Conheça as 6 melhorias que turbinaram a tabela de preços do Sienge!

Monica Possel

Escrito por Monica Possel

23 de março 2020| 10 min. de leitura

Compartilhe
Conheça as 6 melhorias que turbinaram a tabela de preços do Sienge!

A tabela de preços, como você sabe, é um elemento essencial na negociação de imóveis, para que se garanta a lucratividade necessária e o sucesso dos empreendimentos.

Ela não é apenas mais uma ferramenta para os negócios. Na verdade, ela é fundamental para as construtoras e incorporadoras, uma das peças-chave para seus negócios.

A tabela de preços é definida por empreendimento e visa fornecer dados aos corretores de como realizar as suas vendas, em termos de condições de pagamento das suas unidades.

Investir numa boa tabela de preços, por isso, deve ser uma regra de ouro para qualquer empresa do setor, seja pequena, média ou grande. 

A boa notícia que eu trago para você, neste sentido, é que a tabela de preços do Sienge Plataforma está melhor ainda. Conhecida pela sua eficiência e praticidade, ela passou por um trabalho coletivo de aperfeiçoamento, que envolveu equipe técnica, clientes e parceiros.   

Com este salto de qualidade, ela está mais apta do que nunca para dar o suporte que você precisa nessa área, a partir do cálculo do Valor Geral de Venda (VGV) e do cálculo do valor de cada unidade.

Seguindo a leitura, vou apresentar para vocês as arrojadas melhorias que foram implementadas na nossa tabela de preços e explicar suas novas funcionalidades. 

Você vai se surpreender com tantas novidades.

Tabela de Preços e VGV

A tabela de preços se estrutura a partir do Valor Geral de Venda ou VGV, que é determinante na precificação dos imóveis que serão comercializados.

O VGV é calculado pela soma do valor potencial de venda de todas as unidades de um empreendimento lançado.

Ele muito importante porque indica a viabilidade do projeto do ponto de vista comercial. Também é fundamental na elaboração do orçamento da obra.

Resumindo, o VGV é uma ferramenta para o planejamento do empreendimento e também para avaliação da expectativa de desempenho da empresa no mercado. 

A partir dele, definem-se quais os recursos serão investidos em cada fase das obras e seu cálculo é bastante simples:

VGV = número de unidades x valor de cada unidade.

Então, num empreendimento com 200 unidades a 250.000 cada uma, seu VGV , com o lucro incluído, será 50.000,000,00. Este é o seu potencial de receitas.

Para se chegar a esse valor, o empreendedor usa diversos dados como:

  • Orçamento de obra
  • Orçamento empresarial 
  • Média de preços na região
  • Tipologia do empreendimento/unidade
  • Outras variáveis para gerar este cálculo e precificar as unidades/imóveis.

Vamos agora a outra etapa muito importante dos empreendimentos, o cálculo do preço de venda do imóvel.

Neste caso, estamos falando do preço de cada unidade, enquanto que no VGV tratamos do valor geral do empreendimento como um todo.

Por exemplo, para saber qual o valor específico do apartamento x, bloco 1, segundo andar de um determinado empreendimento.

O primeiro passo, nessa tarefa é, justamente, saber todos os seus custos, bem como outras despesas que influenciam no seu valor.

Para isso,  é preciso conhecer o Custo Global da Construção e o Custo Unitário Básico (CUB), para saber quanto você gastou na obra e, por fim, adicionar o lucro e definir o preço de venda. 

O CUB indica o valor do metro quadrado  de cada região, conforme o padrão, tipo, estrutura e tamanho do imóvel. Leva em conta diversos custos, como mão de obra, equipamentos e materiais de construção. 

Ele pode ser consultado no site da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), onde é atualizado mensalmente. 

Depois, é preciso multiplicar o CUB da região pela área total do empreendimento e todos os demais gastos da construtora: insumos, estudos de viabilidade, terreno, elaboração do projeto e outros. 

A seguir, dividir o custo total da obra pela metragem de cada unidade. Assim, você tem o valor gasto, na média, na construção de cada um dos  imóveis. Por fim, é preciso adicionar o lucro esperado e com isso define-se o preço de venda do imóvel .

Assim, a partir do VGF se chega ao preço de cada unidade e demais elementos que vão compor a tabela de preços. 

Cadastro individual e mais rápido

Para esse trabalho de precificação das unidades, você conta com uma tabela de preços do sistema de gestão do Sienge Plataforma ainda mais ágil e eficiente.

