Relatório Sondagem Indústria da Construção Setembro

Escrito por Redação Sienge

10 de outubro 2023| 7 min. de leitura

Compartilhe
Relatório Sondagem Indústria da Construção Setembro

A Sondagem Indústria da Construção é uma pesquisa de opinião realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) que traz dados valiosos sobre tendências no ramo da construção civil no Brasil. 

Tem como principal objetivo avaliar o desempenho do setor em determinados períodos a fim de gerar perspectivas de indicadores para as tendências passadas e futuras de satisfação. Dessa forma, empreendedores, analistas e investidores podem acompanhar as evoluções da construção civil de uma forma geral e simples de ser observada. 

Confira as novidades do relatório mais recente. 

Expectativa da construção civil para 2023

Em setembro de 2023, todos os indicadores de expectativas na indústria da construção para os próximos seis meses mantiveram-se acima dos 50 pontos, refletindo um ambiente de positividade e otimismo. No entanto, é relevante notar que esses índices experimentaram recuos, indicando que o nível de otimismo é agora menos intenso e menos abrangente em comparação ao mês anterior. 

Em relação ao desempenho do setor, agosto registrou uma diminuição no emprego e na atividade, enquanto a utilização da capacidade operacional permaneceu estável. Nesse contexto, o Índice de Confiança do Empresário Industrial na construção também retrocedeu, demonstrando uma confiança menos pronunciada e amplamente disseminada.

Sondagem Indústria da Construção
Fonte: https://static.portaldaindustria.com.br/media/filer_public/54/6a/546af7c5-3055-443b-993a-59ebc9dcdbe5/sondagemindustriadaconstrucao_agosto2023_v1.pdf

Indústria da Construção – atividade e emprego

No mês de agosto de 2023, o índice que avalia a evolução do nível de atividade na indústria da construção manteve-se estável em 48,7 pontos, em comparação com o índice registrado em julho. É importante ressaltar que desde o início do ano, esse indicador permanece abaixo da marca de 50 pontos, que delimita a diferença entre aumento e queda no nível de atividade. 

No entanto, o resultado do mês de agosto supera a média histórica para este mesmo período, que é de 47,5 pontos. Isso indica que a queda na atividade de julho para agosto de 2023 foi menos acentuada em comparação com anos anteriores.

Já o índice que avalia a evolução do número de empregados na construção atingiu 48,3 pontos em agosto. Esta marca representa um afastamento da linha divisória, uma vez que em julho estava em 49,7 pontos, indicando estabilidade no emprego. 

Em agosto, observou-se uma diminuição um pouco mais generalizada no emprego no setor da construção, algo que não acontecia desde março de 2023, quando o índice demonstrava estabilidade ou até mesmo aumento nos meses subsequentes. 

Porém, é relevante notar que o índice de agosto supera a média para o mesmo mês em anos anteriores, que é de 46,1 pontos, sugerindo uma situação relativamente melhor em comparação com períodos passados.

Utilização da capacidade operacional

A taxa de Utilização da Capacidade Operacional (UCO) se manteve estável na transição de julho para agosto de 2023, permanecendo em 68%. Esse valor coincide com a taxa registrada em agosto de 2022 e representa um aumento de 2,0 pontos percentuais (p.p.) em relação à taxa de agosto de 2021. É relevante ressaltar que o desempenho da UCO em 2023 tem seguido uma trajetória semelhante ao observado em 2022.

Índice de Confiança do Empresário (ICEI)

No mês de setembro de 2023, o Índice de Confiança do Empresário (ICEI) na indústria da construção registrou uma queda de 3,3 pontos, atingindo a marca de 53,1 pontos. Embora esse indicador permaneça acima do limiar de 50 pontos, a diminuição observada durante o mês indica uma confiança menor e menos abrangente entre os empresários do setor da construção.

Quando analisamos os componentes que compõem o ICEI da construção, verificamos que o Índice de Condições Atuais sofreu uma redução de 2,3 pontos, passando de 50,9 pontos para 48,6 pontos. Esse declínio aponta uma transição do estado de confiança para uma falta de confiança de agosto para setembro. 

Por outro lado, o Índice de Expectativas também experimentou uma queda de 3,7 pontos, indo de 59,1 pontos em agosto para 55,4 pontos em setembro. Esse resultado evidencia uma confiança menos intensa e menos disseminada em relação ao futuro na indústria da construção.

Sondagem Indústria da Construção 2
Fonte: https://static.portaldaindustria.com.br/media/filer_public/54/6a/546af7c5-3055-443b-993a-59ebc9dcdbe5/sondagemindustriadaconstrucao_agosto2023_v1.pdf

Boas expectativas para os próximos 6 meses 

No mês de setembro de 2023, todos os índices que medem as expectativas na indústria da construção para os próximos seis meses registraram declínios. Apesar disso, esses indicadores mantiveram-se acima da marca de 50 pontos, indicando um cenário de expectativas otimistas. No entanto, esse movimento sugere que o otimismo está agora menos intenso e menos disseminado em comparação com o mês anterior.

O índice de expectativa do empresário em relação ao nível de atividade sofreu uma queda de 1,2 ponto em setembro, em comparação com agosto, chegando a 53,8 pontos. Por sua vez, o índice de expectativa de novos empreendimentos e serviços recuou 2,4 pontos, ficando em 52,1 pontos.

O índice de expectativa de compras de insumos e matérias-primas também apresentou uma redução de 2,5 pontos, passando de 55,7 pontos para 53,2 pontos. No entanto, o índice de expectativa em relação ao número de empregados experimentou a maior queda, com uma diminuição de 3,9 pontos, atingindo 52,1 pontos na transição de agosto para setembro.

Intenções de investimentos

No período de agosto para setembro de 2023, o índice que avalia a intenção de investimento na indústria da construção sofreu uma queda de 2,1 pontos, diminuindo de 45,9 pontos para 43,8 pontos. Apesar deste declínio, é importante destacar que o índice se mantém em um patamar consideravelmente elevado quando comparado à média histórica, que é de 37,0 pontos. Isso indica que a intenção de investir no setor ainda se encontra em um nível relativamente alto.

Confira o relatório completo aqui.