Fluxo de Caixa – Saiba como escolher a melhor solução

Tomás Lima

Tomás Lima

Redator do Sienge
Graduado em Administração pela UFMG
Apaixonado por Construção Civil

28 de julho

Ter um fluxo de caixa eficiente deixou de ser diferencial competitivo, agora é obrigação! Saiba como o Sienge pode te ajudar.

Existe um descasamento característico entre os eventos de ingresso e desembolso de capital na construção civil, e conciliar o fluxo de desembolso e recebimento de cada obra é fundamental para que o desenvolvimento dos empreendimentos não comprometam o caixa da sua empresa.

Para isso, você precisa buscar uma solução tecnológica que, além de tornar esse processo mais eficiente, dê o suporte necessário para decisões estratégicas na sua construtora. Esse post é para ajudar você a encontrar a solução ideal.

Busque uma solução que permita a gestão do fluxo de caixa em tempo real, com a integração do financeiro, vendas e suprimentos. Esses dois geram, a partir dos pedidos e contratos de vendas e prestação de serviços, títulos que dão previsão financeira.

Uma solução que trabalha com o conceito de mobilidade será diferencial. O acesso móvel impulsiona o registro das informações na hora certa, assim que acontecem. Veja esse exemplo: por meio de um tablet, o responsável pela obra registra o consumo de material imediatamente quando acontece. Essa informação chega a área de Suprimentos, que já tem condições de avaliar a necessidade de reposição e quando ela deve acontecer. Ao fazer o pedido de compras, a previsão desse desembolso já aparecerá no fluxo de caixa. Com mais rapidez, precisão e segurança.

[adrotate banner=”57″]

Flexibilidade também é muito importante. Escolher a periodicidade do fluxo de caixa: mensal, quinzenal, semanal ou diário são opções que devem estar a seu dispor. Ter a possibilidade de desconsiderar as previsões de recebimentos dos clientes inadimplentes, é outro recurso fundamental, pois essas informações distorcem sua análise financeira. Por exemplo, no seu relatório de fluxo de caixa aparece R$450.000,00 de previsão de recebimento até determinada data. Mas nesse valor, estão contidos os valores que, embora previstos inicialmente, não vêm sendo pagos por seus devedores. Esta informação distorce a sua previsibilidade de caixa daquela obra e pode levar você a tomar uma decisão equivocada de compra de material, por exemplo.

Uma solução que conhece a construção civil, também dispõe de recursos para um excelente fluxo de caixa futuro, provendo o estudo de viabilidade econômica dos empreendimentos. Esse estudo deve considerar a projeção de custos como contratação de mão de obra e necessidades de aquisição de máquinas ou equipamentos, assim como investimentos em marketing e vendas.

Essa é uma visão de longo prazo, que considera também a projeção das receitas, baseadas na relação unidades disponíveis pra venda, tabela de preços e velocidade de venda. De posse dessas informações, sua empresa pode avaliar se o empreendimento é viável ou se será necessário buscar recursos de terceiros.

Que tal receber em seu email, relatórios para acompanhar o fluxo de caixa de sua empresa? Uma solução especializada no segmento da construção civil deve conhecer o ritmo acirrado do dia a dia. Você pode receber periodicamente, o relatório de fluxo de caixa sintético, por exemplo, para saber se sua empresa está trabalhando com aperto ou folga financeira no período avaliado. Não precisa nem acessar a ferramenta!

Para que você tome as melhores decisões para sua construtora, busque uma solução que vincule as informações de fluxo de caixa com o realizado nas obras. Dispor de visões gerenciais que mostrem o fluxo de caixa versus o evolução física da obra, faz toda a diferença no momento de analisar a situação financeira de um empreendimento.

Por exemplo, receber somente a informação de que o fluxo de desembolso está menor que o previsto até determinada data, pode fazer você pensar que a obra terá uma lucratividade maior que a inicialmente prevista. Mas, se a solução lhe mostrar, na mesma análise, a informação de que o realizado da obra também está menor que o previsto, certamente entenderá que o desembolso ainda deverá ocorrer, conforme orçado.

Siga essas dicas para encontrar a solução certa para sua construtora. Com elas você conseguirá maximizar a utilização dos recursos financeiros, dimensionar a obtenção de recursos e manter equilibrado o caixa das suas obras.

Quer saber mais sobre sobre como trabalhar com um fluxo de caixa mais eficiente nas suas obras? Fale conosco e vamos lhe ajudar!

[adrotate banner=”93″]

Quer saber mais sobre sobre como trabalhar com um fluxo de caixa mais eficiente nas suas obras? Fale conosco e vamos lhe ajudar!