O que é patrimônio Material e Imaterial?

Helena Dutra

Escrito por Helena Dutra

3 de fevereiro 2023| 8 min. de leitura

Compartilhe
O que é patrimônio Material e Imaterial?

Entender o que é patrimônio material e imaterial é importante para compreender um pouco mais sobre a história da arquitetura. Então se essa é uma dúvida que você possui, continue conosco.

Neste artigo, nós vamos te explicar mais sobre patrimônio material e imaterial, que é também uma curiosidade geral das pessoas. Afinal, quem nunca visitou uma região e ouviu dizer que determinado prédio era patrimônio da região?

No Brasil, nós temos muitos patrimônios materiais e imateriais que são visitados diariamente por turistas. Entender mais sobre a importância de tais patrimônios é importante até mesmo para conhecer mais sobre sua própria cultura.

O que é patrimônio material e imaterial?

O patrimônio material é todo aquele de bens tangíveis, como os prédios, coleções de arte, monumentos que fazem parte do patrimônio material ligado à cultura de um local.

Por outro lado, o patrimônio imaterial é tudo aquilo ligado às tradições, cultura, costumes e práticas da região. Por isso, o patrimônio imaterial do Brasil sempre vai ser diferente do patrimônio imaterial do Canadá, por exemplo.

Cada região desenvolve seu patrimônio com base na história, crenças, cultura e práticas que são comuns na localidade. Por isso, são tão valiosos para a civilização, trazendo informações únicas e importantes para todos que visitam uma região.

Sempre que viajamos e temos contato com o patrimônio material e imaterial de uma região. O que faz com que a viagem seja responsável por proporcionar ganho de cultura e aprendizado.

Ambos os tipos de patrimônios são importantes para que se conheça e compreenda a história e a cultura de uma sociedade.

Por isso é tão comum que todo visitante tenha contato com os dois tipos de patrimônio quando está visitando uma região.

Alguns patrimônios materiais e imateriais do Brasil

Quando o assunto são patrimônios materiais e imateriais, o Brasil é repleto de exemplos. Uma vez que, o país é muito extenso e existem vários aspectos que são diretamente influenciados por essa dimensão do país. Inclusive a produção cultural e artística.

Por isso, trouxemos alguns dos principais exemplos de patrimônios materiais e imateriais do Brasil, são eles:

1.      Patrimônio material do Brasil

Como patrimônio material do Brasil, temos símbolos espalhados em todo o país, alguns deles são:

  • O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro;
  • O Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte;
  • A Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro;
  • O Mosteiro de São Bento, em São Paulo;
  • O Forte dos Reis Magos, em Natal.

Existem muitos outros exemplos de patrimônios materiais do Brasil como esculturas espalhadas em pontos turísticos. Por isso, sempre que visitamos uma região é importante estar atento para esses fatores.

Com o objetivo de aprender mais sobre a região, conhecer a absorver mais sobre a cultura local. Afinal, mesmo quando viajamos dentro do Brasil é possível ter contato com outras culturas e muitos aprendizados.

2.      Patrimônio imaterial do Brasil

Já em relação ao patrimônio imaterial, temos alguns aspectos que formam a cultura nacional, são eles:

  • A culinária brasileira, com pratos como feijão, arroz, churrasco, acarajé e pão de queijo;
  • A forma de dançar samba;
  • A música brasileira, como MPB, samba, forró e outros ritmos locais;
  • Os rituais religiosos e os festivais como o carnaval;
  • Os jogos populares, como o futebol e o jogo de capoeira.

Com tantos exemplos de patrimônio material e imaterial, temos dimensão de como o Brasil é um país rico em relação à cultura que precisa ser difundida e respeitada.

O patrimônio forma a identidade de um país

Um aspecto interessante é que, o patrimônio material e imaterial são responsáveis por formar parte da identidade de uma nação.

Por exemplo, quando se pergunta no exterior o que um estrangeiro pensa quando ouve “Brasil” é muito comum ouvir como resposta “samba” e “futebol”.

Ambos são parte da cultura do país e são patrimônio imaterial, que estão diretamente ligados também ao turismo e experiência que cada visitante tem ao conhecer o país.

Ir para a Bahia e não ter contato com as baianas do acarajé, por exemplo, é perder a oportunidade de conhecer mais sobre a região. Afinal, elas são parte importante da cultura local, assim como, o Cristo Redentor é parte importante da cultura do Rio de Janeiro.

Sempre que pensar em um país e seus símbolos, se está na verdade reforçando os conhecimentos sobre o patrimônio local, seja ele material ou imaterial.

Depredar patrimônio material é crime no Brasil

Por ser tão importante para a cultura de uma nação, atualmente é crime depredar patrimônio material no Brasil, regido pela Lei n. 9.605/1998, conhecida como “Lei de Crimes Ambientais”.

Pela legislação nacional, danificar bens arqueológicos, paisagísticos, históricos, artísticos, turísticos, paleontológicos é crime sujeito a multa e reclusão.

Assim como, a Lei n. 10.931/2001 que é mais específica em relação a proteção do patrimônio cultural material e imaterial, prevê sanções contra aqueles que depredam.

Afinal, depredar um patrimônio cultural é extremamente prejudicial para uma sociedade. Uma vez que, é a história daquele lugar que está sendo apagada pelo ato de depredação. Por isso mesmo, o crime de depredação patrimonial é tão grave.

Como Identificar e Reajustar o Orçamento de Obra em Andamento? Descubra agora!

Aprenda estratégias avançadas de reorçamento, controle rigoroso de custos e otimização operacional. 

Aproveite o patrimônio material e imaterial quando viaja

Sempre que viajar, aproveite para conhecer o patrimônio material e imaterial da região. Tendo em vista que, o patrimônio material e imaterial é o que faz com que a região seja única e especial.

A experiência é fundamental para que adquira cultura e possa aproveitar o momento para que consiga aproveitar novos momentos e vivenciar novidades durante sua viagem.

Afinal, é com o contato com a cultura local que você terá como aprender mais sobre a região. Aspecto que é fundamental para que a viagem possa trazer cultura e tornar o processo de viajar muito mais enriquecedor.

É justamente o patrimônio material e imaterial que trará mais informações para que você tenha uma vivência única em cada destino que conhece.

Com o passar dos anos, é natural que novos símbolos façam parte da cultura de um povo, o que vai construindo cada vez mais patrimônio cultural.

Portanto, vale a pena respeitar o que já é tradição no país e aproveitar ainda mais para que possa construir novos símbolos.