3 livros sobre plataforma BIM indispensáveis

É claro que você já sabe que o Building Information Modeling (BIM), em português, Modelagem da Informação da Construção, é a grande tendência da construção civil. Então, que tal ampliar muito mais os seus conhecimentos sobre essa tecnologia com livros sobre plataforma BIM de nível muito elevado?

livros sobre plataforma BIM

Não sabe por onde você deveria começar?

Não se preocupe, pois nós vamos te ajudar nessa jornada de conhecimento.

Afinal, nesse post você vai ter a oportunidade de conhecer três livros sobre plataforma BIM indispensáveis para todos os profissionais de engenharia e de arquitetura.

Os títulos aqui mostrados foram pré-selecionados por nossos curadores de conteúdo especialistas no setor da construção civil. Eles abordam desde conceitos iniciais até aplicações do BIM em obras da construção civil.

Vamos conhecer agora os livros sobre plataforma BIM essenciais para a formação dos profissionais do futuro da indústria da construção!

Por que é importante ler livros sobre plataforma BIM?

Cada vez mais utilizado, o BIM permite organizar todas as informações da obra de forma consolidada em uma única plataforma.

Se trata, sem dúvida, de uma novidade que está revolucionando todo o setor da construção civil. Mais do que isso, a própria prática da engenharia civil. Afinal, cada vez mais, os profissionais de engenharia e arquitetura vão precisar dominar completamente os conceitos. Aliás, precisarão dominar até mesmo os softwares por trás do BIM. Sem dúvidas, o BIM está no cerne das engenharias do futuro.

Além disso, o seu uso facilita o compartilhamento do projeto entre diferentes profissionais durante o processo de construção.

Há cada vez mais casos de uso de BIM com ganhos incríveis por parte de construtores, clientes, projetistas e incorporadores.

Mas, se por um lado, os ganhos com essa tecnologia são enormes, por outro, as dificuldades enfrentadas para fazer essa implantação também são significativas.

Um dos desafios é o preparo dos profissionais. Afinal, com o BIM, precisam absorver novos conceitos e um novo modo de trabalhar.

https://www.youtube.com/watch?v=freYVfVT7a4

Você não quer ficar para trás, certo? Então, confira essas dicas de livros sobre plataforma BIM!

1- “BIM and Construction Management: Proven Tools, Methods, and Workflows”

livros sobre plataforma BIM

Autoria: Brad HARDIN e Dabe MCCOOL

Editora Wiley

Esse é um dos livros sobre plataforma BIM que poderia certamente se chamar “O livro sagrado do BIM”. Ou, até mesmo, “Tudo o que você queria saber sobre BIM e não tinha para quem perguntar”.

Nesta livro sobre plataforma BIM você vai encontrar respostas para perguntas como:

  • O que é BIM?
  • Como usar o BIM na minha empresa?
  • Quais os benefícios do BIM?]
  • Quais as barreiras à adoção do BIM?

Em sua segunda edição, o livro (em inglês) traz conselhos práticos, métodos e fluxos de trabalho testados. Além disso, conta com tutoriais para implementar o BIM.

A publicação foi atualizada para estar alinhada com as últimas edições de software da Autodesk, Trimble e Bentley.

Além disso, o livro descreve uma abordagem focada em resultados que mostra como incorporar o BIM e outras tecnologias em todas as fases do gerenciamento de construção, incluindo:

  • Planejamento do projeto
  • Marketing
  • Pré-construção
  • Construção
  • Trabalho de campo
  • Encerramento

Em suma, “BIM and Construction Management: Proven Tools, Methods, and Workflows” fornece uma visão das tendências tecnológicas na construção e uma perspectiva cuidadosa de possíveis aplicações. Portanto, trata-se de um dos principais livros sobre plataforma BIM e uma leitura absolutamente indispensável para quem quer se aprofundar no uso do BIM.

2- “The BIM Manager’s Handbook: Guidance for Professionals in Architecture, Engineering, and Construction”

livros sobre plataforma BIM

Autoria: Dominik HOLZER

Editora Wiley

Este é o sexto e último livro da interessante série de livros sobre plataforma BIM “The BIM Manager´s Handbook”.

Nele, o autor procura levar o profissional a outro nível, definindo claramente o que é necessário para se destacar na gestão de BIM dentro das empresas.

