Prédio da Softplan: referência em tecnologia, ecoeficiência e conforto

Helena Dutra

Escrito por Helena Dutra

25 de abril 2018| 9 min. de leitura

Compartilhe
Prédio da Softplan: referência em tecnologia, ecoeficiência e conforto

Um projeto único, que combina tecnologia, sustentabilidade, conforto e favorece a convivência: esse é o prédio da Softplan Planejamento e Sistemas.

Localizada em Florianópolis, Santa Catarina, a empresa é uma das maiores do Brasil no desenvolvimento de softwares de gestão. Entre eles, está o Sienge, voltado à indústria da Construção.

Nova sede

A Softplan é norteada pelos conceitos de excelência, inovação e empreendedorismo. Por isso, sua nova sede foi concebida para acolher equipes focadas em desenvolver produtos de alta tecnologia e gerar novas ideias para impulsionar o desempenho dos mercados nos quais atua.

Inaugurada em novembro de 2016, a edificação já se tornou uma referência nacional em Engenharia e Arquitetura.

Vamos conhecer um pouco mais do empreendimento?

prédio softplan

Localização: Sapiens Parque

A Softplan está instalada no Sapiens Parque, em Canasvieiras, norte de Florianópolis. O local fica distante 27 km do Centro e 35 km do Aeroporto Internacional Hercílio Luz. Está próximo das praias de Jurerê, Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas e Praia Brava.

O Sapiens Parque é um parque de inovação destinado ao desenvolvimento de setores como tecnologia, turismo, meio ambiente, cultura e esportes.

Fruto de uma ação conjunta entre a Fundação CERTI e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem uma área total de 4,5 milhões de m². Mais de 2 milhões de m² são de área verde intocada. Trata-se do maior espaço de preservação ambiental em um espaço urbano na Grande Florianópolis.

O Sapiens terá cinco fases de implantação, com finalização prevista em 20 anos. Um dos objetivos do empreendimento é desenvolver o Norte da Ilha, criando um novo pólo de convergência para os investimentos em inovação no País.

Vista aérea do Sapiens Parque (Google Earth Pro/Divulgação)

Projeto

O projeto da nova sede da Softplan foi criado pela empresa Mos Arquitetos Associados. Com 28 mil m², teve investimento de R$ 38 milhões.

Para desenvolvê-lo, a arquiteta responsável, Roberta Ghizoni, visitou as antigas unidades da empresa, observando seu funcionamento e entrevistando colaboradores para melhor compreender suas necessidades.

prédio da softplan
Croqui do prédio da Softplan (Mos Arquitetos/Divulgação)

A edificação caracteriza-se por possuir avançados sistemas de automação e de ecoeficiência, aliados a um moderno design interior.

O  projeto de arquitetura de interiores foi desenvolvido pelo escritório Guilherme Moki Arquitetura, também utilizando dados coletados em entrevistas com colaboradores.

Construído com materiais contemporâneos e sustentáveis, o conjunto arquitetônico está dividido em:

  • Praça de acesso;
  • Bloco A (com 17.882,00 m²);
  • Bloco B (com 5.820,00 m²);
  • Térreo com mezanino;
  • 3 pavimentos;
  • Ático;
  • Subsolo conectado.

prédio da softplan

Sustentabilidade

Uma das prioridades na operação do prédio da Softplan é o uso racional dos recursos naturais. Como todos os empreendimentos do Sapiens Parque, a edificação possui o Selo Procel de eficiência energética.

O empreendimento conta com as seguintes soluções ecologicamente corretas:

  • Sistema para captação e reúso da água pluvial;
  • Vidros com proteção térmica;
  • Sistema de iluminação de LED com sensores de presença;
  • Controle de nível da água;
  • Brise externo, com tecido Serge Ferrari, para regular a incidência da luz natural. O sistema minimiza as altas temperaturas e economiza energia, pois reduz o uso de aparelhos de climatização. Essa “membrana externa” é recolhida automaticamente quando o vento é intenso;
  • Fachadas ventiladas.

Térreo

No térreo existe uma praça pública, de livre acesso (adotada pela Softplan), que conecta os dois blocos, envoltos em um espelho d’água. O acesso principal se dá pelo bloco A, onde foi projetado um pátio que conduz o visitante até a recepção, ala do auditório, cozinha gourmet e lounge.

