Tudo sobre Engenharia: 5 conceitos fundamentais

Giseli Barbosa Anversa

Escrito por Giseli Barbosa Anversa

7 de maio 2018| 10 min. de leitura

Compartilhe
Tudo sobre Engenharia: 5 conceitos fundamentais

Hoje falaremos sobre uma ciência tão antiga quanto a própria civilização, e que, assim como ela, está em constante evolução. O desafio de nossa conversa é apresentar tudo sobre Engenharia, e alguns conceitos fundamentais não podem faltar ao bom engenheiro!

Quando tudo começou?

É difícil precisar a origem de algo que acompanha o homem desde o princípio de sua evolução.

O ato de “engenhar” foi fundamental à criação da sociedade como conhecemos hoje. Em conjunto com outras ciências, a Engenharia permitiu ao homem sair da condição de nômade para fixar-se em um local, e evoluir o uso de recursos naturais.

Criações como o moinho, a polia e a alavanca facilitaram a vida da sociedade e formaram a base técnica de inúmeras outras invenções, ainda mais complexas.

A origem da palavra “engenharia” deriva de “engenheiro”, que era a designação dada a alguém que construía ou operava um engenho. Por sua vez, “engenho” é uma expressão originada do latim “ingenium”, que significa “gênio”, ou seja, algo inteligente.

tudo sobre engenharia

Assim, vamos ao nosso primeiro conceito:

Engenharia é a utilização de habilidades técnicas e conceitos teóricos para desenvolver máquinas, edificações ou quaisquer outras melhorias que facilitem a vida da sociedade.

Quantas modalidades de Engenharia existem?

Como falamos, a Engenharia utiliza técnicas e conceitos teóricos no desenvolvimento de melhorias. Então, se falamos em tudo sobre Engenharia, existirão inúmeras modalidades, cada uma dedicada a uma área de conhecimento específico.

Existem áreas clássicas, como a Engenharia Civil, que é assim denominada para associar a aplicação de seus conceitos a obras não militares, ou seja, obras civis.

tudo sobre engenharia

Outras áreas são novas, como a Engenharia Física, que teve a primeira turma de engenheiros brasileiros formados em 2004 e abrange a aplicação de conhecimentos da Física na pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e materiais.

Preparado para uma lista grande? Então vamos lá: conheça as 34 principais áreas de estudo da Engenharia:

  1. Engenharia Aeronáutica
  2. Engenharia Ambiental
  3. Engenharia Cartográfica
  4. Engenharia da Computação
  5. Engenharia de Alimentos
  6. Engenharia de Controle e Automação
  7. Engenharia de Horticultura
  8. Engenharia de Minas
  9. Engenharia de Petróleo e Gás
  10. Engenharia de Segurança do Trabalho
  11. Engenharia Elétrica
  12. Engenharia Florestal
  13. Engenharia Industrial
  14. Engenharia Mecatrônica
  15. Engenharia Naval
  16. Engenharia Sanitária
  17. Engenharia em Tecnologia Têxtil e da Indumentária
  18. Engenharia Acústica
  19. Engenharia Agrícola
  20. Engenharia Biomédica
  21. Engenharia Civil
  22. Engenharia em Agrimensura
  23. Engenharia de Aquicultura
  24. Engenharia de Energia
  25. Engenharia de Materiais
  26. Engenharia de Pesca
  27. Engenharia de Produção
  28. Engenharia de Telecomunicações
  29. Engenharia Física
  30. Engenharia Hídrica
  31. Engenharia Mecânica
  32. Engenharia Metalúrgica
  33. Engenharia Química
  34. Engenharia Têxtil

Frente a tantas opções, você pode se perguntar: como fazer para conhecer melhor estas áreas?

Uma boa dica de leitura é o Guia do Estudante, que traz um resumo detalhado de cada uma dessas áreas. Porém, para quem quer saber tudo sobre Engenharia, nada melhor que as feiras de profissões promovidas por faculdades e universidades.

Nesses eventos, é possível conversar com estudantes e profissionais que já atuam na área. Eles poderão lhe passar uma visão própria sobre áreas de conhecimento, campos de atuação e remuneração.

Leve mais este conceito com você:

A Engenharia está presente em tudo que vemos no nosso dia a dia. E para isso, existem inúmeras modalidades que estudam, em detalhes, diversas áreas de conhecimento.

Que habilidades preciso ter para ser um bom engenheiro?

Você se lembra quando falamos que, assim como a Humanidade, a Engenharia está em constante evolução?

Pois é… as habilidades de um engenheiro evoluem constantemente!

Seguindo nesta linha, a primeira habilidade que um bom profissional da área deve ter é a…

…capacidade de adaptação!

