10 boas práticas na gestão de suprimentos na construção civil

Gustavo Prata

Escrito por Gustavo Prata

11 de abril 2022| 11 min. de leitura

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10 boas práticas na gestão de suprimentos na construção civil

O sucesso na execução de um projeto depende que cada parafuso, tijolo, tubo e demais insumos estejam no lugar certo e na hora planejada. Esta regra vale para todo o universo de materiais. E para maximizar resultados, reduzir custos e aumentar a produtividade na sua obra, a gestão de suprimentos na construção tem papel decisivo desde a preparação do orçamento até os acabamentos finais da construção.

Quer um exemplo de como esse processo é importante? Uma pesquisa realizada em nível nacional, divulgada em fevereiro de 2022, apontou a cadeia de suprimentos e fornecedores como o segundo maior gargalo de produtividade no segmento de obras industriais e corporativas.

Se quiser evitar problema parecido no seu empreendimento, acompanhe este artigo até o final e conheça as 10 melhores práticas na gestão de suprimentos na construção civil.

1. Faça uma relação do que seu projeto precisa

Identificar as necessidades do projeto é o primeiro passo para ter eficiência na gestão de suprimentos. Ou seja, antes de orçar, comprar, contratar serviços e abrir espaço no canteiro de obras, tenha todas as demandas organizadas numa planilha.

O levantamento quantitativo pode indicar, por exemplo, a necessidade de uma área maior para armazenar os materiais. Todos esses dados devem ser combinados ao cronograma da obra.

2. Identifique as melhores opções entre fornecedores

Você já listou tudo o que seu empreendimento precisa. Agora é hora de definir com quem comprar os suprimentos. Saiba que não basta fazer contato com os primeiros fornecedores listados na pesquisa.

Além de custos, qualidade dos produtos, flexibilidade e prazos, a seleção dos vendedores deve estar atenta à capacidade de produção e entrega.

O Guia de Compra Responsável, elaborado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), oferece um checklist para ajudar nesse processo. Nesse primeiro momento, observe alguns aspectos práticos:

  • Custos: produção a custos abaixo da concorrência demonstra competitividade.
  • Qualidade: capacidade técnica para produzir e fornecer produtos conforme as especificações.
  • Flexibilidade: capacidade de adaptar as operações sem prejuízo ao ritmo de produção e às exigências técnicas.
  • Velocidade de entrega: viabilidade de atender sua agenda de compras.
  • Localização: o local do fornecedor é um diferencial, pois a proximidade com a obra garante menor custo de aquisição e agiliza a entrega.

3. Monte um quadro de concorrência

A partir das informações dos fornecedores, você deve organizar uma comparação visual – de preferência em formato de lista – entre os concorrentes. Procure cruzar os prós e contras de cada um para identificar a melhor proposta. 

4. Lembre que preço na etiqueta não é tudo

O fornecedor que apresentar o melhor preço deve ter prioridade? Nem sempre!

Você já percebeu que a boa gestão de suprimentos na construção civil está diretamente associada a prazos, disponibilidade de mercadorias, qualidade e outras condições que vão além do custo.

Imagine que uma empresa ofereça o menor orçamento, mas depois comprometa a execução do seu projeto com entregas atrasadas ou produtos defeituosos. Você vai perder tempo e dinheiro na busca por outro fornecedor! Para não ser surpreendido, fique atento a esses pontos:

  • Desempenho do fornecedor em negócios anteriores.
  • Solidez financeira e reputação da empresa no mercado.
  • Atendimento pós-venda (principalmente para produtos que exigem assistência técnica no uso).
  • Conformidade legal e capacidade de cumprir leis, normas e resoluções aplicáveis ao setor.
  • Responsabilidade social e ambiental.

5. Aposte na sincronia com seu fornecedor

Enquanto você busca a melhor combinação de preços, prazos e qualidade, seu fornecedor também conta com sua preferência na hora de fechar negócio. Por isso, os dois lados ganham se houver sincronia na dinâmica de demanda e reposição de suprimentos.

Proponha um planejamento colaborativo, que concilie suas demandas com planos promocionais, políticas de fidelidade e lançamentos de novos produtos. Esta relação pode ser aperfeiçoada com o uso de softwares de gestão e comunicação.

Eventuais sobras ao fim da obra podem ser devolvidas a partir de um contrato prévio de consignação.

6. Avalie os graus de complexidade na hora da compra

Comprar um sistema de elevadores não é tão simples como buscar um saco de cimento no material de construção, certo? A preparação na hora de comprar suprimentos deve considerar seus diferentes graus de complexidade e de importância para o cronograma e execução da obra.

