Construsummit 2018: o desafio de criar processo e cultura de startups nas empresas tradicionais

Bruno Moreira

Escrito por Bruno Moreira

10 de dezembro 2018| 5 min. de leitura

Compartilhe


CONSTRUSUMMIT 2021: Participe clicando aqui

Marcelo Nakagawa é professor do Insper, FIA, Vanzolini, Butantan e Fapesp, e pesquisador no Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da Universidade de São Paulo – PGT-USP. Ele ministrou a palestra “Inovação: oportunidade ou sobrevivência para o planejamento de 2019?” no Construsummit 2019.

Inicialmente, o professor abordou a dificuldade de se investir em novas tecnologias nas empresas. Para ele, as grandes corporações no Brasil não têm a inovação efetivamente como prioridade.

Por isso, diz, a inovação precisa ser inserida lentamente no ambiente das grandes empresas. Afinal, muitas ainda estão presas a conceitos tradicionais. A partir do sucesso de uma primeira empreitada, a tendência é de que se adequem a processos mais modernos.

Assim, antes de uma empresa investir em inovação é preciso criar uma mentalidade de criação de startups. “Dentro da empresa, o desafio é criar processos e cultura de startup, não como modismo, mas como disciplina”, pontua. Ou seja, “É preciso estar aberto a errar, a criar protótipos”, salienta. Para ele, essa é a única maneira de aumentar a chance de sucesso em inovação com baixos custos.

 

Tecnologia: a 4ª revolução industrial

Essa nova mentalidade está inserida no que é chamado atualmente de 4ª Revolução Industrial. Esta calcada no desenvolvimento de tecnologias exponenciais, que conseguem crescer muito rapidamente com um nível menor de investimento.

Contudo, salienta Nakagawa, essa nova revolução é diferenciada. Se caracteriza principalmente pelas novas abordagens de negócio que não necessariamente resolvem problemas novos, mas aqueles já tradicionais.

E tudo culmina, conforme o professor, com as empresas disputando a criação e a liderança de plataformas. “As pessoas, hoje em dia, estarão ‘ligadas’ a uma plataforma. As empresas que não forem líderes serão apenas uma peça nisso. O desafio hoje então não é somente pensar novas tecnologias, mas liderar a plataforma”, afirma.

A criação de ecossistemas é outra dificuldade nesse ambiente, de acordo com Nakagawa. O pesquisador explica que existem vários ecossistemas que são plataformas. Ou seja, que se interligam e criam todo um sistema de negócios. Assim, impedem empresas de migrarem para outras plataformas se não fizeram parte de um determinado ecossistema.

Segundo Nakagawa, o Brasil ainda não tem ecossistemas fortes. “A partir do momento que grandes agentes começarem a investir em tecnologia, o País começará a ter outros ecossistemas”, aposta.

Transformação digital iminente

Neste novo cenário, cresce a necessidade da transformação digital das empresas. Além disso, com geração de novos desafios, como a exigência de novos conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores.

Conforme Nakagawa, muitas empresas não sabem utilizar tecnologias ditas disruptivas, lançando inovações que não melhoraram sua produtividade. Segundo o pesquisador, a inovação se tornará o conceito chave das empresas. Mas não no sentido de serem pioneiras e sim de trazerem a melhor experiência ao cliente.

Nakagawa observa as empresas tradicionais ainda perdidas em meios aos novos desafios tecnológicos. Conforme o professor, elas não foram formatadas para pensar a­­­­­­ experiência dos usuários. “As empresas têm dificuldade de sair da gestão por categorias e migrar para a jornada do cliente” diz. Por fim, ele salienta: “A forma mais barata de investir em inovação é via startups. Faça um protótipo de sua plataforma com startups, mas com um custo baixo”.

 

Construsummit 2019

E aí, gostou deste conteúdo?

Se você não foi ao Construsummit 2018 perdeu a oportunidade de ver isso (e muito mais) ser discutido ao vivo!

Se você foi, sabe do que estou falando!

De qualquer maneira, tenho certeza de que não quer deixar de participar da próxima edição do principal evento sobre inovação e tecnologia na indústria da construção!

Nos informe seus dados que te garanto que você estará entre os primeiros a saber sobre o Construsummit 2019 e outros eventos promovidos pelo Buildin!

P.S.: Os primeiros ingressos têm descontos de até 60%! Você não quer perder, não é mesmo?