Tecnologias no mercado imobiliário: otimizando a experiência do cliente

Fábio Garcez

Escrito por Fábio Garcez

18 de março 2022| 11 min. de leitura

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Tecnologias no mercado imobiliário: otimizando a experiência do cliente

Como prega a máxima atribuída ao filósofo Platão: “a necessidade é a mãe da inovação”. E, pensando bem, a verdade é que nós, de fato, criamos mais e melhor na necessidade. Com o mercado imobiliário as coisas não são muito diferentes, e as novas tecnologias têm chegado com o objetivo de saciar nossa demanda por modernização. 

No artigo de hoje, vamos acompanhar algumas das tecnologias criadas ou aplicadas pelo mercado imobiliário nos últimos anos. Sem dúvida, dentro dessa lista encontraremos tecnologias para os mais diversos fins, mas todas com um único propósito: atender ao cliente imobiliário. 

Acompanhe agora 9 tecnologias do mercado imobiliário e a forma como cada uma delas impacta a experiência do seu cliente.

1. Assistente virtual 

Você certamente já usou um assistente virtual. Sabe aquele robozinho que fala com você no chat das empresas ou até mesmo via WhatsApp? Bem, esse é o assistente virtual daquela organização. 

Muitos assistentes virtuais ficaram conhecidos Brasil a fora, como a Lu do Magalu, da empresa Magazine Luiza. Chatbots como esse fazem sucesso devido à humanização que muitas empresas conseguem trazer para eles, atribuindo nome, personalidade e, às vezes, até perfil nas redes sociais. Não acredita? Dá só uma olhadinha no @magazineluiza!

Com o mercado imobiliário, a assistência virtual pode funcionar da mesma forma. Existem centenas de opções de chatbots para utilizar. Por lá, você responde seu cliente em tempo real, resolve seu problema sem necessitar de mediação humana e, se necessário, transfere o contato para um atendente. 

Isso faz o cliente se sentir bem atendido e diminui suas possíveis frustrações, resolvendo-as com um simples comando do chatbot. Além disso, poupa os recursos de sua equipe de atendimento para casos mais severos.

2. Impressão 3D

Outro método que tem crescido bastante em popularidade é a impressão 3D. Para conhecer em profundidade a técnica e suas atuais aplicações no setor imobiliário, que tal checar este artigo do Blog do CV?

Em suma, é suficiente dizer que a impressão 3D tem mais utilidade do que imaginamos. Ela pode, por exemplo, ser utilizada para construir imóveis completos. Eu sei, parece loucura, mas já existem casas feitas através da impressão 3D, e a melhor parte é que muitas delas não precisam de mais de quatro impressoras para ser criadas. 

Mas essa não é a única forma de se aplicar a prática. A impressão 3D já é utilizada em mais de 71% das empresas americanas manufatureiras, segundo estudo da PWC (2016). E, é claro, não estão todas construindo gigantes imóveis. 

A impressão 3D também pode ser usada para construir maquetes. E é exatamente aí que se concentra sua importância para o cliente, que agora pode visualizar em detalhes a versão minimizada de sua futura casa. 

3. Imóveis virtuais

O metaverso já chegou! Ele é uma evolução da realidade virtual que propõe a criação de verdadeiros mundos em ambiente virtual. Lá, a ideia é que poderemos frequentar espaços públicos virtuais, consumir e até mesmo morar. 

Nesse momento, entram os imóveis virtuais. E já vou logo te dizendo, eles são tão reais que já estão sendo negociados. A empresa One Sotheby’s colocou à venda a primeira mansão “MetaReal”, com versão física e digital, no metaverso (Forbes, 2022).

Essa novidade chega para animar as novas gerações de consumidor, cada vez mais digitais e impressionados com as possibilidades do metaverso. 

4. Realidade virtual

Uma versão amenizada do metaverso é a realidade virtual.

A realidade virtual é possibilitada através dos óculos VR. Com eles, o usuário pode visualizar um mundo virtual em três dimensões, podendo também se movimentar livremente dentro dele. Muito usada nos games, a tecnologia foi transportada para diferentes mercados e vem fazendo sucesso no setor imobiliário.

Colocando os óculos, o cliente da sua imobiliária pode instantaneamente se transportar para um de seus decorados virtuais, vendo em primeira mão a sensação de caminhar pela casa, as possibilidades de decoração e muito mais. 

Isso apela diretamente para as sensações de pertencimento e imediatismo. Por conseguir se sentir mais do que nunca dentro de casa, o consumidor acelera sua decisão de compra, além de ter uma incrível experiência. 

