Gestão da Logística na Construção e da Cadeia de Suprimentos

Seja na atividade de Fast-track Construction, que implica na atuação em grande volume de ações concomitantes com grande abrangência geográfica, ou em obras de construção, a demanda é semelhante. A Gestão da Logística na construção e da Cadeia de Suprimentos, mais do que um fator crítico de sucesso, passa a ser um diferencial competitivo determinante. Afinal, torna o fluxo de suprimentos mais ágil e enxuto, conforme os princípios da Lean Construction.

Enquanto a indústria, em geral, aumenta ano a ano a sua produtividade, as operações de construção, mesmo nos países mais desenvolvidos, pouco evoluíram nas últimas décadas, levando a produtividade mundial para baixo.

Isso devido à forma sequencial de encarar a produção, à falta de integração e, sobretudo, por não ter conseguido avançar na aplicação de métodos de produção mais modernos, mecanizados e industrializados. Ou seja, espelhando-se nos setores mais modernos e produtivos da indústria.

Industrialização pouco expressiva na construção

Embora seja um esforço louvável e importante, iniciativas na direção da mecanização e da industrialização da construção ainda são tímidas em nosso País. Há algumas iniciativas com construção de casas modulares, de empresas voltadas à industrialização de processos e verdadeiros cases de aplicação de conceitos industriais na construção, por exemplo.

No entanto, precisamos “mudar de patamar” na gestão da logística na construção e na integração da cadeia de valor.

 - logística na construção

Os ganhos de quem investiu e adotou este caminho são consideráveis. Num mercado cada vez mais competitivo, a eficácia operacional é regra para a competitividade e para a sobrevivência.

A excelência em logística na construção depende da aplicação constante de processos de recrutamento, seleção e treinamento de gestores. Além disso, depende da avaliação, qualificação e homologação de fornecedores e prestadores de serviços.

Por isso a Logística na construção e a gestão da Cadeia de Suprimentos deve ser vista como parte estratégica da atividade de engenharia e construção.

Novos conceitos para a construção

Conceitos, como ‘’lote econômico‘’ e ‘’logística reversa’’ são um forte embasamento para a criação de vantagens competitivas. Estas, combinadas a alianças estratégicas com fornecedores e prestadores de serviços, permitem caminhar para a excelência.

Sempre por meio de soluções eficazes, eliminação de interfaces, redução de custos e de prazos e melhor sincronização da cadeira produtiva. De forma análoga aos setores mais modernos da indústria, a gestão da Logística na construção deve levar em consideração questões relacionas à produção (logística interna) e também à Cadeia de Suprimentos (logística externa).

Alinhamento de estratégias competitivas

Um artigo de Francisco Ferraes Neto remete ao ‘’alinhamento das estratégias competitivas’’ com enfoque logístico.

https://www.youtube.com/watch?v=43HNGhzwJME&t=4s

Neste artigo são apresentadas as etapas e a evolução do papel da logística – inclusive logística na construção – e da produção em uma organização. Pode-se dividir essa evolução em quatro etapas:

1. Pré-logística e produção tradicional

Nessa fase, não há visão integrada das operações e a logística é vista como geradora de custos. Do lado produtivo, a velocidade e flexibilidade para adaptação a mudanças são baixas em decorrência de altos volumes de estoque e visão de produção ‘’empurrada’’;

 - logística na construção

2. Logística com foco operacional e empresa operando Just-in-Time

Já começa a haver certa integração entre os processos e a logística é vista como facilitadora operacional. Ou seja, reduzindo custos internos de transação (de informações e materiais).

Assim, produtivamente há o interesse na manutenção de baixos estoques, com melhoria na flexibilidade, há mudanças e foco em redução de custos fixos;

3. Logística estratégica e produção enxuta

Nessa etapa, a integração passa a ser feita interna e externamente à organização, por meio de alianças. O foco torna-se sistêmico, e a logística é prevista como geradora de receita, e não apenas redutora de custos.

Na visão da produtividade, aprofunda-se na questão da agilidade e flexibilidade e redução de estoques, mas agora com uma perspectiva de agregação de valor a toda cadeia produtiva;

4. Logística como estratégia de negócio e produção enxuta com Just-in-Time II

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A integração nesse ponto transcende as parcerias estratégias, com a atuação de equipes multidisciplinares entre as empresas parceiras. O enfoque logístico está na sincronização da cadeia e aumento da visibilidade de todos os elos para contrabalancear o nível de complexidade das operações.

A logística torna-se fonte de lucratividade e vantagem competitiva da empresa e passa a ser considerada na definição das estratégias de negócios. Em termos de produção, observa-se a ênfase ainda mais profunda na redução de estoques em lotes unitários. Assim de modo a permitir a customização máxima de produtos, possibilidade de entregas rápidas por meio das parcerias com fornecedores e geração de lucro.

Estratégias competitivas aplicadas à Fast Construction

Considerando-se estes estágios de evolução, aqueles que conhecem bem a atividade de Fast Construction sabem como este tipo de negócio se posiciona com relação à logística na construção.

