Participe da 2ª edição da pesquisa “Maturidade BIM no Brasil”

Gustavo Prata

Escrito por Gustavo Prata

3 de junho 2022| 7 min. de leitura

Compartilhe
Participe da 2ª edição da pesquisa “Maturidade BIM no Brasil”

Qual o nível de maturidade atual do BIM na indústria da construção civil no Brasil? Empresas de diversos segmentos no ramo da construção civil podem ajudar a responder essa pergunta.

Fruto de uma parceria entre a Sienge, a auditoria Grant Thornton e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a pesquisa Maturidade BIM no Brasil chega à segunda edição, buscando mapear a adoção e o impacto da ferramenta no setor.

O levantamento visa compreender o cenário de transformação digital e modernização da construção civil no país. As informações obtidas vão contribuir para a realização de um diagnóstico sobre o avanço das construtoras brasileiras na jornada pela digitalização.

A pesquisa estará disponível até o dia 17 de junho e o tempo estimado para responder é de apenas cinco minutos. As construtoras que responderem o questionário terão acesso ao relatório final com exclusividade e ainda receberão uma avaliação individual sobre seu patamar de maturidade BIM. Clique aqui e participe agora mesmo!

Protagonista da transformação

Carro-chefe da transformação digital no setor, o BIM (Building Information Modeling) – ou Modelagem da Informação da Construção – é uma metodologia que une diversas ferramentas e tecnologias para geração e gestão de modelos digitais tridimensionais das propriedades físicas e funcionais de obras e projetos. 

Essa metodologia beneficia o setor da construção civil brasileira com ganhos de produtividade, redução de desperdícios, otimização de desempenho e controle da obra e da operação das edificações. 

Mudanças de cenário

A primeira edição da pesquisa Maturidade BIM no Brasil foi realizada em 2020. De lá para cá, a metodologia ficou ainda mais importante para os negócios. Com o decreto nº 9.983/2019, que entrou em vigor no início de 2021, o BIM passou a ser obrigatório em obras públicas. 

O BIM também é um dos pilares do Projeto Construa Brasil, lançado em abril de 2020 pelo Ministério da Economia. A proposta é melhorar o ambiente de negócios no setor da construção civil como foco na desburocratização, industrialização e digitalização do setor.

Um dos objetivos da pesquisa Maturidade BIM no Brasil é avaliar o avanço da adoção da metodologia após dois anos de difusão tecnológica e aumentos dos incentivos para seu uso.

A maturidade BIM 

Para Bilal Succar, uma das maiores autoridades no uso de BIM no mundo, a maturidade diz respeito a uma adoção assertiva e eficiente da metodologia. Segundo ele, o conceito tem a ver com  “qualidade, repetibilidade e grau de excelência em uma Capacidade BIM, ou seja, a habilidade no desempenho de uma tarefa ou na entrega de um serviço/produto BIM”.

A compreensão do nível de maturidade BIM pode ajudar as empresas do ramo na compreensão do estágio em que se encontram na transformação digital. Em um mercado cada vez mais competitivo e veloz, é muito importante não ficar para trás.

Descobertas da primeira pesquisa Maturidade BIM no Brasil

De acordo com o primeiro levantamento, realizado em 2020, 70% das empresas do setor pretendiam adotar o BIM em até dois anos. Dentre as companhias que já adotavam a metodologia na época, mais da metade (55,5%) eram empresas jovens, com menos de dez anos de atuação no mercado. 

A adoção do BIM também varia conforme a área de atuação da empresa. Levando em conta os respondentes da pesquisa, os seguintes segmentos possuem significativa adoção da metodologia BIM:

  • Escritórios de projeto
  • Indústria de materiais, componentes e sistemas construtivos
  • Loteadoras

Maiores gargalos

O mapeamento questionou 396 empresas e profissionais autônomos sobre suas razões de ainda adotar a metodologia BIM. As cinco respostas mais frequentes foram:

  • Barreiras financeiras, quanto aos softwares e equipamentos necessários (195)
  • Barreiras organizacionais, não temos estrutura de colaboradores grande o bastante para adotar a metodologia BIM (140) 
  • Barreiras financeiras, quanto aos treinamentos necessários (123) 
  • Barreiras de mercado, não encontramos projetistas aptos ou com um custo viável para adoção da metodologia BIM (114)
  • Não encontramos suporte ou orientação para o processo de implantação da metodologia BIM (75) 

Quem realizada a pesquisa Maturidade BIM no Brasil

  • Sienge: plataforma especialista líder em gestão para indústria da construção. Com mais 30 anos de mercado e mais de 4,5 mil clientes, o Sienge oferece um robusto leque de soluções em seu ecossistema tecnológico para todas as etapas do ciclo de incorporação, com atuação focada em promover a transformação digital do setor.
  • Grant Thornton: uma das maiores empresas globais de auditoria, consultoria e tributos. Com uma forma de trabalho customizada, auxilia empresas dinâmicas a atingirem seus potenciais de crescimento de forma sustentável, gerando a melhor proposta de valor para o negócio por meio de recomendações significativas, voltadas ao futuro.
  • Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI): formula e executa ações que contribuem para o desenvolvimento do setor produtivo nacional. Sua missão é estimular a transformação digital dos negócios, com vistas para o aumento da produtividade, competitividade e lucratividade. A ABDI também incentiva testes com novos modelos de negócios e uso de tecnologias em cidades inteligentes. A Agência é indutora da cultura de digitalização na economia nacional, gera inteligência competitiva e é responsável pela articulação entre agentes públicos e privados, sempre com o foco no desenvolvimento econômico e social do país.

Vamos juntos identificar o cenário atual dessa verdadeira transformação digital no setor. Participe agora: responder 2ª edição da pesquisa Maturidade BIM no Brasil