de treinamento, que seja aplicado na prática. 

E como posso fazer isso? Simples, facilite a comunicação!

Faça reuniões semanais para o alinhamento de metas, prazos, feedbacks, para que cada pessoa da sua equipe tenha consciência do que precisa ser feito e de como precisa ser feito.

A comunicação aberta é extremamente importante para que seja possível aprimorar os objetivos, saber o que está indo bem e resolver possíveis conflitos que estejam atrapalhando o andamento da obra.

2. Uma equipe de alta performance sabe realizar descentralização planejada 

Um bom gestor de equipes sabe delegar funções, quando necessário. Sendo assim, estabeleça novos líderes em cada área, para que eles também sejam responsáveis por serviços específicos, dentro da sua obra. Afinal, uma pessoa só não dá conta de tudo sozinha. 

Você pode dividir esses líderes gestores em mestres, técnicos e encarregados, de acordo com cada tipo de serviço.

Mas lembre-se: delegar não é abdicar da responsabilidade.

Afinal, a liderança compartilhada revigora os membros da equipe para fornecer resultados diferenciados no local de trabalho.

3. Uma equipe de alta performance deve receber cargas diárias de motivação

A partir do momento em que você, gestor de obras, visualiza o interesse de um operário em crescer, você deve usar isso a favor do desenvolvimento da obra e do próprio profissional que deseja evoluir.

Sendo assim, motive sua equipe! Utilize palavras positivas e otimistas para reconhecer o trabalho do outro. 

Uma pessoa que se sente valorizada, tende a ser muito mais produtiva dentro do seu trabalho. O reconhecimento é uma força motivadora extremamente poderosa.

4. Uma equipe de alta performance deve fazer uso da cultura de aprendizagem

A cultura de aprendizagem é o alicerce da construção. E o que isso quer dizer? 

A cultura de aprendizagem consiste em um conjunto de práticas e ações realizadas dentro de uma empresa ou grupo, para desenvolver o potencial da equipe e colaboradores, aprimorando suas habilidades em aprender coisas novas e compartilhando conhecimento entre si. 

Treinamentos, congressos, atualizações em técnicas profissionais e comportamentais são extremamente importantes para o crescimento do seu grupo.

5. Equipes de alta performance colocam em prática o que foi planejado

Aqui, é essencial que sejam desenvolvidos planejamentos de prazo, custo, qualidade e segurança, que são os 4 pilares da gestão de obras

É preciso que toda a equipe esteja ciente daquilo que está no planejamento, para que dessa forma, consigam colocar em prática. Sendo assim, ressalta-se, novamente, a importância das reuniões semanais para que seja possível que a equipe compartilhe suas habilidades e dúvidas, e acima de tudo, cresça junto

Portanto, é possível concluir que investir na sua equipe é algo simples e, através desses 5 passos, um bom planejamento, reuniões específicas e motivação, a sua empresa pode alcançar resultados incríveis!