Em resumo, diferentemente do setor de construção em geral, no nível máximo de maturidade da escala citada (nível 4).

Ou seja: ‘’Logística como Estratégia de Negócio e Produção Enxuta com Just-in-Time II’’. Esse posicionamento é o mesmo de empresas como Dell Computers, Walmart e Amazon. Estas têm complexidade logística e grande amplitude em suas respectivas cadeias de suprimentos.

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Centro logístico da Dell Computadores

A operação nesse nível tem gerado resultados expressivos para as organizações que atuam neste modelo e patamar e também para os elos da cadeia produtiva de engenharia e construção.

Na tabela a seguir estão expressos os quatro níveis de maturidade citados anteriormente, a partir do artigo mencionado.

Evolução da Logística na construção e da Cadeia de Suprimentos

 - logística na construção
 - logística na construção

Fonte: Neto, 2008 p. 36-43

Bernefícios e vantagens da Fast Construction

Frente a tais características da Fast Construction fica mais claro apontar seus benefícios e vantagens em comparação aos métodos tradicionais de construção:

  • A redução da ociosidade, de riscos de implementação do projeto pelo aumento da eficácia e confiabilidade dos processos construtivos, além da redução da imprevisibilidade. Isso gera aumento de produtividade;
  • A possibilidade de execução de projetos de maior nível de complexidade. A simplificação dos processos resulta em menor necessidade de planos de contingência e redução de desperdícios e resultam na melhoria da qualidade do produto final, com menor índice retrabalho.
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A compreensão do valor dessas vantagens e a prática destes conceitos está diretamente relacionada à chance de satisfação do cliente. Afinal, permite o alcance dos objetivos e metas estratégicas para seu negócio, sobretudo em se tratando de obras rápidas, realizadas simultaneamente em lotes e com grande abrangência geográfica.

A prática destes princípios, comprovadamente eficazes nos setores mais desenvolvidos da indústria e também na Fast Construction, aliada ao emprego mais amplo da Pré-Construção que tanto temos incentivado e divulgado, incluindo a gestão da Logística na construção e da Cadeia de Suprimentos aqui discutidos – sobretudo nos Níveis 3 (Logística Estratégica) e 4 (Logística como Estratégia de Negócio) – geram o aumento significativo da produtividade e da qualidade das operações de Construção.

https://www.youtube.com/watch?v=ka4mVsm0rXA

Ou seja, compactando prazos e reduzindo custos. Assim, o resultado é um upgrade e a redução da defasagem em relação aos demais setores da indústria. 

Fluxo da logística na construção

O diagrama a seguir mostra o fluxo da Logística de Suprimento em cada etapa do Ciclo de Vida de um empreendimento: Pré-Projeto, Pré-Construção, Construção e de Pós-Construção. Além disso, mostra a relação deste fluxo com todos os envolvidos na Cadeia de Valor.

Se bem compreendido e explorado, trata-se de um bom roteiro para a implantação de melhorias e processos.

Diagrama logístico

 - logística na construção

Fonte: Harker, Allcorn and Taylor, 2006

Vale lembrar que Logística na construção não é só gerar fluxo de materiais mais ágil e enxuto. É importante compreender os processos existentes, encontrando gargalos e pontos de perda de fluidez e de produtividade, redesenhando-os com ênfase na:

  • • Logística Interna (Produção);
  • • Logística Externa (Cadeia de Suprimentos).

Logística industrial

Para melhor entendimento da logística na construção, é importante estudar conceitos de Logística Industrial. Sobretudo no que tange ao Lote Econômico e Logística Reversa.

Nestas duas áreas há um amplo conjunto de estudos e análises de processos para grande ganho de eficácia operacional.

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Ou seja, com maior controle do processo de abastecimento dos canteiros de obra. Sempre trabalhando com nível ideal de estoque para garantir a integridade e a fluidez da produção.

Conclusão

Obviamente, as iniciativas em andamento para a aceleração da Construção. Ou seja, startups que exploram a tecnologia e a inovação. Estas estão no cardápio de oportunidades para ganho de produtividade e eficácia e devem ser explorados e implementados.

Nesse sentido, são potencialmente positiivas tecnologias como BIM, IoT, uso inteligente de drones, scaners, modelagem 3D, realidade virtual, realidade aumentada e vários outros aplicativos e softwares de gestão e controle de projetos e da produção.

O que estamos propondo com relação a este tema é um aprofundamento. Isso para permitir a melhora de processos, inclusive de logística na construção.

https://www.youtube.com/watch?v=qm-_M6Zrh-Q

Estes, consequentemente, gerarão ainda maiores ganhos se combinados com a exploração da tecnologia e da inovação, conforme mencionamos. O entendimento desses conceitos que estão transformando a indústria da construção vai determinar o sucesso da engenharia do futuro.

Sem este esforço pouco avançaremos nas transformações que teremos que implementar para mudarmos de patamar. Ou seja, para atuarmos dentro de padrões de produtividade e qualidade característicos dos setores mais modernos, produtivos e rentáveis da indústria.

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