Recepção

prédio da softplan

Auditório

O auditório possui capacidade para 180 lugares e pode ser dividido em três auditórios menores, com 60 lugares cada um.

prédio da softplan

Cozinha gourmet

prédio da softplan

Lounge

O projeto arquitetônico contempla não apenas espaços dedicados ao trabalho, mas também ao descanso e lazer dos colaboradores.

Além de um lounge com área de jogos, o prédio conta com vários recantos para repouso e conversas informais.

prédio softplan
prédio da softplan

Blocos

Os dois blocos se unem por meio de duas passarelas que ficam no segundo e terceiro andares e também estão conectados por uma cobertura localizada no ático.

prédio da softplan
prédio da softplan

Todas as áreas de trabalho estão divididas por paredes de vidro. Isso permite a integração das áreas e o aproveitamento da luz natural, além de conferir leveza e amplitude ao ambiente.

prédio da softplan

O piso é elevado 30 cm da laje. Nesse espaço, passam a rede elétrica, os dutos de ar-condicionado e o cabeamento de TI.

O bloco A possui uma planta com área aproximada de 3.142,00 m². Está subdividido em uma área de desenvolvimento e uma barra de serviços.

prédio da softplan
Passarela do terceiro andar e, à esquerda, barra de serviços do bloco A

Já a planta do Bloco B é quase quadrada, com aproximadamente 750 m². Por isso, optou-se por implantar um núcleo de serviço central, de modo que as áreas de trabalho possam sempre se beneficiar da iluminação natural.

Áreas de trabalho

As estações de trabalho são integradas, potencializando a comunicação entre as equipes. Estão localizadas, em sua maioria, no bloco A.

Há também diversas áreas de apoio dispostas pelos andares, como salas de reuniões e ambientes para conversas informais e trabalhos com grupos.

prédio da softplan
prédio da softplan
prédio da softplan

No bloco de serviços, estão dispostas as instalações e os equipamentos que abastecem os demais setores. Esse espaço serve também como uma barreira que isola acusticamente as áreas de desenvolvimento. É composto por:

  • 6 banheiros masculinos e 6 banheiros femininos;
  • 3 copas com refeitórios;
  • 1 copa corporativa;
  • 1 refeitório para funcionários terceirizados;
  • lanchonete;
  • 6 banheiros para cadeirantes;
  • 5 salas de material de limpeza.

prédio da softplan

Salas de reuniões

O prédio da Softplan dispõe de 26 salas de reunião. Todas fora batizadas com nomes de músicas de bandas de rock, escolhidas por meio de uma votação da qual participaram todos os colaboradores.

O empreendimento ainda conta com dois estúdios destinados à produção de vídeo e dois outros destinados à produção de áudio.

prédio softplan

Ático

O ático é o último pavimento da edificação. Além de oferecer um amplo espaço para reuniões, confraternizações e descanso, possui uma linda vista para a reserva ecológica e o lago.

prédio da softplan
prédio da softplan
prédio da softplan

prédio da softplan

 

Estacionamento

No subsolo há o estacionamento, que possui 140 vagas de bicicleta, 103 vagas de moto e 250 vagas de carros, além das circulares verticais, vestiários e áreas técnicas necessárias para o abastecimento do edifício.

Execução

O gerenciamento da obra foi realizado pela FAZ Inteligência em Construções. Para tanto, a empresa utilizou de forma plena o Sienge, software especialista em gestão de empresas da Construção Civil desenvolvido pela Softplan.

Isso facilitou o acompanhamento e o controle da obra de forma tão positiva que, com esse projeto, a FAZ alcançou a certificação de PBQP-h (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat) Nível A e a ISO 9001:2008.

Conclusão

E então, você gostou de saber mais sobre a sede da Softplan?

O prédio não apenas proporciona a colaboradores, clientes e parceiros um ambiente de trabalho e negócios privilegiado. Também é uma atração à parte para os inúmeros grupos do Brasil e do Exterior que vêm conhecer nossas soluções de tecnologia.

Quer realizar uma visita técnica? Aqui você poderá obter mais informações.