Quando você está precificando, você quer cadastrar de forma rápida e individualizada por unidades todos os valores de cada uma delas, não é mesmo? 

Assim pode garantir que o seu corretor estará com todas as informações atualizadas e disponíveis em tempo real para facilitar as suas vendas

É nessa direção que evoluiu a tabela de preços do Sienge. Agora o cadastro da precificação das unidades pode ser feito de forma individual e mais rápida. 

Veja abaixo uma relação das principais mudanças que o sistema Comercial do Sienge Plataforma recebeu:

  1. Agora é possível: 
  • Visualizar o período de vigência da tabela emitida.
Imagem do dashboard do Sienge mostrando como a partir da melhoria feita, agora é possível visualizar o período de vigência da tabela emitida.
  • Realizar pesquisas das tabelas cadastradas pelo nome.
  • Consultar o período de vigência no resultado da consulta.
Imagem do dashboard do Sienge Plataforma ilustrando novas funcionalidades citadas no artigo
  • Emitir a tabela a partir do cadastro. Ao salvar o cadastro, juntamente com a mensagem de sucesso, o link para emitir a tabela estará disponível. 

Acessando pelo link os campos de informações da Tabela, necessários para emissão, já estarão previamente preenchidos com os dados dessa tabela, agilizando o trabalho de emissão.

Imagem do dashboard do Sienge mostrando como é feita a emissão da tabela a partir do cadastro
  • Emitir a tabela por ordenação de unidade ou tipo de imóvel. Vale lembrar que para utilizar essa funcionalidade, acesse Comercial > Vendas > Tabela de Preços > Emissão, selecione a opção “relatório detalhado” e informe o tipo de ordenação desejada.
  • Gerar uma tabela por agrupamentos e visualizar apenas as unidades de determinado agrupamento, ou seja, por bloco, andar, torre, lote ou conforme a organização dos seus agrupamentos.
  • Duplicar as tabelas de preços diretamente pela listagem da consulta: Comercial > Apoio > Tabelas de Preços > Cadastro.
    Melhorias nos campos e na ordenação da Emissão da Tabela, para deixá-la mais ágil.
Imagem do dashboard do Sienge Plataforma mostrando as melhorias nos campos e na ordenação da Emissão da Tabela
  1. Melhorias no cadastro de tipo de condição. O campo “série” foi reordenado e foram ajustados os labels para que o campo fique mais claro o objetivo. 
  2. Novidades no cadastro da tabela: foram reordenados os campos de salvar e excluir, além do campo Histórico, que foi ordenado dentro da seção.
  3. Seção própria foi de atualização do VGV. Isso trará mais organização para tela, deixando aparente aquilo que é realmente necessário.
Imagem do dashboard do Sienge Plataforma mostrando funcionalidade da tabela VGV

6. Foi criada uma aba chamada “Valor especial de Unidades”, a novidade mais esperada da tabela. Nela você pode criar valores especiais, com descontos ou acréscimos,  para as unidades.

Imagem do dashboard do Sienge com a "Valor especial de Unidades"

Gestão avançada e inteligente

Construtoras e incorporadoras precisam buscar soluções que realmente façam a diferença no seu esforço de se tornarem competitivas e  conquistar novos mercados. Fazer mais do mesmo, certamente não resolve num setor tão disputado como esse. 

A saída para o  crescimento passa por uma gestão avançada, inteligente, que invista em tecnologia para modernizar, tornar mais produtivo e rentável o seu negócio

Neste sentido, um projeto sustentado de modernização das deve levar em consideração o investimento numa tabela de preços poderosa, que traga o que há de mais avançado nessa área. 

Com  a ferramenta adequada, ela deixa de ser um elemento acessório para se tornar decisiva no crescimento da sua organização. 

Neste caso, você tem a tabela de preços do Sienge como uma alternativa arrojada, eficaz, na medida das necessidades da clientela, que apresenta soluções inéditas no mercado.

Pense nessa  possibilidade e, no caso de alguma dúvida ou se quiser uma demonstração, faça contato conosco, teremos muita satisfação em ajudá-lo a conhecer nosso produto. 

Espero que este conteúdo tenha sido útil para você. Agora, por favor, deixe seu comentário sobre esse tema e compartilhe com seus amigos e colaboradores, pode ser útil para eles também.

Muito obrigado pela leitura e até o próximo artigo.