Produção e produtividade são dois conceitos que se confundem no mercado imobiliário. Afinal, produzir é ser produtivo, não é mesmo?
Bem, a verdade é outra. Com toda certeza, produção é um dos princípios levantados pelo conceito da produtividade. No entanto, as semelhanças entre produção e produtividade acabam aí.
Os dois princípios são muito distintos, tanto em aplicabilidade quanto em resultados esperados, e sua incorporadora deve saber em qual deles apostar para ter o melhor impacto dentro da equipe.
Hoje, quero falar com você sobre produção e produtividade na sua incorporadora. Vamos?
Produção no mercado imobiliário
Produzir tem o mesmo significado em qualquer empresa. Quer dizer fazer, entregar, criar. Numa definição mais sucinta, o dicionário Oxford Languages traz: “volume do que se produz”.
Ou seja, a produção está ligada ao aspecto quantitativo de determinado produto ou serviço. Nesse sentido, podem ser considerados medidores de produção coisas como o número de empreendimentos criados, a quantidade de assistências técnicas realizadas, o valor total vendido durante o mês, entre outros.
Produtividade no mercado imobiliário
Diferentemente da produção, a produtividade preza por outros aspectos, simultaneamente à própria produção. Sendo assim, não basta realizar as entregas desejadas, mas entregá-las da melhor forma possível.
Portanto, se a produção trata do volume do que se produz, a produtividade trata da qualidade do que se produz.
A produtividade se liga a aspectos qualitativos de um produto ou serviço. Isso quer dizer que não basta, por exemplo, ter atendido um valor y de chamados: é necessário metrificar qual foi o nível de satisfação dos clientes com esses chamados.
Sabendo disso, a produtividade se preocupa com:
- produção de qualidade;
- bem-estar dos colaboradores;
- horizontalidade na gestão;
- equilíbrio entre trabalho e vida pessoal;
- foco em metas realistas e SMART.
Quais são os pilares da produtividade?
Que produção e produtividade não são a mesma coisa você já sabe. Mas, e então, quais são esses diferenciais que podemos perceber na produtividade e que fazem dela a melhor amiga de uma incorporadora, construtora, loteadora ou imobiliária?
Simples, os diferenciais são aqueles que conhecemos como pilares.
Existem quatro pilares principais no conceito de produtividade. São eles: motivação, planejamento, foco e hábito. Vamos entender melhor cada um?
Motivação
Motivação é a ferramenta sem a qual nada se produz. É ela a responsável por dar força de vontade ao colaborador, seja dentro ou fora do canteiro de obras. Todos os ambientes de uma incorporadora podem usar a motivação – na construção, na gestão de recursos e vendas, e em qualquer outro setor.
Claro que a motivação não acontece do dia para a noite. Para que exista, é necessário implementar uma série de esforços partidos tanto da empresa quanto do próprio funcionário. E, sobretudo, é essencial que se entenda de onde pode nascer essa motivação.
A título de curiosidade, a Revista Científica Hermes aponta alguns dos maiores estimuladores da motivação no trabalho:
- 32% se motiva a trabalhar pelo salário;
- 16% se motiva pelo gosto pelo trabalho;
- 8% pelo crescimento profissional;
- 8% por ter autonomia.
Impulsionando algumas dessas variáveis, é possível que se consiga criar um ambiente mais produtivo através da motivação das partes e do acolhimento das necessidades dos colaboradores.
Planejamento
Outro pilar é o planejamento. E isso produção e produtividade têm muito em comum: para que sejam atingidos os maiores níveis de produção e produtividade, o planejamento não é apenas essencial, mas indispensável dentro de uma empresa.
Planejar é pensar à frente, traçar seus passos e criar uma jornada a ser seguida.
E é exatamente para incentivar a produtividade através do planejamento que muitas incorporadoras, construtoras e loteadoras fazem uso das plataformas de gestão. O CRM, por exemplo, é uma solução comum e altamente eficaz às organizações que desejam criar métodos, realizar uma gestão baseada em dados e otimizar sua produtividade.
