Sienge foca em manutenção residencial para o setor imobiliário com quinta aquisição de empresa

Escrito por Redação Sienge

29 de junho 2023| 6 min. de leitura

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Sienge foca em manutenção residencial para o setor imobiliário com quinta aquisição de empresa

O Grupo Softplan, desenvolvedor do Sienge, adquiriu a empresa catarinense Refera, plataforma de manutenções residenciais que conecta inquilinos e proprietários de imóveis alugados a prestadores de serviços, permitindo uma redução de até 88% da área de backoffice das imobiliárias. A aquisição chega para somar no Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção, liderado pelo Sienge e formado também pelas soluções CV CRM, Prevision, Collabo e eCustos.

A Refera oferece uma jornada completa de manutenção, por meio da gestão integrada de chamados de atendimento com o objetivo de conectar as pessoas e facilitar um processo historicamente cheio de atrito do mercado imobiliário: a experiência de inquilinos e proprietários que necessitam de reparos e outros serviços corriqueiros da manutenção de um imóvel.

Criada em 2020 na cidade de Florianópolis (SC), a Refera tem 46 clientes entre as principais imobiliárias do país, correspondendo a cerca de 300 mil imóveis alugados. Viabiliza por mês uma média de 3.500 serviços prestados, além de possuir 3.000 profissionais cadastrados na plataforma e um alcance de quase 600 mil pessoas. Estatísticas recentes da ferramenta mostram que é possível orçar com assertividade 53% dos chamados em menos de 24 horas.

Sienge se consolida como a plataforma de gestão com a maior cobertura do mercado

A Refera vai permitir que o ecossistema liderado pelo Sienge chegue na casa das pessoas para facilitar a rotina de milhões de famílias brasileiras por meio de uma tecnologia intuitiva e robusta. Além de ser a plataforma de gestão com a maior cobertura do mercado, o Sienge oferece uma operação integrada do pré-obra ao pós-venda, o que garante assertividade e uma melhor experiência ao longo de toda a cadeia da incorporação.

“A aquisição da Refera reforça o nosso compromisso em garantir a melhor experiência para a comunidade da construção civil, impactando diretamente quem está na ponta da cadeia – o morador do imóvel, que até então era um público que não atendíamos diretamente. Agora, poderemos levar nossas inovações até a casa dos brasileiros e evoluir nossas tecnologias com o feedback de quem realmente é beneficiado pela construção civil”, reforçou o Diretor Executivo da Softplan para a Indústria da Construção, Ionan Fernandes.

Ao precisarem de um serviço, inquilinos e proprietários fazem contato com a imobiliária, que registra o chamado na plataforma Refera. Após o recebimento da tarefa, a empresa realiza todo o acompanhamento de manutenção do serviço de ponta a ponta, com elaboração do orçamento, execução e a garantia de um trabalho mais eficiente e rápido para o morador. Atualmente, as maiores demandas registradas na plataforma são de hidráulica e elétrica, além de reclamações de infiltração.

“Além de operarmos integrados à cadeia da construção civil, nosso objetivo é empoderar e garantir autonomia ao morador. Nossa atuação inclui toda a manutenção na parte interna do imóvel e, a partir da parceria com as imobiliárias, disponibilizamos a nossa rede com prestadores de referência no mercado, desburocratizando o acesso a esses serviços”, destacou o CEO da Refera, Lucas Madalosso.

A Refera conta com 100 funcionários e está presente em 11 estados e 75 cidades. Em 2022, faturou R$ 6 milhões e deve atingir, em 2023, R$ 11 milhões.

Softplan investe mais de R$ 300 milhões em aquisições, a maior parte para impulsionar soluções especialistas na indústria da construção

A Softplan tem hoje mais de 12 mil clientes, sendo 6 mil somente na área da construção civil, além de uma equipe com 2.700 colaboradores e um faturamento de R$ 586 milhões em 2022, com crescimento de 37%. Em 2023, registrou apenas no primeiro trimestre um faturamento de R$ 156 milhões, uma alta de 27% em relação ao mesmo período do ano anterior. Para este ano, somente a vertical de negócio da Indústria da Construção deve faturar R$ 180 milhões.

“Devemos realizar ainda mais aquisições no Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção até o final deste ano, integrando toda a cadeia e proporcionando a transformação digital que o setor necessita”, revelou Ionan Fernandes.

Somente nos últimos 18 meses, o grupo realizou seis aquisições em diferentes áreas de negócio, investindo mais de R$ 300 milhões nessas empresas. A maior parte das aquisições realizadas pela Softplan é focada na Indústria da Construção e tem o Sienge como espinha dorsal que conecta todos esses sistemas e permite uma jornada única.

Em 2020, a companhia adquiriu o CV CRM – Construtor de Vendas – plataforma que democratiza o processo de compra dos imóveis e acelera a assinatura de documentos em 70%. Dois anos depois, chegaram ao grupo as construtechs Collabo, plataforma de cotação e compra de insumos que conecta construtoras a indústrias, e eCustos, software especialista em orçamentos que permite uma atuação 10 vezes mais rápida com margens de erro inferiores a 5%. No primeiro trimestre deste ano, a companhia anunciou a aquisição da Prevision, plataforma de Lean Construction que garante o melhor cenário de entrega das obras, com prazos até 21% mais rápidos.