8 invenções extraordinárias que revolucionaram o mundo e que você não sabia que foram idealizadas por mulheres

No Dia Internacional da Mulher, selecionamos 8 invenções e tecnologias desenvolvidas por elas.

1 Calculadora Gráfica para solucionar problemas de transmissão de energia

Edith Clarke (1883- 1959) foi a primeira engenheira elétrica a ser empregada profissionalmente nos Estados Unidos. Ela também é considerada a primeira professora em tempo integral desta área naquele país. Por isso, é considerada uma pioneira da engenharia elétrica e da computação.

“Inventou uma calculadora gráfica que simplificou a determinação das características elétricas de longas linhas de transmissão de eletricidade”, indica o Salão da Fama de Inventores dos Estados Unidos.

2 Peneiras moleculares para refino de petróleo

Edith Flanigen inventou uma peça-chave na produção de gasolina em todo o mundo. Ela conseguiu tornar o processo de refino do petróleo muito mais eficiente, limpo e seguro.

Segundo o Salão da Fama de Inventores dos Estados Unidos, “Esses compostos são usados para purificar e separar misturas complexas e catalisar ou acelerar o ritmo das reações dos hidrocarbonetos. Por isso, têm uma ampla aplicação no refinamento de petróleo e nas indústrias petroquímicas.”

Em 2004, o Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT, na sigla em inglês) conferiu a ela o prêmio Lemelson-MIT pelos efeitos revolucionários desta tecnologia.

Ela liderou uma equipe de inventores que descobriu “mais de uma dezena de estruturas de peneiras moleculares e 200 composições, muitas das quais foram comercializadas no refinamento de petróleo e nos processos petroquímicos para reduzir os custos de energia e o desperdício industrial”, destacou o MIT.

Aos 87 anos, Flaningen detém 108 patentes nos Estados Unidos. Suas pesquisas foram aplicadas na purificação de água e no saneamento ambiental.

3 Limpador de para-brisa

Uma viagem de bonde num dia de neve foram as inspirações que levaram Mary Anderson (1866-1953) a criar o precursor do limpador de parabrisa, em 1903.

Anderson observou que os condutores de bonde de Nova York tinham que abrir frequentemente suas janelas para poder enxergar em meio ao clima impiedoso. Muitas vezes, eles tinham de parar o bonde e descer do carro para limpar a janela”, conta o Salão da Fama de Inventores dos Estados Unidos.

“Sua ideia consistia em uma alavanca dentro do veículo que controlava um braço mecânico equipado com uma escova de borracha. A alavanca movia a escova pelo parabrisa para eliminar a chuva ou a neve.”

Segundo o Salão, com a patente concedida em 1903, a invenção tornou-se o primeiro dispositivo eficaz de limpeza do parabrisa.


4 A super fibra Kevlar

Stephanie Kwolek (1923-2014) foi uma química americana de origem polonesa que, em 1965, descobriu uma variedade incrível de polímeros cristalinos líquidos.

Com 17 patentes, a cientista “se especializou em processos a baixas temperaturas para a criação de longas cadeias moleculares”. Isso a conduziu à descoberta de fibras sintéticas à base de petróleo de elevada rigidez e resistência”, indica o Salão da Fama de Inventores dos Estados Unidos.

A fibra resultante dessas pesquisas foi a Kevlar, um polímero cinco vezes mais forte que o aço. É um tecido de alta resistência usado para fabricar centenas de produtos, como coletes à prova de balas, cabos de fibra ótica, peças de avião e cascos de navio.

“Sabia que tinha feito uma descoberta”, disse Kwolek em uma entrevista. “Não gritei ‘eureka’, mas fiquei muito emocionada, assim como todos no laboratório, por estarmos diante de algo novo e diferente.”

Uma grande descoberta que, além de gerar centenas de milhares de dólares por ano em vendas de produtos derivados, é responsável por salvar uma quantidade incontável de  vidas.


5 Transmissores wireless – WiFi/Bluetooth

Hedwig Eva Maria Kiesler mais conhecida como Hedy Lamarr era atriz. Ela estrelou em mais de 30 filmes. Além disso, era também pesquisadora e transformou a forma como nos conectamos à internet, dispensando a necessidade de fios.

Ela criou um sistema secreto de comunicações para torpedos controlados via rádio durante a Segunda Guerra Mundial. Eram os primeiros passos nas tecnologias que geraram o que hoje chamamos de WiFi.


6  Refrigeradores elétricos

Se hoje você tem uma geladeira em casa, deve isso a Florence Parpart. Em 1914 ela teve a idéia da primeira geladeira elétrica que se tem notícia.

Hoje a geladeira está entre os 50 objetos mais importantes da economia moderna, mas vivemos sem ela até o começo do século 20.

Com sua invenção, Parpart e revolucionou não apenas nossa alimentação, mas toda a economia da cadeia gelada.

A forma de como fazemos comércio, a medicina e a alimentação, transformando todo o comércio de produtos perecíveis como carnes, peixes, laticínios e medicamentos.

Sua invenção desencadeou estudos que concluíram que, falando sobre o meio ambiente, é melhor cultivar tomates na Espanha e transportá-los para a Suécia do que cultivá-los na Suécia. E que criar carneiros na Nova Zelândia e depois exportá-los para a Inglaterra gera menos carbono do que criar carneiros na Inglaterra.

Além da geladeira, ela também recebeu uma patente por uma máquina de limpeza de ruas muito eficiente, que ela comercializava e vendia para cidades em todos os Estados Unidos.

7 Cerveja

Muitos anos antes de os alemães popularizarem a bebida, as mulheres da Mesopotâmia fermentaram a cevada e, com isso, desenvolveram a cerveja.

Segundo a historiadora Jane Peyton, elas não apenas eram as únicas permitidas na fabricação das cervejas e nas tabernas, como também a cerveja foi considerada um presente da deusa suméria Ninkasi.

8 Computadores

Grace Hopper e Howard Aiken criaram em Harvard um computador que tinha o tamanho de uma sala inteira, o Mark I em 1944.

Ela também inventou o COBOL um sistema de programação que traduz linguagem escrita para códigos de computador.

Ada Lovelace inventou o algoritmo usado pelos computadores. Ela era uma gênia da matemática e programou uma máquina com algoritmos matemáticos junto com o cientista Charles Babbage, em Londres, em 1842.

E elas não pararam por aí, muitas coisas foram inventadas por elas como, aquecimento central, aquecimento solar residencial, máquina de lavar louça, saquinhos de papel,  televisão de circuito fechado, máquina de sorvete, seringa médica, bote salva vidas, escada de incêndio, entre outras maravilhas do mundo moderno.