Lançamento imobiliário de sucesso: fuja desses 8 erros

Fábio Garcez

Escrito por Fábio Garcez

5 de abril 2023| 9 min. de leitura

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Lançamento de imóveis exige cuidados no planejamento e atenção aos detalhes antes, durante e após
o evento principal

Fazer um lançamento imobiliário de sucesso não é fácil. Muito pelo contrário. Exige dedicação, comprometimento de toda a equipe e estratégia. E muito embora pareça ser apenas mais um evento, o lançamento é um conjunto de táticas de captação e venda que precisa ser muito bem pensado para que dê os frutos certos.

Aqui no blog, já falamos muito sobre pontos positivos e dicas práticas de experts no assunto sobre como lançar um imóvel no e-book “Lançamento Imobiliário na Prática”. Neste artigo, o que quero é te dizer quais erros evitar.

O que evitar num lançamento imobiliário de sucesso?

Lançar imóveis não é nada fácil. E, por incrível que pareça, muita coisa pode dar errado se você não se atentar aos detalhes. Então diminua os equívocos e crie um lançamento imobiliário de sucesso com esse roteiro de erros a evitar.

Erro #1: Não fazer pré-campanha e campanha

Digo e repito: lançamento imobiliário não é só um evento. Não adianta torcer pelo sucesso de um lançamento sem uma divulgação à sua altura. Na melhor das hipóteses, uma divulgação malfeita pode resultar em um evento em sua capacidade mínima; na pior, ele será uma verdadeira catástrofe.

Pré-campanha e campanha servem para dar identidade ao seu empreendimento novo. Ela solidifica as propostas e qualidades do empreendimento e conversa com um público específico. Isso te ajuda a chamar a atenção do seu cliente potencial e, consequentemente, melhorar suas taxas de conversão.

Erro #2: Não focar nas estratégias online

Outro grande erro é achar que seu lançamento só acontece no “mundo real”. Lançamentos imobiliários também fazem parte do universo digital. Divulgá-los nas redes sociais, criar estratégias online e usar a internet como apoio ao evento é essencial.

As possibilidades do marketing online são muitas: é possível captar mais leads para o dia do lançamento por intermédio das landing pages, criar anúncios direcionados e mais. Com criatividade, um lançamento imobiliário de sucesso pode acontecer dentro e fora do mundo físico.

Erro #3: Não focar nas estratégias offline

O oposto também vale: há quem foque tanto no online que esqueça do offline. Mas a verdade é que o lançamento imobiliário é um conjunto de esforços que devem convergir para o dia do evento. Portanto, as estratégias físicas também são muito importantes. Cartões de visita, outdoors do novo empreendimento, divulgação em espaços estratégicos… vale de tudo por um bom lançamento imobiliário.

Erro #4: Sobrecarregar o espaço do evento

Um lançamento imobiliário promete uma experiência de qualidade. Cumprir com essa promessa, portanto, é o mínimo a se fazer. Mas o que acontece é que, por falta de planejamento ou pouco acompanhamento do processo, alguns lançamentos podem apresentar problemas como excesso de pessoas, problemas de limpeza nos banheiros, entre outros desconfortos para os prospects.

Sobrecarregar o espaço do evento, portanto, é uma falha grave que podem impactar os resultados do lançamento. Uma experiência ruim no ambiente de vendas pode desmotivar o cliente a continuar sua jornada até o final da compra.

Erro #5: Não treinar os times de venda

As pessoas que falam por sua marca precisam estar prontas para vender. Ainda mais no curto espaço de tempo de um lançamento imobiliário. Sendo assim, o treinamento pré-evento não é apenas importante, mas indispensável para o êxito do negócio.

De acordo com o portal G1, mais de 60% dos consumidores alegam que um atendimento de qualidade é mais importante do que o preço dos produtos. Ou seja, é essa recepção calorosa e atenciosa que fará com que mais da metade do seu público conclua a compra.

Erro #6: Não saber segmentar o público-alvo

As pessoas não têm interesses homogêneos. Não é todo mundo que vai se interessar por um empreendimento com perfil mais casual, por exemplo. Da mesma forma, nem todos terão condições de comprar um imóvel de luxo. Entender as necessidades do público do empreendimento é essencial para vender bem e garantir a satisfação do cliente.

Por isso, segmente seu público. Conheça seu perfil, suas características e maiores desejos. Trabalhe sua comunicação especificamente para ele. Assim, ele será atraído por ela e, consequentemente, marcará presença durante o lançamento.

Erro #7: Esquecer o pós-lançamento

Um lançamento imobiliário de sucesso não acaba ao final do evento. Você ainda deve manter contato com as pessoas que fecharam negócios, seja parabenizando ou oferecendo ajuda. Além disso, deve também aproveitar para qualificar aqueles leads que marcaram presença, mas por algum motivo não fecharam negócio.

Todo pós-lançamento é uma oportunidade de vender os imóveis remanescentes e converter aqueles contatos que já estão próximos de se tornar clientes.

Erro #8 Não usar uma boa plataforma de gestão comercial

Lançar imóveis conforme as melhores práticas de mercado atualmente exige uma plataforma completa de CRM. Em outro artigo, explico melhor sobre o que é o software de CRM, mas, resumidamente, é um ambiente completo de gestão comercial imobiliária.

Nele, é possível cadastrar seus leads, realizar análises de crédito, visualizar seus melhores corretores, assinar contrato e muito mais. No CV CRM, por exemplo, você conta com 9 módulos e mais de 365 funcionalidades nativas. Além de mais de 30 integrações!

Lançamento imobiliário de sucesso: o que fazer?

Tendo em vista tantas restrições, você deve estar se perguntando: “afinal, o que eu posso fazer no meu lançamento?”. Tudo bem, quero te explicar exatamente isso.

Antes de mais nada, se você tem interesse no tema, sugiro que baixe o e-book “Lançamento Imobiliário na Prática”. Este é um material escrito pela equipe de experts em lançamento do CV CRM. Sua proposta é entregar conteúdo de valor gratuito sobre lançamentos e te fazer entender como criar seu evento, do início ao fim.

Agora, vamos para a lista: o que o lançamento deve ter?

  • Estratégias on e offline
  • Padrão visual para campanha
  • Equipe de organização do evento
  • Treinamento do time de vendas
  • Preparo do público através de campanha
  • Comunicação assertiva com o perfil de público
  • Investimento em anúncios e publicidade
  • Uso amplo de e-mail marketing

E muitos outros detalhes que você só encontra no novo ebook do CV CRM.

Faça como grandes players do setor de imóveis e planeje um lançamento de sucesso!

Você sabia que o autor deste texto é parceiro Sienge?

O único CRM 5.0 do mercado imobiliário se juntou à plataforma apaixonada por construção civil. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV CRM te permite ter um panorama completo da sua incorporadora na tela do computador.

Da prospecção de leads ao pós-venda, você garante otimização e agilidade na gestão comercial. Quer conhecer mais? Descubra o site do CV CRM – Construtor de Vendas.

Pra saber sobre o mercado imobiliário, gestão de vendas e outros assuntos atuais, continue acompanhando o blog Sienge ou confira o Blog do CV e nos siga no Instagram!