Por mais que se estude, nenhum profissional dominará tudo sobre Engenharia. Mesmo em suas áreas mais específicas, como Civil, Produção ou Elétrica, existem várias especializações que rapidamente se tornam obsoletas.

O bom engenheiro entende que a tecnologia evolui constantemente e, assim, deve se adaptar às novas exigências do mercado de trabalho e das facilidades disponíveis para que possa realizá-lo.

Iniciei minha faculdade em 2000, e os novatos na Engenharia eram facilmente identificados no campus por andarem com imensas pastas na quais guardavam réguas “T”, normógrafos e canetas nanquim.

Literalmente, coisas do século passado!

tudo sobre engenharia

E mesmo a tecnologia que sucedeu o papel vegetal, os projetos elaborados em AutoCAD, já se tornaram insuficiente para algumas análises, que apenas ferramentas de Virtual Building podem realizar.

Aqui, registramos mais um conceito importante da Engenharia:

O profissional da Engenharia deve conhecer profundamente os conteúdos essenciais e adaptar-se rapidamente às novas técnicas e conhecimentos.

Porém, é preciso ir além. A Engenharia está inserida em um conceito social, e para que uma inovação ganhe força e importância, deve retratar uma necessidade de mercado. Para isso é preciso que o engenheiro…

…entenda as relações entre as diversas ciências!

tudo sobre engenharia

Um dos exemplos mais claros desta sinergia entre ciências é a gestão contratual.

Esse campo integra quase tudo sobre Engenharia: orçamento, planejamento, suprimentos, depreciação de equipamentos, custos de operação, análise de capital, entre tantas outras disciplinas.

E ainda recebe importantes conceitos do Direito Administrativo, Direito Contratual, Economia e Matemática Financeira.

Pelo grande número de variáveis envolvidas, você pode imaginar quão complexa é a gestão contratual! E esta ciência se torna ainda mais complexa quando o profissional não conhece os conceitos básicos das diversas interfaces.

Um engenheiro não domina os conceitos que um advogado conhece. Porém, para que uma boa gestão contratual aconteça, é fundamental que os gestores entendam as interfaces entre as áreas e o impacto que elas causam.

Essa interface é extremamente clara em contratos de obras públicas, nos quais documentos técnicos, como o relatório de acompanhamento de obra, formam a base da defesa em pleitos de reequilíbrio contratual.

Um dos primeiros conceitos de nossa conversa foi que a Engenharia está várias áreas de nosso dia a dia. E se você quer conhecer tudo sobre a Engenharia, deve levar consigo mais este conceito:

O bom engenheiro reconhece a importância das diversas ciências e busca compreender a interface entre a técnica e os conceitos de outras áreas.

Neste ponto de nossa conversa, você já deve ter percebido que o bom engenheiro é um profissional com uma formação bastante diferenciada.

As faculdades oferecem currículos com uma base técnica bem estruturada – cálculo, física, geometria analítica e lógica de programação são algumas das disciplinas comuns a quase todos os cursos, independente da especialização.

Mas sabe o que realmente pode fazer a diferença no profissional que entende tudo de Engenharia?

Estudar sempre e se reinventar!

Há alguns anos, uma das certificações mais valorizadas era a de Project Management Professional, concedida pelo Project Management Institute, o PMI. O profissional PMP era visto com bons olhos pelo mercado e tinha emprego quase garantido em diversas áreas.

Como quase tudo na vida, isso mudou!

Hoje se espera que o profissional, além de dominar gestão de projetos, conheça metodologias ágeis e tenha habilidades de gestão de pessoas.

Profissionais de destaque na Engenharia também assimilaram conceitos de Economia e Matemática Financeira, e analisam com segurança qual a melhor opção de investimento entre dois projetos similares.

A Engenharia está intimamente ligada à sociedade! Bem sabemos após este longo período de desaceleração do mercado brasileiro.

Então, você que acompanhou este texto até aqui, guarde o último conceito para quem busca saber tudo sobre a Engenharia:

Tão importante quanto saber qual a melhor técnica aplicável a um projeto, é saber qual a melhor opção de investimento para seu cliente.

Procure entender de Economia e Matemática Financeira!

Começamos nossa conversa ressaltando que a Engenharia está em constante evolução.

É bem possível que, enquanto você lia este texto, alguma nova tecnologia tenha sido inventada ou aprimorada, trazendo novos avanços à Construção, Produção, Pesca, Aeronáutica ou qualquer outro campo de estudo dessa ciência.

O bom engenheiro é um curioso por excelência: entender o que faz algo ser como é, quais são os mecanismos que mantém uma máquina operando ou ainda, quais são as leis da física que permitem a construção de prédios com mais de cinquenta andares está no DNA do bom profissional.

Seja curioso!

Navegue em nosso blog, conheça outros assuntos e não deixe de acompanhar as novidades que sempre trazemos a você.