Você pode aprender mais sobre CRM em:
A nova geração do CRM imobiliário: conheça o conceito do CRM 5.0
O uso do CRM na gestão de produtividade empresarial
Tudo o que você precisa saber sobre CRM imobiliário
Foco
Foco é uma arte de desenvolvimento gradual. Não se aprende a ter foco em pouco tempo, é preciso enxergá-lo como um jogo. Quanto mais se ganha em foco, mais se ganha em produtividade. O problema é que talvez seu colaborador ainda não saiba disso.
É seguro dizer que os problemas da sua incorporadora com relação ao foco não são tão grandes quanto parecem: hoje, existem ferramentas, metodologias e aplicativos próprios para estimular o foco e gerar resultados.
Uma das formas mais eficientes de exercitar o foco é através da gestão do tempo. Regulando e equilibrando o tempo de trabalho, produzir se torna mais fácil, prático e até prazeroso. E isso vale para absolutamente todos da sua empresa, do gestor comercial ao profissional de TI.
Hábito
“Os hábitos são a vitória do tempo sobre a vontade.”
A máxima do pensador Michel de Montaigne nos traz a realização de que hábitos não precisam ser prazerosos. Eles precisam ser planejados e executados à risca, uma vez que seus benefícios se mostram a longo prazo, não imediatamente.
Acordar um pouco mais cedo, praticar exercícios físicos, aproveitar um bom livro diariamente, muitos são os hábitos que podem ser praticados para otimizar a rotina de trabalho dos seus colaboradores. Mas, além desses, importantíssimos para a qualidade de vida, existem hábitos próprios do ambiente de trabalho que impactam positivamente a produtividade.
Alguns desses hábitos são:
- utilizar somente os meios de comunicação oficiais da empresa;
- participar de reuniões recorrentes para apresentação de performance;
- usar aplicativos de gestão de tarefas, gamificação do trabalho e outros;
- realizar pausas após algumas horas trabalhadas.
Indicadores de produtividade no trabalho
Tendo entendido quais são os pilares da produtividade, também é importante conhecer seus principais indicadores: é através deles que você poderá calcular o índice de produtividade dentro da sua empresa imobiliária. São eles:
- capacidade produtiva;
- qualidade de entrega;
- retorno sobre investimento (ROI).
Como calcular a produtividade de uma empresa?
Quando falamos de produção e produtividade, uma coisa é certa: a produção é certamente mais fácil de metrificar. Ora, basta entender quanto foi criado. Mas e a produtividade, como calcular?
O cálculo da produtividade não é tão subjetivo quanto parece. Basta dividir o valor total daquilo que foi produzido pela quantidade de recursos utilizados. Ou, se você deseja um cálculo de viés mais financeiro: receita total dividida pelo custo total.
Conclusão: produção e produtividade como fatores de sucesso
Se você acompanhou o texto até aqui, provavelmente entendeu que a mensagem não é que um ou outro método é o melhor. A ideia é apresentar os conceitos e mostrar como, quando existe força de vontade, produção e produtividade podem ser estimuladas na sua empresa.
Não perca tempo e institua os quatro pilares da produtividade na sua equipe. Veja os resultados e assista o crescimento da sua incorporadora!
FAQ: perguntas frequentes
Qual é o conceito de produtividade?
Produtividade é a relação entre produção e tempo. Mas, além de considerar o quanto se produz em determinado período, a produtividade também leva em conta os aspectos qualitativos da produção e o bem -estar dos produtores.
Qual objetivo da produtividade?
Melhorar a qualidade das produções e a gestão de tempo dentro de uma empresa são grandes objetivos da produtividade. Para isso, conta com quatro pilares que devem ser estimulados num time.
O que gera produtividade?
Gestão de tempo, incentivo empresarial, foco, paixão pelo que se faz, entre outros, são fortes impulsionadores da produtividade de uma empresa.
Quais os quatro pilares da produtividade?
Motivação, planejamento, foco e hábito são os quatro pilares da produtividade.
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