5. Maquetes eletrônicas 

As maquetes eletrônicas são opções cada vez mais viáveis para apresentar uma proposta de investimento imobiliário. Você pode apresentá-la no formato de planta baixa ou 3D para o cliente, e também pode utilizá-la como parâmetro antes da construção do empreendimento.

Para o consumidor, isso representa mais modernidade e digitalização na apresentação primária do imóvel. Ali mesmo ele já pode se identificar com as possibilidades e criar um laço afetivo que o torne mais propenso a comprar. 

6. Plataforma BIM

O BIM (Building Information Modeling) é uma metodologia multifuncional feita para otimizar a visualização e a gestão dos aspectos físicos e funcionais de um empreendimento. 

Uma plataforma BIM trabalha com modelagens em 3D, mas não podemos confundi-lo com as maquetes digitais. O BIM, além de representar a obra em suas características, também possui um processamento inteligente que permite apontar futuros erros e minimizar o retrabalho. 

Seria impossível explicar o BIM em detalhes num único tópico. Por isso, o Sienge criou um Guia completo do BIM para você descobrir tudo o que precisa sobre a plataforma! 

7. Contratos digitais

Burocracia para assinar contrato é coisa do passado.

A Forbes destaca o crescimento estratosférico da assinatura eletrônica no período pandêmico com o case de sucesso da DocuSign. Segundo a revista, a empresa de assinatura eletrônica apresentou uma alta de 49% no faturamento em 2020, totalizando US$ 1,4 bilhão e mais de 890 mil clientes.  

Não dá para negar que a assinatura eletrônica chegou para mudar o cenário imobiliário. Antes, se um contrato demorava dias ou até semanas para ser assinado, agora seu cliente pode fazê-lo em menos de 10 minutos. E por que isso é bom para ele?

Agilidade nos processos comerciais também significam um menor ciclo de compra e, consequentemente, muito mais satisfação para o seu cliente

8. QR Code

Nós temos buscado cada vez mais informações. 

E é precisamente isso que um QR Code, ou Quick Response Code, oferece. Apontando a câmera do seu celular para um QR Code, você pode ser direcionado para a página referente a ele, seja um site, uma landing page, uma rede social, entre outros. 

Para o mercado imobiliário, o que isso pode significar? 

Simples, eu te respondo com um exemplo: imagine que Maria, uma consumidora com seu perfil de público, passe em frente da zona de construção do seu novo empreendimento. Ela se interessa pela ideia, mas gostaria de ver a obra em detalhes. 

No tapume que cerca a obra, Maria encontra um QR Code e, quando aponta o celular para ele, é direcionada para uma maquete 3D do empreendimento, por onde pode se movimentar, visualizar cômodos e muito mais. 

E agora, percebeu o valor que isso pode agregar para sua venda?

9. CRM e ERP

Por fim, mas definitivamente não menos importante, chegamos à dupla dinâmica da gestão imobiliária: CRM e ERP. 

O CRM, ou Customer Relationship Management, é uma plataforma integrada de gestão do relacionamento com o cliente, abarcando soluções para as áreas de vendas, atendimento e marketing. Mas, muito mais que mediar relacionamentos, o CRM é uma ferramenta que introduz na empresa um ecossistema de tecnologia com o objetivo de criar a melhor gestão comercial possível. 

CVCRM – Construtor de Vendas é o CRM mais completo do mercado imobiliário, contando com soluções de prospecção, venda, relacionamento, gestão e ecossistema. Além de ser o primeiro CRM 5.0 do setor no Brasil, o CV é também o único a contemplar todas as etapas do pré ao pós-venda numa só plataforma. 

Já o ERP, ou Enterprise Resource Planning, é um fenômeno igualmente popular no mercado imobiliário, mas por outro motivo: sua altíssima capacidade de planejamento de recursos. O ERP é recomendado para empresas que buscam ter total controle financeiro interno, atuando com as mais diversas áreas, como estoques e pedidos. 

Nós já falamos sobre os benefícios do ERP no Blog do Sienge, confira!

Você sabia que o Construtor de Vendas é parceiro Sienge?

O único CRM 5.0 do mercado imobiliário se juntou ao ERP apaixonado por construção civil. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CVCRM te permite ter um panorama completo da sua incorporadora na tela do computador. 

Da prospecção de leads ao pós-venda, você garante otimização e agilidade na gestão comercial. Quer conhecer mais? Descubra o site do CVCRM – Construtor de Vendas.

Pra saber sobre o mercado imobiliário, gestão de vendas e outros assuntos atuais, continue acompanhando o blog Sienge ou confira o Blog do CV e nos siga no Instagram!