  • Materiais de entrega e reposição demorada/alto custo: considere prazos de negociação mais elásticos quando houver necessidade de itens de alta complexidade. Busque pelo menos cinco orçamentos diferentes na aquisição de itens de maior custo.
  • Materiais de entrega e reposição rápida/baixo custo: você pode contar com prazos de negociação mais curtos em relação a materiais menos complexos, como tubos e conexões. Opte por pelo menos três orçamentos.

7. Otimize a comunicação entre setores da sua empresa

Não basta ter bons fornecedores. Seu empreendimento também não pode correr riscos com atrasos de pagamentos por problemas no caixa da empresa. Estabeleça um processo de compras estruturado com a integração entre diferentes setores.

8. Acompanhe seu pedido para evitar surpresas

Seu pedido já chegou ou está a caminho? Agora você precisa agir para garantir que sua mão de obra não fique parada em caso de atrasos ou falhas nos produtos entregues. Por isso, cada insumo precisa chegar ao canteiro de obras de acordo com o planejamento inicial.

  • Participe de reuniões periódicas com fornecedores: mostre que você está atento aos prazos e quantitativos combinados. Esta aproximação ajuda a antecipar e contornar problemas que possam surgir futuramente.
  • Visite a equipe de obras: o olhar atento à execução da construção e o contato próximo com os profissionais envolvidos é fundamental para identificar inconsistências e situações indesejadas.

Atenção: risco de dor de cabeça!

Você já notou que a gestão de suprimentos no estoque e na logística do canteiro de obras ainda não foram abordadas até aqui. Estes dois tópicos serão analisados adiante, mas é importante não atropelar qualquer uma das etapas anteriores para assegurar a conformidade da cadeia de gestão.

Fique atento aos riscos numa eventual falha de planejamento:

  • Atraso de pagamento por demora no lançamento da nota fiscal
  • Falta de pagamento por problema no caixa da empresa
  • Atraso na entrega por descuido na escolha do fornecedor
  • Material recebido com defeito por falta de inspeção da entrega
  • Mudança de fornecedor durante a obra por falta de cumprimento de prazos e acordos

Dica extra: com o sistema de Compras do Sienge você pode inserir todas as suas informações de planejamento de compras de materiais, além de obter controle de todas as solicitações de compras avulsas. A ferramenta traz mais previsibilidade ao processo e garante a saúde do fluxo de caixa da sua obra.

9. Seja preciso no controle de estoque

Agora você precisa se certificar de que não falte ou sobre matéria-prima no seu canteiro de obras. Esse equilíbrio passa pelo controle de estoque.

  • Estoque mínimo: mantenha um volume permanente daqueles materiais essenciais no processo de construção, como cimento e tijolos. O cálculo da quantidade deve considerar a média de consumo diário e o tempo de demora na reposição.
  • Segurança: o local de armazenamento deve estar protegido de furtos, roubos, incêndios e eventos climáticos. Investimentos em vigilância e controle de acesso são bem-vindos.
  • Gestão: o uso da tecnologia na gestão do estoque garante o controle informações sobre quantidades orçadas, adquiridas e consumidas.

Dica extra: com o sistema de Estoques do Sienge você vai reduzir os custos da sua obra e aumentar a margem de lucro evitando pedidos desnecessários e o desperdício de materiais.

A ferramenta exibe informações atualizadas das quantidades em estoque e oferece mecanismos de alerta de compra, evitando paralisações de serviços por falta de materiais. Conte com esse recurso para sua tomada de decisão!

10. Atenção ao layout do canteiro de obras

O destino final de todos os insumos que você orçou, comprou e recebeu é o canteiro de obras. Leve em consideração que esses espaços têm particularidades em relação ao transporte, movimentação de materiais, equipamentos e trânsito da mão-de-obra.

Ou seja, acúmulos desnecessários ou o posicionamento equivocado de suprimentos podem obstruir passagens, interromper fluxos e prejudicar o andamento da obra. 

Neste artigo você tem todas as dicas para ajustar a configuração do layout do seu canteiro de obras e ganhar eficiência em logística.

Conclusão

Se você seguir essas dez práticas, a gestão de suprimentos no seu empreendimento será beneficiada por uma série de vantagens:

  • Fluxo de suprimentos contínuo
  • Melhores preços e prazos
  • Redução do tempo improdutivo na obra
  • Mais qualidade na construção
  • Maior produtividade
  • Mais competitividade

Todas essas etapas vão proporcionar maior assertividade na execução do projeto, minimizando a margem de erros operacionais e falhas em processos.

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