Esse livro sobre plataforma BIM é especialmente indicado para qualquer pessoa da indústria da construção que busque uma compreensão aplicável sobre o BIM.

Vale lembrar que com a adoção generalizada da modelagem 3D, os gerentes BIM tornaram-se uma nova geração de profissionais com papel, muitas vezes, mal definido.

O livro de Dominik Holzer tenta jogar luz sobre essa questão, enfatizando como os gerentes de BIM podem adquirir as habilidades de comunicação necessárias para criar um fluxo de informações eficiente entre todas as partes envolvidas no projeto.

Vale muito a leitura (em inglês).

3- “Manual de BIM. Um Guia de Modelagem”

livros sobre plataforma BIM

Autoria: Chuck EASTMAN, Paul TEICHOLZ, Rafael Sacks e Kathleen LISTON

Editora Bookman

Com cerca de 500 páginas, esse é um dos livros sobre plataforma BIM escritos pelos grandes pioneiros no uso da  tecnologia BIM.

Chuck Eastman é um professor aposentado de Design e Ciência da Computação do Instituto de Tecnologia da Georgia. É especialista em BIM, bases de dados para engenharia, modelagem de produto e interoperabilidade BIM.

livros sobre plataforma BIM

Este é um dos melhores livros sobre plataforma BIM disponíveis em português. Trata-se de nada mais, nada menos, do que a principal referência internacional na área.

Utilizando-se de linguagem bastante acessível, o livro sobre plataforma BIM aborda tudo que os envolvidos em um empreendimento imobiliário precisam saber para serem bem-sucedidos na implementação do BIM.

O livro responde a questões como:

  • O que é BIM e como usá-lo?
  • Quais são os benefícios reais da implantação do BIM?
  • Quais são as principais barreiras ao uso amplo do BIM na engenharia?
  • Quem tem usado o BIM ao redor do mundo? Com quais resultados?

Seleção de livros sobre plataforma BIM – Conclusões finais

Em entrevista ao Buildin, o consultor Tiago Ricotta comentou que a digitalização da construção possibilitada pelo BIM agrega resultados fabulosos.

Isso porque, dentre os números citados pelo especialista, destaco a precisão em custos, cronograma e qualidade da ordem de 99%, 92% e 90%, respectivamente.

Portanto, conforme ele pontua: “Não utilizar a tecnologia disponível atualmente é perder dinheiro no curto prazo e competitividade no médio/longo prazo”, enfatizou Ricotta.

Quer outro fato que reforça a necessidade de os profissionais investirem esforços no entendimento do BIM?

A partir de 2021 o Governo Federal irá exigir que as novas licitações utilizem o BIM.

Com essa ação, a expectativa é de que haja um aumento de 10% na produtividade do setor e uma redução de custo que pode chegar a 20%, de acordo com estudos contratados pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

O que você achou dos livros sobre plataforma BIM recomendados pelo Buildin? Todos eles estão disponíveis para aquisição em versões digitais e em papel em livrarias como Amazon e Saraiva.

Dicas de outros conteúdos sobre plataforma BIM

Antes de concluir esse texto, gostaria de deixar a indicação de conteúdos produzidos pelo Buildin e que você certamente irá gostar.

O primeiro é dirigido para os profissionais que querem seguir carreira como gerentes de BIM.

Outro material que não posso deixar de sugerir é o “Guia Completo sobre Tecnologia BIM”.

Assim, como podemos ver, todos os sinais indicam um uso cada vez mais intensivo do BIM em todos os aspectos da construção. Logo, é importante se manter atualizado. Portanto, nada melhor do que saber quais são os livros sobre plataforma BIM que são referência para o aprendizado.

livros sobre plataforma BIM

E então, esse conteúdo foi útil para você? Então compartilhe suas impressões no espaço de comentários abaixo. Afinal, para nós, é muito importante saber o que você pensa.

Por isso, não deixe de nos contar se tiver dicas de outros livros sobre plataforma BIM que você considera interessantes.

PS: como última dica, deixo aqui um bate papo muito completo sobre a plataforma BIM que o Buildin promoveu com profissionais da área!

https://www.youtube.com/watch?v=fvRaP332_oY&t=1344s

Até a próxima!