Mantendo a constância: programações semanais geram resultados para a sua obra

Vagner Cunha

Escrito por Vagner Cunha

5 de abril 2022| 6 min. de leitura

Compartilhe
Mantendo a constância: programações semanais geram resultados para a sua obra

Manter a constância, ou seja, cumprir as suas tarefas e obrigações de maneira eficiente e contínua, não é uma tarefa fácil. Ainda mais levando em consideração o fato de que dentro da construção civil estamos trabalhando diariamente com pessoas, de personalidades diferentes e maneiras de trabalhar distintas.

No entanto, um bom gestor precisa ter em mente que o fato de lidar com pessoas não precisa ser um empecilho na busca por resultados mais efetivos e coordenados, pelo contrário.

Uma boa equipe sabe alinhar os seus objetivos comuns na busca por resultados que permitam o crescimento de todos os indivíduos dentro de uma gestão de alta performance.  

Mas, afinal, como manter a constância dentro de um trabalho em equipe? A resposta está na seguinte afirmativa: realize programações semanais!

Reuniões semanais: a chave para alcançar bons resultados

A gestão de uma equipe é extremamente importante e deve ser realizada de forma planejada. Para isso, é essencial que seja estabelecida uma rotina operacional com o intuito de fazer planejamentos, controle da produção, estabelecimento de metas semanais, e discussões sobre os resultados.

Para isso acontecer, é necessário que sejam implementadas reuniões semanais, com toda a equipe, desde os engenheiros, pedreiros, carregadores, mestre de obras etc. Assim, todos têm a oportunidade de participar, de fato, do compartilhamento de experiências, feedbacks, sugestões e pensarem juntos no caminho a ser seguido.

A maioria das atividades presentes na construção civil são executadas por pessoas. Logo, por mais que seja possível visualizar a modernização e implantação da tecnologia em diversos setores da construção civil, o trabalho manual ainda é predominante.

Sendo assim, a forma como você gere a sua equipe, faz toda a diferença.

Afinal, é alinhando os seus objetivos com os objetivos das pessoas que trabalham em conjunto com você que os resultados serão alcançados. Então, não abra mão de se reunir semanalmente com a sua equipe!

Saiba como administrar o seu tempo de forma eficiente

Nos dias atuais, o fator “tempo” se tornou algo verdadeiramente escasso, não é mesmo?

A correria do dia a dia, horas no trânsito, trabalho em vários lugares diferentes, tudo isso faz parecer que o dia precisaria de muito mais do que 24 horas para que conseguíssemos dar conta de tudo. No entanto, é preciso mudar essa mentalidade e começar a usar o tempo a seu favor. 

Partindo da ideia das programações semanais que falamos no tópico acima: o que é mais vantajoso, fazer reuniões que duram em torno de 1 hora por semana, somente para alinhar condutas, ou perder um dia ou até mais tempo, tentando resolver um problema que poderia ter sido evitado se a reunião tivesse sido realizada?

A primeira opção é bem melhor e te traz muito mais benefícios, afinal, você estará investindo tempo no aperfeiçoamento da sua equipe!

Outro ponto importante é manter o foco e a disciplina. Ao longo do dia vários fatores podem tirar a sua atenção. Então, busque separar um tempo para cada coisa. Não confira as redes sociais na hora de trabalhar, não pense em trabalho na hora de relaxar e não relaxe na hora de estudar.

Lembre-se: pequenas coisas fazem a diferença.

A importância de um plano de ação

Um cronograma e uma agenda, sejam eles digitais ou no papel, são fundamentais para a organização de qualquer gestor. Afinal, é por meio dessas anotações que você consegue ter controle da sua constância e produtividade.

Porém, além de se organizar, é preciso que o gestor tenha consciência de que essas metas e planejamentos precisam sair do papel!

Sendo assim, após olhar para dentro da sua empresa, através de reuniões semanais, diagnosticar o que precisa ser feito e quais os objetivos a serem seguidos é hora de investir elaborar planos de ação.

Defina quais as prioridades no momento, elenque quais as ações essenciais para que essas prioridades sejam tratadas, colocando em ordem de urgência.

Afinal, o plano de ação é o que torna viável a conquista das metas e objetivos definidos nas reuniões realizadas!

Conclusão

O que garante o sucesso da obra é conseguir manter a constância nos seus resultados. Para isso, você precisa trabalhar de forma conjunta com os operários da construção civil, desenvolvendo rotinas operacionais efetivas.

Ou seja, você precisa ter um sistema de treinamento, que seja aplicado na prática. Faça reuniões semanais para o alinhamento de metas, prazos, feedbacks com o que precisa ser feito e como precisa ser feito.

Apesar das particularidades de cada obra, a integração entre a equipe é essencial para garantir uma previsibilidade dos resultados da sua obra.

Gostou desse conteúdo? Acesse o nosso site e fale conosco!